sábado, 14 de janeiro de 2023

Storyboards do Tomb Raider de Ben Wheatley

O futuro de Tomb Raider permanece uma incógnita neste momento, e infelizmente isso é válido tanto para os jogos como para os filmes. No caso das aventuras de Lara Croft nas telonas, não temos qualquer tipo de notícia desde que a MGM perdeu os direitos do filme e, por tabela, Alicia Vikander.
 
Em 2019, recebemos a notícia de que Ben Wheatley iria dirigir a continuação de A Origem, com roteiro escrito por sua esposa Amy Jump. Em entrevistas na época, ele falava que o filme seguiria os eventos dos jogos, sem entrar em muitos detalhes, o quê levantava perguntas pois o primeiro filme havia criado uma história bem distinta do jogo que serviu como referência.

O artista Jake Lunt Davies compartilhou recentemente diversas storyboards que fez para o filme, o quê indica que o mesmo já estava em um estágio avançado da pré-produção quando Ben abriu mão do projeto. Algumas cenas — e personagens! — chamam a atenção, embora não tenhamos muitos detalhes. Assim sendo, tudo que podemos fazer são palpites educados.

Aparentemente o filme combinaria elementos de Rise e de Shadow (e até um de TR2013...). Segue abaixo um descritivo de algumas das cenas que podemos identificar pelas artes, embora não saibamos a ordem cronológica das mesmas:
  • Lara, trajada a rigor, mergulha em busca de um templo perdido em Cozumel, no México, e conversa por headset com alguém não identificado. Ela usa os restos mortais de conquistadores espanhois no local para desarmar uma armadilha e encontra uma imensa estátua de ouro, que presumidamente precisa de uma adaga para ser ativada.
  • Um grupo de mercenários armados invade um museu. Lara está usando um vestido formal e enfrenta, desarmada e descalça, o grupo que está tentando roubar uma adaga de uma das exibições. Nick Frost não havia sido confirmado para a continuação, mas suspeito que o guarda do museu seja Alan, o penhorista que vimos em TR2018.
  • Numa perseguição urbana, Lara rouba a moto de um entregador e a pilota sobre diversos carros congestionados, mas o veículo de maior porte que a persegue faz pouco caso do trânsito.
  • Aparentemente, Dominguez tentaria sacrificar Sam para a adaga, mas é impedido por uma flechada de Lara. Mais tarde, Ana Miller parece tomar o poder para si e uma armadura se forma ao seu redor a partir de paineis de ouro presentes no templo. Lara tenta retirar a adaga do peito da estátua vista anteriormente para impedir esse ritual.
  • Outros personagens nomeados nas artes incluem Lu Ren e Rourke.
Vale lembrar que anos mais tarde, em 2021, Misha Green havia sido anunciada como nova roteirista e diretora, e provavelmente teria feito um trabalho próprio, sem reaproveitar o que é exibido nessas artes. Em todos os casos, as perdas causadas pela pandemia são inegáveis.