Phil Campbell, designer responsável pelas expansões dos três primeiros jogos, recentemente compartilhou
  em sua conta de Twitter o projeto de um fã que é construído tomando como base
  um dos conceitos que ele havia enviado para a Core Design para potenciais
  níveis adicionais para Atlantean Scion.
  De acordo com digitalizações e arquivos disponíveis no site
  Tomb of Ash, datados de abril de 1997, a primeira proposta continha seis ideias
  distintas, apenas uma das quais — Shadow of the Cat — chegou até a
  versão final de Unfinished Business. Embora sejam comentados superficialmente, muitos desses conceitos perdidos
  acabaram surgindo no decorrer da saga de uma forma ou outra.
   The House visava adicionar um pouco de perigo e ação ao nível de
  treinamento, com novas salas secretas e talvez a invasão de hordas atlantes
  que quisessem recuperar o que era deles. The Garden, novamente,
  expandiria a casa já existente com um labirinto verde, grutas, lagos,
  estufas...
  Conceitos mais distantes do jogo-base eram descritos em The Zoo, que
  seria uma forma alternativa para justificar animais ferozes em desafios
  específicos, como ilhas de macacos, poços de crocodilos, etc.; e
  The Underworld, que usaria uma abordagem mais tecnológica, com esgotos,
  metrôs, um complexo industrial subterrâneo, um lago poluído, e uma organização
  misteriosa ameaçando a todos com seus experimentos secretos.
  Além de Shadow of the Cat, que acabou sofrendo diversas alterações
  desde sua concepção até a versão final que conhecemos, a outra ideia que quase
  tomou forma era Lair of the Monkey King. A ideia original para ambos
  episódios era usar áreas já existentes em TR1 como ponto de
  partida, de forma que esses níveis pudessem ser integrados diretamente ao jogo
  num possível relançamento. 
  
  Explorando o jardim de
  Palace Midas, Lara cairia por um buraco até uma prisão subterrânea no covil do
  Macaco-Rei, que tem acumulado todo o ouro perdido do rei. De início, Lara
  estaria desarmada, observando seus gorilas captores a provocando por detrás
  das barras, e precisaria escapar de sua cela e coletar todo ouro que
  encontrasse no caminho até chegar ao coração das ruínas.
  Além de outras criaturas capturadas na mesma prisão, as ruínas são habitadas
  por animais ferozes e cada criatura que reside nesse covil possui sua própria
  reserva de ouro, sejam gorilas, ratos ou crocodilos, e a defenderia
  violentamente. Quando chegasse ao final do nível, você faria uma contagem do
  ouro que recolheu em uma sala contendo a outra mão da estátua de Midas,
  pertencente ao autointitulado Macaco-Rei: um mero gorila com delírios de
  grandeza, afinal.
  Nada sobre o nível, além dessa descrição e da arte que detalha seu fluxo,
  acima, existe, mas, mesmo assim, um usuário do Level Editor (o
  mesmo que já havia construído uma versão do cancelado
  TR4 Gold, e que está trabalhando em uma nova versão desse projeto) construiu um nível
  com base nessas descrições. Ainda não foi publicado, mas, como dito no início
  desta postagem, essa criação já conta o aval do próprio designer original.
In addition to TR4 Gold, I have also made “Lair of the Monkey King” which was a concept for Unfinished Business by Phil Campbell which never made it past the planning stage. This game was a lot of fun to create in the level editor and feels like a long-lost level. pic.twitter.com/NWxJcIgwy3
— Michael Allan (@Michael41036251) February 24, 2024