Alguns meses atrás, Adventures of Lara Croft recebeu seu
conjunto próprio de conquistas na plataforma RetroAchievements. Nossa
franquia conta com uma representação notável: em ordem, tivemos
Prophecy,
Atlantean Scion
(PSX),
Dagger of Xian,
Chronicles
(PSX) e
Anniversary
(PSP), e também sabemos que um conjunto para Legend (PS2) está
bem encaminhado.
Ao contrário dos casos anteriores, porém, desta vez não vou escrever um guia.
Fui voto vencido quando pedi por um conjunto de conquistas divertido e
balanceado. Eu não tenho grande apreciação por TR3 por padrão, e
as imposições das conquistas não me motivam em nada a revisitar o jogo.
Segurei essa postagem na esperança de uma mudança de opinião, mas não adianta
— quando muito, algum dia irei atrás das conquistas básicas para não ficar com
percentual tão baixo em meu perfil.
Existem, sim, conquistas divertidas ali no meio, como plantar bananeira em
pontos específicos. O quê realmente quebra tudo para mim são os desafios que poucos jogadores gostam: NLNMAS
(completar os níveis sem salvar ou usar kits médicos, enquanto
coleta todos segredos); 1SPO (o uso de kits médicos está liberado mas você
está restrito apenas às pistolas, esse até me parece plausível); e Time Trials com tempos estabelecidos pelo desenvolvedor das conquistas.
Simplesmente lembrar da extensão de certos níveis (Madubu Gorge,
Aldwych,
Lud's Gate,
RX-Tech Mines,
Lost City of Tinnos...) já me causa um certo desconforto, imagine revisitá-los repetidas vezes
tentando atender a esses parâmetros. Vou deixar passar, mas senti a
necessidade de compartilhar por aqui já que apoio a ideia e a plataforma como
um todo. Sinto apenas que o foco deveria ser mantido na diversão, e não nesse
elitismo.