Em uma apresentação para investidores e acionistas, Lars Wingefors, diretor do Embracer Group, anunciou que o conglomerado sueco será reestruturado em três divisões distintas, cada qual com liderança e direção estratégica próprios, permitindo que cada equipe atinja seu potencial máximo.
Ou seja, em breve a Embracer deixará de existir e passará a operar da seguinte forma ao invés:
- Asmodee Group, especializada em jogos de tabuleiro, se estabelecerá nos próximos 12 meses;
- Coffee Stain & Friends (nome provisório), com foco em títulos menores para computadores e consoles, de escopo A e AA, bem como jogos free-to-play para celulares (a Deca Games, que supostamente assumiu Reloaded, está situada nesta divisão), cuja redistribuição de ações está prevista para 2025;
- Middle-earth Enterprises & Friends (nome provisório), representa o restante da Embracer após a separação dos grupos acima, mantendo seu foco no desenvolvimento e publicação de jogos AAA, e guardiões das maiores franquias do grupo — The Lord of the Rings e Tomb Raider, entre outras —.
Colaborações, em particular com mídias diferentes como sempre mencionadas por Lars, não devem ser afetadas por quaisquer uma dessas mudanças, mas ele reforça que os grupos assumirem o controle sobre as propriedades intelectuais não significa que podem fazer o que bem entender com elas. Tudo depende de análises de mercado para garantir que os consumidores tenham interesse nos produtos, assim assegurando a rentabilidade do negócio.
Espera-se que essa divisão, com grupos mais definidos em seus focos e objetivos, torne mais fácil a análise e adesão de novos investidores. Vale lembrar que a Embracer teve um ano bastante difícil após um investimento que não se concretizou, acarretando na demissão de diversos empregados, bem como no fechamento de alguns estúdios (Free Radical Design e Volition) e venda de outros (como a Gearbox Software e a Saber Interactive, sendo que essa última esteve intrinsicamente envolvida no desenvolvimento de I-III Remastered sob o selo da Aspyr Media).
O destino, ao que parece, não existe sem uma certa ironia.
[Postagem escrita em 26/04/2024.]