sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A jornada ao rank 60 no multiplayer de TR2013

Recentemente, decidi encarar o (assombroso) modo multiplayer de Tomb Raider em busca das últimas conquistas que me faltavam na Steam. Tendo já encarado essa jornada duas vezes, nas versões para PS3 e PS4, reencontrei uma velha situação: a dificuldade de encontrar partidas.

Desde seu lançamento original, o multiplayer sempre foi um componente relativamente vazio. Não é difícil entender o porquê não emplacou, ainda mais se considerarmos a saturação de modos multiplayer no gênero de tiro em terceira pessoa. Em minha opinião, os modos cooperativos de Guardian of Light e Temple of Osiris, e mesmo o Endurance de Rise of the Tomb Raider, oferecem uma experiência muito mais divertida e agradável.

Além disso, vale notar que TR2013 possui 15 conquistas diretamente vinculadas ao multiplayer, tornando o modo obrigatório para jogadores que visam o troféu de platina (ou a marca de 100%). Como costuma ser o caso para conquistas online, ao invés de um incentivo, elas se tornam um empecilho, fazendo com que jogadores se ajudem entre si e descartem completamente o jogo "legítimo", o que, por sua vez, acaba incomodando aqueles que tentam apenas se divertir ali, sem a preocupação de um TOC.

Enfim, estou saindo por uma tangente aqui. Esta nova jornada ao rank máximo foi mais rápida que as anteriores, graças ao suporte de outro jogador e um método eficaz que eu, até então, desconhecia. Para fins de arquivo, a seguir você pode conferir uma explicação breve deste método, bem como de um outro que pode ser feito sozinho e que também se provou útil no passado.

Para qualquer dos métodos, paciência é a palavra-chave...
 
[Atualizado em 28/04/2022:] Adicionado um método de boost para três jogadores.

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Kits médicos para duas vidas inteiras
Número de jogadores: 1
Modo: Rescue
Tempo: 12 minutos
Experiência: cerca de 28 mil por rodada

Crie uma partida particular no mapa Underground, alterando o número de kits para 20 nas opções da partida, bem como aumentando o tempo limite. Certifique-se de que você está jogando no time dos sobreviventes antes de iniciar a partida.

Se você apenas carregar os kits médicos de volta para a base, pode terminar a rodada em menos de 10 minutos, mas uma vantagem paralela deste método é que você pode abrir as caixas de salvage entre uma carga e outra (a habilidade Advanced Looting é útil para este fim). Cabe a você decidir se prefere garimpar ambos simultaneamente ou deixar o salvage para mais tarde.

Depois que o primeiro round terminar, durante a tela de estatísticas, selecione a opção para voltar ao menu principal, assim seu progresso será salvo corretamente e você pode voltar a repetir o método imediatamente.

Existem diversos vídeos ilustrando este método, tais como este. Relatos sugerem que é necessário cerca de 12 horas para chegar ao Lv.60 usando exclusivamente este método.

[Atualizado em 17/03/2018: Tendo recentemente encarado esta jornada no Xbox 360, tenho mais algumas observações a fazer. Usando a habilidade Second Wind, você pode percorrer o mapa mais rapidamente e completar uma partida de 20 medikits em 9 minutos. A redução em sua coleta de Salvage é compensada com um bom aumento na média de experiência por minuto.]

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Explosões gratuitas para todos
Número de jogadores: 2
Modo: Free For All
Tempo: 20 minutos
Experiência: cerca de 90 mil por rodada para cada jogador

Da mesma forma que o método anterior, crie uma sessão particular no mapa Underground, alterando nas opções o limite de tempo e de mortes para o máximo. Ambos os jogadores devem usar personagens da facção dos sobreviventes por conta do lança-granadas (certifique-se de que ele esteja equipado).

Neste mapa, os pontos de spawn são bastante próximos do navio no centro do mapa. Você e seu parceiro devem se encontrar lá e se atacar, simultaneamente, com o lança-granadas. Repita este processo tantas vezes quanto possível (cerca de 80 mortes por partida), e os bônus de experiência vão ficar evidentes conforme surgem na tela.

A habilidade inicial (Accomplished Killer) garante uma margem extra de experiência, que também ajuda a encurtar a jornada. Em contrapartida, este método não é exatamente eficaz para obter salvage. Ah, sim, eis um vídeo que demonstra o método.

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Três é demais
Número de jogadores: 3
Modo: Rescue
Tempo: 20 minutos
Experiência: cerca de 200 mil por rodada para um jogador, 10 mil para os outros dois

Para este método, um jogador deve escolher a facção dos Solarii enquanto os outros dois escolhem os sobreviventes. A escolha de mapa não chega a ser relevante aqui (Underground é basicamente nosso segundo lar, em se tratando de sessões de boost neste jogo), apenas certifique-se de aumentar todos os requisitos para vitória para o máximo. Logo que a partida iniciar, um dos sobreviventes deve buscar o kit médico e carregá-lo até próximo da zona de captura, mas não deve pontuar nunca.

Enquanto o primeiro sobrevivente estiver segurando o kit, o Solarii deve matá-lo com headshots. O segundo sobrevivente deve ficar por perto para rapidamente reanimar o parceiro caído e, enquanto ele se levanta, o segundo sobrevivente deve pegar o kit. Nesse momento, o Solarii então nocauteia o segundo sobrevivente, também com headshots. Os sobreviventes devem ficar alternando entre reviver o parceiro e pegar o kit de forma que esse processo possa ser repetido o maior número de vezes dentro da duração da partida. Certifique-se de que o Solarii esteja recebendo o bônus Flag Carrier +1000 a cada nocaute; em caso negativo, os sobreviventes devem se aproximar mais da zona de captura.

Quando a partida estiver perto do fim, o Solarii deve então pontuar uma vez para vencer a partida e bancar pontos extras. Quando ficar sem munição, um dos sobreviventes pode matá-lo para que ressurja preparado, sem a necessidade de percorrer o mapa atrás de caixas de munição.

Assim como nos outros métodos, na tela de estatísticas ao término da primeira rodada da partida, os jogadores devem voltar para o menu para salvar o progresso e iniciar uma nova partida, realizando um revezamento entre os participantes. O jogador controlando o Solarii pode receber mais de 200 mil pontos de experiência (os headshots concederão bônus adicionais), enquanto os sobreviventes terão um saldo de 10 mil pontos decorrentes das repetidas reanimações.

Numa conta rápida, usando esse método é possível que um jogador chegue ao Lv.60 em menos de 3 horas, o que significa que são necessárias cerca de 9 horas até que os três participantes completem o boost. Se você tiver um ou dois amigos que já atingiram o rank máximo e permanecem dispostos a ajudar, esta é a opção mais rápida para atingir o Lv.60.
 
O revés fica no baixo ganho de salvage. No mapa Underground, uma caixa ressurge ao lado do ponto de captura, então o Solarii pode pegá-la entre um kill e outro, assim contabilizará torno de 8000 salvage por partida. Para remediar isso, use o método do medikit para um jogador, explicado acima, e circule em sentido anti-horário pelo mapa abrindo as caixas. Numa rodada de 20 minutos, com as habilidades Second Wind e Advanced Looting, você pode obter cerca de 26 mil salvage.

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De forma resumida, os dois primeiros métodos são bastante úteis e o ideal é alternar entre eles, tão somente para angariar salvage para a conquista Shopaholic. É necessário cerca de 240 mil salvage no total, um montante relativamente simbólico perto dos quase 1,8 milhões de pontos de experiência necessários para o Lv.60.

Também mantenha em mente que, quando você atingir o rank máximo, é possível optar pelo sistema de prestígio mas, ao fazer isso, todas as melhorias adquiridas para as armas serão bloqueadas novamente. Em outras palavras, ao chegar no Lv.60, certifique-se de comprar todos personagens e melhorias para garantir a conquista! (E vale lembrar: o general, que requer Prestígio 2, não conta para o troféu).

Boa sorte.