sábado, 16 de maio de 2020

Curiosidade: "Demake" 8-bits de Tomb Raider

Esse intervalo entre lançamentos, combinado com uma deprimente redução de jornada por conta da pandemia, permitiu que eu finalmente pudesse dedicar algumas horas para conferir esse "demake". O uso desse termo provavelmente é incorreto, uma vez que trata-se de uma aventura inédita rodando em um sistema de 8-bits.

古墓丽影 (Gu Mu Li Ying) é um jogo não licenciado disponibilizado em 2005, e uma tradução para inglês pode ser baixada através do portal The Lost Tomb. A aventura leva Lara a uma pequena cidade remota, onde um explorador morreu misteriosamente e toda a equipe de sua expedição acredita estar amaldiçoada. O guia leva Lara até a tumba que eles haviam descoberto e, entre idas e vindas, o financiador da expedição revela que tinha em mãos a chave para a imortalidade...

É um jogo notavelmente curto, com apenas uma cidade, acampamento e ruínas tribais, um pavilhão dos mercenários e naturalmente a tumba, todos interligados por uma floresta. Lara vai de um lado para outro a pedido dos personagens e em busca dos cristais, e acaba revisitando esses espaços diversas vezes. Muitos caminhos da tumba são desbloqueados conforme você progride na história, artificialmente prolongando a duração da aventura.

O jogo faz uso de alguns sprites de Prophecy, mas os comandos são muito mais limitados. Lara não pula, por exemplo, e os combates são bem repetitivos. Em boa parte, os inimigos causam dano por contato, mas fiquei surpreso com a inclusão de mercenários armados. O áudio é igualmente monótono, com apenas uma faixa de fundo em loop infinito e sem qualquer tipo de efeito sonoro.

Curiosamente, existe um sistema de experiência, que é bem fácil de se abusar (ao abrir o inventário, os inimigos ressurgem na tela, permitindo que você garimpe rapidamente), e a protagonista pode chegar até o Lv.10, aumentando consideravelmente sua quantidade de pontos de vida.

Enfim, uma exploração incomum de um conteúdo altamente questionável. Seguindo em frente...