sexta-feira, 2 de junho de 2023

The Angel of Darkness, 20 anos depois

O tempo é um construto muito engraçado: enquanto a franquia Tomb Raider está quase batendo à porta dos 30 anos, Angel of Darkness completa seu vigésimo aniversário agora em junho. Eu mantenho o blog Raider Daze há mais de uma década, e tenho certeza que já deixei bem claras as minhas impressões sobre o jogo em repetidas ocasiões.

Não faço parte do grupo de fãs que o considera um clássico cult, mas admito que admiro a disposição de alguns membros da comunidade para tentar dar um novo sopro de vida a essa história. Desde que o jogo saiu, vimos muitas, muitas iniciativas serem reveladas e sem qualquer tipo de resultado; por exemplo, em 2013 fiz uma postagem similar a essa na qual falei sobre The Lost Dominion. Cancelado, poucos meses depois.

Mesmo assim, sinto a necessidade de compartilhar por aqui alguns projetos que têm ganhado destaque em tempos recentes. Talvez tenham o mesmo destino, talvez não.
 
O chamado Restoration Project recebe atualizações frequentes por um grupo de entusiastas, tomando como referência tanto conceitos da Core Design como do escritor Murti Schofield para realizar alguns ajustes e refinamentos em busca de uma experiência otimizada. Além de melhorias visuais e correções na história, com o uso de falas não utilizadas na versão final do jogo e novas adições ao diário, o projeto também traz alterações à jogabilidade, como a inserção das pistolas duplas, ajustes no sistema de combate, e o sistema monetário finalmente tem uma utilidade. 
 
Vale notar que o projeto incorpora as incontáveis correções que o fã nakamichi680 fez no design dos níveis entre 2016 e 2020, corrigindo glitches visuais como transparências incorretas, superfícies faltantes ou texturas invertidas. Se você encarou o jogo, certamente percebeu alguns desses problemas.
 
 
Já a Definitive Edition é uma ramificação do projeto acima, adicionando texturas de alta definição para dar um tratamento similar ao de uma remasterização. Uma versão de demonstração está disponível e dá uma repaginada visual na primeira parte do jogo, desde o início até Louvre Storm Drains. No site do projeto você pode conferir comprações lado-a-lado do antes e depois.

O download também inclui uma compreensiva trilha sonora do jogo; a intitulada Definitive Music Collection conta com 89 faixas, totalizando 2h34min de material. Talvez seja apenas mais uma entre tantas outras compilações disponibilidades por diferentes fãs, mas, considerando-se que a trilha sonora é facilmente o melhor aspecto do jogo, é um bônus extremamente bem-vindo.


Existem outros dois projetos que estão em andamento há alguns anos mas com um desenvolvimento mais devagar por conta de atribuições da vida real dos autores (algo com o que todos nós podemos nos identificar): uma reimaginação como um jogo de progressão lateral em 2D, e um remake sendo feito na Unreal Engine batizada de Angel of Darkness 1.5. Ambos parecem gloriosos por motivos diferentes, espero que algum dia cheguem até nossos computadores.

Por fim, J. R. Milward anunciou durante o último encontro anual de Tomb Raider em Derby que está escrevendo as continuações de sua adaptação literária. A segunda parte da trilogia recebeu o subtítulo Path of the Black Alchemist e deve ser lançada ainda este ano, e eu compartilharei por aqui assim que estiver disponível. 

[Atualização em 13/07/2023:] Path of the Black Alchemist foi lançado no início de julho e pode ser baixado gratuitamente no site da autora.