O tempo é um construto muito engraçado: enquanto a franquia
Tomb Raider está quase batendo à porta dos 30 anos,
Angel of Darkness completa seu vigésimo aniversário agora em
junho. Eu mantenho o blog Raider Daze há mais de uma década, e tenho
certeza que já deixei bem claras as minhas impressões sobre o jogo em
repetidas ocasiões.
Não faço parte do grupo de fãs que o considera um clássico cult, mas admito
que admiro a disposição de alguns membros da comunidade para tentar dar um
novo sopro de vida a essa história. Desde que o jogo saiu, vimos muitas,
muitas iniciativas serem reveladas e sem qualquer tipo de resultado; por
exemplo,
em 2013 fiz uma postagem similar a essa
na qual falei sobre The Lost Dominion. Cancelado, poucos meses depois.
Mesmo assim, sinto a necessidade de compartilhar por aqui alguns projetos que
têm ganhado destaque em tempos recentes. Talvez tenham o mesmo destino, talvez
não.
O chamado
Restoration Project
recebe atualizações frequentes por um grupo de entusiastas, tomando como
referência tanto conceitos da Core Design como do
escritor Murti Schofield
para realizar alguns ajustes e refinamentos em busca de uma experiência
otimizada. Além de melhorias visuais e correções na história, com o uso de
falas não utilizadas na versão final do jogo e novas adições ao diário, o
projeto também traz alterações à jogabilidade, como a inserção das pistolas
duplas, ajustes no sistema de combate, e o sistema monetário finalmente tem
uma utilidade.
Vale notar que o projeto incorpora
as incontáveis correções que o fã nakamichi680
fez no design dos níveis entre 2016 e 2020, corrigindo glitches visuais como
transparências incorretas, superfícies faltantes ou texturas invertidas. Se
você encarou o jogo, certamente percebeu alguns desses problemas.
Já a
Definitive Edition
é uma ramificação do projeto acima, adicionando texturas de alta definição
para dar um tratamento similar ao de uma remasterização. Uma versão de
demonstração está disponível e dá uma repaginada visual na primeira parte do
jogo, desde o início até Louvre Storm Drains. No site do projeto você
pode conferir comprações lado-a-lado do antes e depois.
O download também inclui uma compreensiva trilha sonora do jogo; a intitulada
Definitive Music Collection conta com 89 faixas, totalizando 2h34min de
material. Talvez seja apenas mais uma entre tantas outras compilações
disponibilidades por diferentes fãs, mas, considerando-se que a trilha sonora
é facilmente o melhor aspecto do jogo, é um bônus extremamente bem-vindo.
Existem outros dois projetos que estão em andamento há alguns anos mas com um
desenvolvimento mais devagar por conta de atribuições da vida real dos autores
(algo com o que todos nós podemos nos identificar): uma reimaginação como um
jogo de progressão lateral em 2D, e um remake sendo feito na Unreal Engine batizada de
Angel of Darkness 1.5. Ambos parecem gloriosos por motivos diferentes, espero que algum dia
cheguem até nossos computadores.
Por fim,
J. R. Milward
anunciou durante o último
encontro anual de Tomb Raider em Derby
que está escrevendo as continuações de sua
adaptação literária. A segunda parte da trilogia recebeu o subtítulo
Path of the Black Alchemist
e deve ser lançada ainda este ano, e eu compartilharei por aqui assim que
estiver disponível.
[Atualização em 13/07/2023:] Path of the Black Alchemist foi lançado no início de julho e pode ser baixado gratuitamente no site da autora.