sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Informações gerais sobre o Tomb Raider CCG

Esta é uma tradução livre de um artigo outrora disponível no site da editora Precedence. Trata-se de uma visão geral dos tipos de cartas usadas no Tomb Raider CCG, com algumas referências diretas às regras e sistemas de jogo — ainda não postadas aqui no blog.

Devo admitir que estou um tanto enferrujado no que diz respeito ao CCG, mas se necessário, editarei esta postagem conforme continuo a trabalhar nesse conteúdo. Se perceber qualquer engano ou em caso de dúvidas, por favor, fique à vontade para entrar em contato.


[ * * * ]

Personagens (Characters)
Cartas de personagem, chamados de Raiders, representam a figura que você movimenta nas salas do jogo. Cada Raider possui quatro habilidades primárias (Fight, Move, Search e Think), que determinam o número de dados que você lança quando enfrenta obstáculos ou realiza buscas. Seu personagem tem uma classificação de Poder, que determina outras habilidades que ele pode possuir. Existem outros Raiders além de Lara Croft, e mais de um jogador pode usar um mesmo personagem em jogo.

Salas (Locations)
Aqui que toda a ação acontece. Monta-se um baralho exclusivamente com estas cartas, e elas são pescadas e montadas como um mapa na mesa. Setas amarelas indicam direções para onde você pode se movimentar. O círculo vermelho no lado esquerdo informa o nível de perigo de Obstáculos que podem ser jogados naquela área, somando-se este número com o da profundidade onde a sala foi baixada. Já o círculo verde informa quantos dados acidionais você joga ao realizar uma Busca neste local. Algumas salas possuem obstáculos próprios, então esteja atento!

Descobertas (Discoveries)
Exsitem três tipos de Descobertas. Items podem ceder diversas vantagens, como melhorar habilidades, causar mais dano, etc. Triggers podem modificar o ambiente ou cartas em jogo. E Companions permitem controlar um "personagem secundário" que o auxilia de alguma forma. Para baixar uma Descoberta em seu personagem, você deve rolar um número igual ou maior que sua dificuldade de Busca, indicada pelo círculo verde.

Obstáculos (Obstacles)
Obstáculos representam coisas que vão tentar impedir sua jornada. Podem ser criaturas, pessoas, dificuldades ambientais (escuridão, buracos, pedras rolantes...), etc. Todos obstáculos possuem um número circulado em vermelho que representa seu nível de perigo. Se esse número é maior do que a profundidade atual somada ao perigo da sala (no círculo em vermelho), o obstáculo não pode ser baixado naquela sala.

A carta também lista como o obstáculo pode ser derrotado. Normalmente, é através de um teste de uma de suas habilidades. Alguns obstáculos permitem que você escolha qual habilidade usar, enquanto outros somente podem ser enfrentados com uma habilidade em particular. Listados abaixo do teste estão informações e consequências caso o jogador falhe em derrotar o obstáculo.

Ações (Actions)
Cartas de Ação causam efeitos imediatos que você pode lançar sobre si mesmo ou sobre um Raider rival. A maior parte destas cartas especifica em sua descrição quando ela pode ser lançada. Elas normalmente afetam o número de dados ou o resultado total de um teste.

Tesouros (Treasures)
Itens especiais que você somente pode encontrar quando realizar uma Busca em uma sala de tesouro. Em um jogo padrão, encontrar o Tesouro significa vencer a partida, mas vocês podem decidir carregar tesouros para usá-los em aventuras seguintes, por exemplo. Alguns níveis permitem iniciar a aventura com um tesouro. Tesouros possuem uma classificação de Poder, portanto somente podem ser encontrados em níveis de Poder igual ou maior.

Melhorias (Upgrades)
Embora cartas de Ação concedam efeitos temporários, Upgrades evoluem seu personagem para o próximo nível de Poder. Upgrades só podem ser lançados em momentos específicos, dependendo da descrição na carta. Normalmente aumentam uma de suas habilidades, mas também podem ceder uma Ação ou Descoberta permanente, que você pode usar repetidas vezes.

Você só pode lançar um Upgrade por nível. Você não pode baixar duas cartas de Poder 2, por exemplo, mas pode baixar uma melhoria de Poder 3 sobre uma de Poder 2, desde que os requisitos sejam cumpridos. [Atualizado em 12/10/2017: esta informação está em desacordo com o manual de regras.]

Movimentos Secretos (Secret Moves)
Cartas ultrarraras e únicas. Algumas oferecem habilidades especiais desde que as condições sejam cumpridas, outras podem descartar a carta de jogo para uma ação especial única. Estas cartas possuem um fundo metalizado, simbolizando sua raridade.