sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Cena pós-créditos alternativa de Shadow


Shadow of the Tomb Raider encerra o arco de origens de Lara Croft iniciado com TR2013, e o jogo possui uma cena pós-créditos. Curiosamente, uma versão alternativa desta cena foi descoberta...

(Por favor, somente abra esta postagem se você já terminou o jogo.)

Essa versão alternativa, ou, melhor dizendo, "original", da cena pós-créditos surgiu no Reddit como um rumor, e quase que instantaneamente foi rotulada como falsa tão somente por conta de um certo nome. Aos poucos, a verdade veio à tona.

Aparentemente, este final ainda pode ser acessado se todos os patches forem desinstalados e o jogo retornar a sua versão 1.0. Isso só é possível com a versão em disco, mas felizmente o material foi capturado e pode ser conferido abaixo.

Em nota oficial, a Crystal Dynamics confirma a veracidade do material: diversas cenas foram estudadas, e essa foi inclusa por acidente e, portanto, substituída com o primeiro patch. A recomendação continua sendo de baixar os patches para uma melhor experiência global, que, apesar de mudar essa cena, corrige diversos outros problemas.


Embora a narração de Lara tenha se mantida essencialmente igual, a cena é estruturada de forma diferente. Confira aqui a versão final da cena pós-créditos e compare as duas. O remetente da carta sobre a mesa deve chamar sua atenção.

A descoberta foi suficiente para causar uma histeria coletiva — e não do jeito bom. Ao invés de assimilarem como um easter egg ou uma forma de reconhecimento aos jogos clássicos, diversos fãs pularam para a conclusão de que o próximo jogo será um novo remake de Tomb Raider, o original de 1996, e uma minoria barulhenta que odeia o reboot (e que, veja, também odeia Anniversary) ficou ensandecida.

Conhecendo esse "potencial" destrutivo dos fãs, talvez tenha sido justamente esse o motivo pelo qual a cena foi substituída. Conjectura de minha parte, é claro, mas um final mais aberto e vago não cria uma falsa ilusão pela qual esses "fãs" certamente xingariam os desenvolvedores por anos a fio...

Não sabemos o que o futuro reserva para Lara Croft, mas o próximo jogo (se houver um) poderia, sim, se aproveitar do marco de 25 anos da franquia de uma forma ou outra. Existem inúmeras possibilidades, mas poucas probabilidades, do que a Square Enix pode fazer para a ocasião.

Neste momento, tudo o que temos são os pacotes de DLC programados até abril. A partir daí...