
Falta menos de uma semana para o lançamento de IV-VI Remastered! Ao
contrário da coletânea anterior, nenhum destes três jogos possui um pacote de
expansão propriamente dito, mas, mesmo assim, vale lembrar que
manuais de instruções se tornaram verdadeiras relíquias de outrora e os
lançamentos digitais nem sempre compensam essa ausência.
Explicando melhor, o pano de fundo para cada uma das aventuras de Lara Croft
era apresentado nas páginas do manual impresso. Nessa trilogia existe uma
quantidade maior de animações narrativas, que devem contar com legendas desta vez, então essa postagem está aqui mais
por caráter completivo do que qualquer outra coisa.
Novamente, fui atrás dos manuais originais em inglês dos jogos e traduzi os
parágrafos relevantes, compartilhados abaixo e complementados com comentários
tóxicos próprios.
[ * * * ]
• The Last Revelation:
O começo:
Filha do lorde Henshingly Croft, Lara foi criada na segurança do mundo da aristocracia. Sem que nada lhe faltasse, ela vivia cercada de serventes, de eventos sociais, e pela alta sociedade.
Lara estudou na Wimbledon High School for Girls a partir de seus 11 anos. Agora que ela tem 16 anos, seus pais decidiram que ela deveria aprimorar sua educação estudando para seus níveis pré-universitários em um dos mais distintos internatos da Inglaterra. De alma aventureira, Lara empolgou-se com a ideia de ser enviada para longe de casa.
Por acaso, um dia Lara deparou-se com um exemplar da National Geographic na mesa do saguão. A capa destacava um nome familiar — professor Werner Von Croy. Um arqueólogo renomado, Von Croy uma vez ministrou uma palestra na escola de Lara, tanto para os estudantes quanto para seus pais. A experiência causou um efeito profundo em Lara, despertando um desejo de viajar para locais remotos em busca de aventura. De certa forma, Von Croy tornou-se uma pessoa inspiradora para Lara.
Conforme Lara lia o artigo, ela tomou conhecimento de que Von Croy estava se preparando para uma expedição arqueológica ao redor da Ásia, potencialmente culminando em uma nova descoberta no Camboja. Incapaz de se conter, Lara entrou na sala, empurrou o artigo na frente de seus pais e sem hesitar exigiu que acompanhasse Von Croy em sua expedição. Lorde Croft não podia discordar de que viajar por si tinha valor educacional.
Enquanto Lara continuava a justificar sua decisão, ele se viu caminhando até sua escrivaninha para redigir uma carta para Von Croy, apresentando-se como uma figura influente na sociedade e oferecendo auxílio financeiro em troca de uma vaga para sua filha na expedição.
A resposta de Von Croy tranquilizou os Crofts de que os territórios eram pacíficos e de que ele tinha ampla experiência para poder cuidar tanto de si como do bem-estar de Lara. A companhia de Lara como sua assistente seria bem-vinda, bem como a oferta de um cheque tão generoso. Ele lembrava Lara de sua palestra — suas perguntas incessantes mas pertinentes tinham causado uma baita impressão.
E foi assim que concordaram que Lara acompanharia Von Croy em sua expedição...* * *
A profecia:
Eu, Semempsés, alto sacerdote de Hórus, alerto que aquele que remover o Amuleto libertará Seth. Ele, que ambulava com os chacais nos primórdios da humanidade, mais uma vez violará a terra.
Seth, governante do mal, será libertado na virada de um distante milênio. Em sua sombra, pragas e gafanhotos seguirão.
Colheitas serão perdidas sob os céus partidos.
E Seth disse: "Eu sou a sombra no sol; eu sou o portador das pragas. Minha fúria consumirá todas as terras e será incessante."
Esta foi a primeira vez que a história de Lara Croft foi reescrita, embora não contradiga diretamente a biografia contida no manual de Atlantean Scion. Apenas coloca uma aventura antes da queda do avião que havia mudado bruscamente a vida da garota, transformando-a numa viciada em adrenalina que só se sente viva quando desafia a morte. Desnecessário? Talvez, mas foi a forma que encontraram para desenvolver um personagem secundário como Von Croy, que acaba sendo possuído pelo espírito de Seth no decorrer da aventura mais sombria da franquia...
• The Times Exclusive:
Durante 16 anos, Lorde Carnarvon e Howard Carter procuraram pelas tumbas perdidas dos faraós do Egito. Até que, em novembro de 1922, o sonho se realizou: eles encontraram a câmara funerária do grande Rei Tutancâmon! Esse evento histórico foi noticiado exclusivamente pelo jornal The Times.
77 anos mais tarde, o editor do jornal recebe a notícia de que essas escavações foram retomadas e pede para a aventureira Lara Croft descobrir se os rumores sobre novas câmaras secretas e tesouros inestimáveis são reais. Lara deve encontrá-los antes que seus rivais inescrupulosos os roubem...
Esse nível bônus é curioso, mas não espere por quaisquer referências à real tumba do rei Tutancâmon ou afins. Trata-se apenas de uma versão jogável do nível pelo qual a câmera flutua durante a tela título do jogo base com uma animação introdutória para justificar a colaboração com o jornal inglês.
(Tampouco está ligado com o conto Down Among the Dead, publicado nas páginas do jornal.)
• Chronicles:
É um dia frio, escuro, e chuvoso. Após o término do memorial à Lara Croft, seus velhos amigos se deslocam para a Mansão Croft.
Enquanto eles tristemente refletem sobre o ocorrido, eles relembram aventuras passadas de Lara...
Enquanto isso, a centenas de quilômetros de distância, Werner Von Croy coordena uma escavação frenética — procurando por respostas enterradas nas profundezas do deserto egípcio...
O jogo toma o final de TR4 como ponto de partida, embora o corpo de Lara Croft não tenha sido localizado ainda, as autoridades locais e o punhado de amigos próximos que a aventureira tinha já esperam pelo pior.
Algumas das aventuras não se encaixam bem no cânone da franquia, afinal Larson e Pierre (anteriormente vistos em TR1) morrem novamente, e o artefato Iris, encontrado no Camboja em TR4 quando Lara tinha 16 anos, está sob posse de um Von Croy moribundo e é roubado por Lara adulta (e que já estava na mansão dela em Adventures of Lara Croft)... Ah, sim, a Lara adolescente também parte em outra aventura aqui — deve ser o tal espírito aventureiro que já tinha antes do chamado.
[ * * * ]
• The Angel of Darkness:
Bureau Central Nacional, Paris
Do Comissário Mirepoix, Força de Investigação de Crimes Especiais
Para o Comandante da Polícia
Relatório sobre atrocidades em série recentes na capital:
Até o momento, nenhuma prisão importante foi feita para essa última onda de assassinatos do "Monstrum" na capital. Dezessete já foram reportados até agora. Uma mulher foi vista saindo do apartamento da vítima mais recente, professor Werner Von Croy. Descrita como caucasiana, cabelo castanho em rabo de cavalo, cerca de 1,80m e de porte esbelto, ela estava vestindo calças e jaqueta jeans. Ela é perigosta e provavelmente está armada. Policiais são aconselhados a manter cautela extrema quando apreender a suspeita.
A imprensa sensacionalizou essa onda de assassinatos, chamando-a de "O Renascimento Sombrio do Monstrum", fazendo referência às atrocidades similares na capital ao longo da última década, e possivelmente datando até os anos de 1950. Certamente existem conexões entre atrocidades em outras cidades europeias de até, no mínimo, cinquenta anos atrás.
Análises forenses não fizeram progresso quanto as bizarras erupções metálicas encontradas nos corpos das vítimas. Até o momento as vítimas não parecem ter qualquer tipo de ligação entre si. Há um número notável de vítimas dentro das facções criminosas parisienses.
Parece que tudo é trabalho de um único e altamente psicótico perpetrante. Os corpos foram profanados e todas as cenas do crime foram manchadas com marcações ininteligíveis, indicando alguma forma de fixação ritualística. Não há registros de sobreviventes desses ataques até o momento.
A apreensão da suspeita deve receber prioridade máxima.
Por fim, isso. Eu não gosto de AOD de forma geral, nunca escondi isso. Resumindo de forma imbecil (e fomentando esse meu desdém), nesse jogo Lara mata policiais e seguranças de boates para provar que é inocente no assassinato de Von Croy. Boa! Seguindo a trilha de corpos, as autoridades chegariam até o verdadeiro assassino em série, chefe de uma antiga cabala que Lara desmantela sozinha — bem, com a ajuda de um tal Kurtis Trent.
História e narrativa nunca foram elementos notáveis em qualquer jogo da franquia, exceto, talvez, por TR4 e Legend, e servem apenas como uma justificativa banal para colocar nossa garota em diferentes lugares do mundo em busca de um ou outro artefato brilhante. Não se detenha muito à elas, apenas desfrute dos jogos pelo que eles são.