quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Modo co-op de Rise com problemas na Steam

Informação atrasada, sim, mas ainda relevante.

Alguns dias atrás, eu e um amigo iniciamos sua jornada em busca das conquistas do modo cooperativo de Rise of the Tomb Raider, mais especificamente, do modo Endurance (também conhecido como Modo Resistência na versão localizada), porém fomos surpreendidos por um número de dificuldades técnicas.

Telas de loading infinitas; casos em que o jogo iniciava mas apenas o personagem local se movia, enquanto o outro personagem ficava congelado no chão ou no ar; por vezes podia-se ouvir a trilha sonora ambiente, mas a tela ficava preta e a partida jamais iniciava. Ficamos cerca de uma hora fazendo testes sem êxito.

Decidimos pesquisar e descobrimos através dos fóruns de discussão da Steam que trata-se de uma situação comum e existente desde dezembro de 2018, quando o jogo recebeu uma atualização que nunca foi documentada através de patch notes.

A solução não é ideal, mas ao menos permite acessar o modo cooperativo e destravar todas as conquistas atreladas a ele: ambos os jogadores devem reverter para a versão anterior a essa atualização. Para isso, antes de iniciar o jogo, clique com o botão direito sobre seu ícone na Steam, clique em Propriedades, e selecione a opção  Build 811.3  na aba Betas. O aplicativo irá fazer um download de aproximadamente 190MB.

Dito isso, ainda enfrentamos algumas situações de instabilidade em nossas sessões, como personagens desaparecendo e travamentos, além da tradicional mensagem (temporária) de que os servidores estão inacessíveis. Considerando o tanto de tempo que se passou desde então, suponho que não veremos uma correção para quaisquer destes problemas, infelizmente.