Angel of Darkness é um caso curioso. Apesar de ser um jogo
notoriamente incompleto, com cenários vazios e mecânicas pouco funcionais, de
alguma forma ou outra angariou uma peculiar parcela de fãs que o consideram um
clássico de culto. Jamais vou entender como uma Lara Croft, descendente da
alta classe inglesa, que perambula os becos de Paris sendo rude e
malcriada com pessoas que sequer conhece poderia ser considerada a "melhor
versão" da personagem, mas estou divagando.
No passado, eu disse que AOD merecia um pouco de mérito por
tentar trazer uma abordagem narrativa mais envolvente para uma franquia onde
até então as histórias eram desculpas superficiais para colocar a protagonista
em diferentes locais, sem a necessidade de pretexto adicional. Revisitando o
jogo para fins de análise com IV-VI Remastered, mesmo essa observação eu me obrigo a retirar, pois a história não flui de
forma aceitável e o desenrolar dos diálogos é questionável, na melhor das
hipóteses.
Dito isso, suspeito que as pessoas gostam de AOD não pelo que é,
mas sim pelo que ele poderia ter sido. Na linha do "e se..."
muitas coisas diferentes poderiam ter acontecido com nossa franquia, tanto
quanto com nossas próprias vidas particulares. Esse trailer conceitual,
encontrado por uma das coordenadoras de comunidade da franquia, não é muito
diferente do original, mas mostra algunas cenas extras — cenas que talvez
façam alusão ao Castelo Kriegler, na Alemanha, que teria sido cortado do jogo
original e reservado para uma continuação que nunca tomou forma.
Gostaria eu de ter tempo e criatividade suficiente para articular sobre os "e
ses..." que a franquia já nos deixou. E se Lara tivesse deixado o Scion para
Natla? E se Lara apunhalasse a Adaga de Xian em seu próprio coração? E se Lara
tivesse sido possuída por Seth ao invés de Von Croy? As possibilidades são
virtualmente infinitas.