domingo, 7 de julho de 2019

Legend

Somando todas as plataformas em que Legend foi lançado, o número de versões diferentes é bastante alto. Mesmo no universo dos celulares de 2006 existiram duas versões, uma que rodava em sistemas operacionais Symbian e outra, um port incompleto, em Java para dispositivos inferiores.

A versão Symbian, desenvolvida pela Fathammer, aparentemente foi perdida para o tempo. O sistema operacional foi abandonado em 2015, quando a Nokia foi adquirida pela Microsoft, e, após investir horas demais em busca de respostas, não encontrei alternativas como emuladores ou afins. Realmente, uma lástima.

Assim sendo, a única coisa que posso compartilhar dessa versão é este vídeo postado no YouTube em 2008. Vale a pena conferir, pois mostra trechos de todas as fases, bem como as bacanas mecânicas de combate (preste atenção ao momento em que Lara se abaixa atrás de cobertura e atira com as duas pistolas por cima dos ombros, sensacional!), e o traje usado na fase da Inglaterra é uma referência óbvia a Angel of Darkness...


Por outro lado, a versão Java teria sido lançada em três episódios pela subsidiária ExKee, mas apenas o primeiro, Tokyo, existiu. Apesar de alguns aspectos visuais em 3D, é uma versão de progressão lateral extremamente simples e linear que dura cerca de 20 minutos. O combate é risível, com projéteis super lentos para que o jogador tenha tempo para se abaixar e esquivar.

Alguns anos atrás, um fã rastreou o fundador da ExKee para saber o paradeiro dos outros dois episódios e descobriu que eles nunca existiram: a Fathammer e demais parceiros envolvidos foram à falência. Ele conseguiu, porém, algumas imagens dos mapas do episódio Ghana, que foi cancelado durante sua produção, e compartilhou toda a história no Reddit.

De qualquer forma, seguem minhas capturas de Legend – Tokyo.