domingo, 12 de setembro de 2021

Transcrição dos artefatos de Relic Run

Como recentemente troquei de telefone, julguei que seria uma excelente desculpa (como se uma fosse necessária) para revisitar jogos que deixaram de funcionar em meu dispositivo anterior. Nominalmente, Final Fantasy Brave Exvius — trarei algum tipo de conteúdo, mesmo que simbólico, num futuro não muito distante — e, claro, Relic Run.

Bastante tempo havia se passado desde minha última partida, e rapidamente me encontrei "viciado", fazendo breves corridas sempre que possível. Começando do zero, foi necessário pouco mais do que três semanas para coletar todas as relíquias, e isso na nova versão que tanto critiquei quando foi disponibilizada. Ao contrário do que eu havia dito originalmente, acredito que agora esteja até mesmo mais fácil progredir no jogo.

A progressão depende muito da quantidade de jóias (ou gemas, como preferir) que você investe em seu equipamento, mas não é necessário gastar um centavo sequer. De início, você pode garimpar jóias no nível 31: enquanto você não conquistar as três estrelas, receberá 10 jóias para cada vez que derrotar o chefe. É um processo rápido e fácil. Eu priorizei todas as melhorias das pistolas e optei pela Roupa Furtiva (Stealth Suit), que supostamente reduz as chances de projéteis inimigos atingirem Lara. Não foi necessário adquirir todas as melhorias do traje.

Mais tarde, quando viajar para o Tibete, você perceberá que a quantidade de jóias obtidas é muito maior; eu normalmente terminava os níveis de relíquias com mais de 50 jóias por conta dos confrontos contra os chefes. Lembre-se também de que existem bônus de login diários, que sempre serão de 10 jóias para cada dia após o décimo, e uma carga de suprimentos a cada 3 horas que costuma conter moedas e ankhs, também indispensáveis.

De qualquer forma, o jogo tem uma história simples e superficial, narrada através de animações mostrando anotações ilustradas no diário da aventureira, e de comentários que acompanham cada novo artefato obtido. Com isso em mente, vi não apenas uma possibilidade mas também um novo propósito: completar o jogo para transcrever (e aprimorar) esse conteúdo para o blog.

O paradeiro de Carter Bell, infelizmente, permanece desconhecido...

[ * * * ]

Viajei para o sudeste asiático depois do desaparecimento repentino de meu colega e amigo Carter Bell.

Um rastro ainda quente me dá esperanças de que ele possa ser encontrado, mas tenho que agir rápido. Essas relíquias eram o trabalho dele aqui, mas agora são minha única pista.

Ainda não posso dizer no que ele se meteu, mas suas últimas anotações dizem que ele topou com algo perturbador. Estradas perigosas à frente, isso eu posso prever. Agora à tarefa em mãos, encontrar meu amigo e chegar ao fundo disso tudo!

Cetro de Jade de Tjak
Carter me enviou uma imagem desse cetro quando o desenterrou. Agora eu o encontro aqui, bem ao ar livre? Será que ele deixou de propósito?
Tambor da Chuva Kinari
Tudo nessa selva parece estar pronto para me matar. Mais do que em uma selva comum.
Faca Meed Yantra
Foram encontradas três dessas dispostas em grupo, bem ao ar livre. Provavelmente deixadas como um sinal de perigo; estou no caminho certo.
Olho de Naga
É estranho, mas acho que esse povo réptil pode ser a fonte xenológica dos lendários Nagas do Camboja.
Máscara Nok Thet
Reza a lenda que a filha do Rei Naga casou-se com um brâmane hindu chamado Kaudinya. Da união deles surgiu o povo dessa região.
Urna Pelesit
O meu malaio está enferrujado, mas sei que Pelesit é um tipo de demônio. Eu me lembro de algo sobre sacrifícios de sangue em troca de grande poder.
Crânio de Tiranossauro Rex
A meu ver, as marcas terríveis neste crânio implicam seu uso em rituais sombrios. Carter tinha razão. Tem algo extremamente sinistro por trás de tudo isso!
Amuleto Bajang
Um Bajang é parte da mitologia espírita dos malaios. Mas por que aqui? Com o que Carter se envolveu?
Astrolábio de Bronze
Encontrei algumas das ferramentas de Carter. Ele nunca as abandonaria assim. Isso não pode ser bom.
Caveira Esculpida
Minha presença está definitivamente atiçando algo. Só posso supor que Carter encontrou mais do que esperava. Ele sabe se virar sozinho, então isso me preocupa.
Frasco Devatas
Mais referências às divindades do sudeste asiático. Perdi o rastro de Carter, e agora essas relíquias são minha única pista.
Dente de Dragão
As esculturas que vi não são comuns para essa área. Carter esbarrou em algo escondido há muito tempo, e essa coisa quer continuar escondida!
Chinthe Dourado
Os homens-lagarto que protegem esse lugar atacam imediatamente. Agora estão até preparando armadilhas contra mim!
Tridente Dourado
Mais referências aos asuras. Sei que no hinduísmo eles são um grupo de divindades, e não são das boas se estou lembrando corretamente.
Sino de Proteção Hindu
Hora de acelerar as coisas e encontrar o rastro do Carter novamente. Ele vai ficar me devendo. Como sempre.
Sineta de Rahu
Na tradição hindu, Rahu é a cabeça decepada de um asura que engole o sol, causando eclipses. Fascinante, mas será que está relacionado?
Concha Ritual
Essa peça é uma concha ritual. Os sacerdotes a tocavam ao amanhecer para erguer o sol das sombras. Existe uma lógica para isso tudo em algum lugar.
Pata de Macaco Prata
Francamente, quem coloca armadilhas de pêndulo numa selva? E agora estou descobrindo uma forma de conexão com a mitologia babilônica?
Colar de Prata
Está claro que Carter foi capturado, e com base no que estou vendo, preciso ir ao Deserto do Saara para reencontrar o rastro dele depressa.
Coroa da Rainha Sol
Essa relíquia é babilônica e não deveria estar aqui de jeito algum! Estou começando a achar que, seja lá o que for que está acontecendo, não é algo apenas local.

[ * * * ]

Estava errada. Carter não foi capturado como eu pensava, mas de algum jeito ele conseguiu chegar a essas ruínas Babilônicas.

Existem forças místicas estranhas em ação e sua influência se espalhou pelos continentes. Preciso chegar ao fundo disso rapidamente.

A deidade serpente Rahu está ao centro disso tudo. Mas o que Carter acha ter descoberto vai bem além do simples mito e lenda. Considerando as coisas que nós vimos e combatemos nesse mundo, não vou duvidar de meu amigo agora.

Ícone de Basmu
Basmu, o Venenoso, é um dos onze grandes deuses-fera. Eles são associados à antiga magia babilônica.
Rhyton Cabeça de Touro
Sei que Carter encontrou muitos desses enquanto estava em Creta. Mas ainda não tenho uma pista real do que isso significa.
Amuleto de Zarpanit
Mais mitologia da criação, dessa vez babilônica. Ainda não há pista de como isso se conecta com o que encontrei na selva.
Selo Cilíndrico de Isimud
Novamente, surge uma referência a Rahu, mas em sussuros obscuros e cultistas. Sinto uma presença pesada e sombria aqui.
Adaga de Tishpak
Essas tumbas não são só ruínas, pois estão repletas de armadilhas infindáveis. Houve bastante esforço para proteger o que está acontecendo aqui.
Disco Gnóstico
Essas criaturas são o resultado do poder de Rahu? Ou são elas que o dão esse poder?
Elmo de Srvara
Agora estou lutando contra feras gigantes da mitologia persa?
Cimitarra Daeva
Literalmente toneladas de escombros de guerreiros golens destruídos. Só posso concluir que é trabalho de Carter, mas por que não consigo encontrá-lo?
Coroa Pairika
Foi desenterrada por esses tais guerreiros de pedra antes de eu a tomar deles. Eles estão decididos a pegá-la de volta.
Guardião Lamassu
Finalmente uma curta mensagem fragmentada de Carter no meu telefone. Tudo que captei foi a sensação do perigo no qual ele está; no qual todos nós estamos.
Gorjal de Lápis-lazúli
Está bem claro agora que essas relíquias são a chave para algo. Não sou a única caçando elas, mas estou fanzedo isso por motivos diferentes.
Emblema Dourado de Utu
Isso foi deixado ao ar livre. Uma divindade solar suméria. Muito de tudo isso está relacionado com o sol. Estou começando a pensar que é mais do que mera coincidência.
Lamparina de Maliqa
Já fomos muito além do que é mito. Dado tudo o que já testemunhei aqui, Rahu é algum tipo de ser bem real.
Máscara de Guerra de Azal
A pergunta é: o que Rahu deseja? E por que agora? Tem mais coisas acontecendo do que podemos ver.
Placa Utukku
Preciso ter certeza de que peguei todas as relíquias desse lugar antes de partir. Não posso me dar ao luxo de perder justamente uma que possamos precisar!
Pergaminho Rabisu
Esse pergaminho antigo deixa uma coisa clara: esses artefatos são de heróis do passado que lutaram contra a serpente Rahu.
Escudo Simurgh
Outra curta mensagem de Carter confirmando muito do que descobri. Ele está muito mais à frente nos detalhes do que eu.
Cabeça do Rei Ur-Uta
Ouvi dizer que se algumas dessas relíquias-chave forem postas juntas, elas podem ser capazes de conter Rahu de alguma forma.
Vaso Urvan
Carter parece já ter deixado a região, indo para algum lugar nos Himalaias, eu acho. Preciso alcançá-lo.
Busto de Rakush
Guerreiros de pedra, bem mais preocupantes que os homens-lagarto. O que será que eles estão escavando nessas ruínas?

[ * * * ]

O rastro de meu amigo esfriou, como tudo aqui nos Himalaias.

A área toda parece abandonada, mas recentemente. Algo a mais apareceu.

Preciso encontrar uma resposta para o que está causando tudo isso antes que seja tarde demais. Não só para mim ou o Carter, mas para o mundo.

Roda de Orações
Rodas de orações, a maioria recentemente destruída. Deuses ascendentes antigos. Deve haver uma conexão.
Molde de Pegada de Pé Grande
Ah, ótimo. Mais lendas tomam vida. Essa pegada deve ser de um yeti.
Máscara do Oni
Máscaras ritualísticas, essa é do Oni. Outro deus-fera de origem asiática. Eu não tenho certeza se estou ansiosa pelo que vai acontecer.
Cabeça do Dragão da Sorte
Finalmente algo de positivo. Relíquias ligadas ao Dragão da Sorte. Estou precisando de sorte.
Cauda do Dragão da Sorte
Excelente, mais do Dragão da Sorte. Tenho que encontrar o restante. Talvez ele seja parte da solução.
Garra do Dragão da Sorte
Ah, a última peça. Tenho o Dragão da Sorte completo agora. Nossos inimigos parecem mais desesperados, se é que tem ligação.
Contas de Oração Mala
Os monges parecem ter desaparecido daqui e deixado essas contas para trás na pressa.
Dragão Esmeralda
Uma nota apressada de Carter estava anexada a essa relíquia. Eu estava certa. Temos que reunir essas relíquias de alguma maneira para deter Rahu.
Garrafa Cravejada
Uma mensagem na garrafa. Legal. Carter está procurando pelo Sino da Iluminação. Tenho que ajudar a encontrá-lo.
Lâmina Kukri Dourada
Uma lâmina nepalesa tradicional. Algumas dessas foram usadas em combate recentemente. E sem sucesso, pelo que parece.
Chave da Sabedoria Arcana
A lenda de Rahu é sobre engolir o sol, mas somente por um tempo. Normalmente, é apenas um mito para explicar eclipses, mas o que estamos vendo aqui é realmente perigoso.
Fênix Âmbar
O Oni e Rahu, será que juntaram forças? A influência de Rahu está fraca, mas o Oni anda entre nós agora.
Dorje da Iluminação
Parece que Rahu é meramente a vanguarda desses espíritos antigos. Para deter os outros, tenho que detê-lo.
Chifre Gyaling
Soprar este chifre fez alguns dos lacaios de Rahu sair correndo. Essas relíquias são definitiviamente o calcanhar de Aquiles dele.
Incensário Mahakala Bronze
Carter vem deixando esses incensários por toda a parte. Ele deve estar tentando realizar algum tipo de ritual de purificação antigo.
Talismã de Leão Pérola do Inverno
Mesmo que muitas das ameaças menores tenham recuado, o Oni e sua legião estão se tornando mais fortes.
Sino da Iluminação
O Sino da Iluminação! Toquei três vezes, e o rugido do Oni foi ensurdecedor mesmo dessa distância.
Cetro Cerimonial
Esta deve ser a relíquia que Rahu mais temia. Agora que está sob minha posse, estou sendo deixada em paz por todos, exceto os mais assustadores membros de seu exército.
Kirin Aquamarino
Só o vi de longe, mas um grande Qilin apareceu. Ele não está atrás de nós, mas sim do próprio Oni!
Amuleto da Visão
Parece que o Oni e Rahu estão detidos, por enquanto. O Amuleto me mostra que Carter ainda se movendo, mas não consigo ver onde. Essa aventura pode não ter acabado.