sábado, 22 de fevereiro de 2025

Trailer conceitual estendido de AOD


Angel of Darkness é um caso curioso. Apesar de ser um jogo notoriamente incompleto, com cenários vazios e mecânicas pouco funcionais, de alguma forma ou outra angariou uma peculiar parcela de fãs que o consideram um clássico de culto. Jamais vou entender como uma Lara Croft, descendente da alta classe inglesa, que perambula os becos de Paris sendo rude e malcriada com pessoas que sequer conhece poderia ser considerada a "melhor versão" da personagem, mas estou divagando.

No passado, eu disse que AOD merecia um pouco de mérito por tentar trazer uma abordagem narrativa mais envolvente para uma franquia onde até então as histórias eram desculpas superficiais para colocar a protagonista em diferentes locais, sem a necessidade de pretexto adicional. Revisitando o jogo para fins de análise com IV-VI Remastered, mesmo essa observação eu me obrigo a retirar, pois a história não flui de forma aceitável e o desenrolar dos diálogos é questionável, na melhor das hipóteses.

Dito isso, suspeito que as pessoas gostam de AOD não pelo que é, mas sim pelo que ele poderia ter sido. Na linha do "e se..." muitas coisas diferentes poderiam ter acontecido com nossa franquia, tanto quanto com nossas próprias vidas particulares. Esse trailer conceitual, encontrado por uma das coordenadoras de comunidade da franquia, não é muito diferente do original, mas mostra algunas cenas extras — cenas que talvez façam alusão ao Castelo Kriegler, na Alemanha, que teria sido cortado do jogo original e reservado para uma continuação que nunca tomou forma. 

Gostaria eu de ter tempo e criatividade suficiente para articular sobre os "e ses..." que a franquia já nos deixou. E se Lara tivesse deixado o Scion para Natla? E se Lara apunhalasse a Adaga de Xian em seu próprio coração? E se Lara tivesse sido possuída por Seth ao invés de Von Croy? As possibilidades são virtualmente infinitas.