domingo, 29 de outubro de 2023

Detonado de The Tower Bridge Experience

Arte de Nicole Bounxe
Eu recentemente tive a oportunidade para jogar The Tower Bridge Experience, e sinto que é uma aventura que todos os fãs de Tomb Raider deveriam conferir. Não apenas exibe novas capacidades da engine clássica, após uma reconstrução longa e integral por talentosos programadores da comunidade, mas é um nível muito divertido de se jogar.

Verdade seja dita, é um nível bem simples e não deve exigir a ajuda de um detonado para chegar ao fim. Optei por escrever um guia resumido em português para o blog Raider Daze já que escrevi a versão "oficial" para o portal trle.net e, também, porque gostaria de estender meu apoio e admiração a esse projeto dentro das minhas limitadas possibilidades.
 
O nível pode ser baixado gratuitamente nos portais trle.net ou trcustoms.org.

  • The Tower Bridge Experience
Este é um nível com bastante inimigos, e normalmente eles deixam itens e munição para trás, portanto, lembre-se de investigar os corpos após cada combate. No detonado abaixo, vou citar apenas armas e itens importantes para a progressão no nível, mas as paisagens por si já justificam explorar cada canto do cenário.

Após a introdução (repleta de referências), desça as escadas rolantes para o metrô. Na plataforma da direita, um dos inimigos deixará a Shotgun e, no extremo oeste da plataforma, você encontra uma fotografia, que representa o segredo 1.

O metrô está em plena atividade na outra plataforma, e é justamente nos trilhos por onde ele chega que você deve ir. Espere o metrô passar e corra pelo túnel oeste até encontrar uma grade quebrada no lado direito. Atire nela e entre antes que seja tarde demais. Quebre outra grade dentro dessa passagem e escale para uma área cheia de caixas e itens.
Saindo pela próxima passagem, use a caixa no canto direito para alcançar a plataforma superior. Trata-se de dois tanques, apenas um dos quais abriga água. Usando as caixas flutuantes na superfície do tanque cheio, salte para a viga de suporte central e encontre um switch na alcova à esquerda para transferir a água de um tanque para outro. As caixas que estão flutuando agora permitem que você alcance a outra parte da viga central, onde um switch abre a porta de saída — mas transfere a água de volta para o primeiro tanque no processo. Volte ao switch anterior para transferir a água novamente para o segundo tanque e agora você pode alcançar a porta de saída.
Este é um bom momento para salvar o jogo: quando você se aproximar da lâmpada na parede esquerda da rampa, um guarda vai empurrar barris em sua direção. Rapidamente recue para se pendurar na beirada da porta, de forma que os barris passem rolando por cima de você, e então suba para eliminar o guarda. Ele deixa a Desert Eagle como recordação.

No topo dessa rampa, você estará em um cruzamento entre duas praças e o rio. No lado leste, você encontrará muitos corvos, mas, mais importantemente, outra fotografia para coletar na base da árvore mais distante (segredo 2). Volte ao cruzamento e agora siga para o lado oeste para encontrar uma nova franquia de restaurantes... Antes de visitar sua velha amiga, siga para o canto da praça, atrás da estátua da garota com o golfinho, e salte sobre a cerca para encontrar uma passagem imediatamente abaixo da estátua. Ali está o segredo 3: o Tranquiliser (preciso de um desses). Nade em direção à ponte e você encontrará um lugar para escalar de volta para as praças. Você perceberá que a correnteza limita sua exploração no rio pois não há pontos de interesse ali.
Perto do cruzamento, encontre as escadarias para subir para a rua da ponte. Observe a situação do local: a caçamba de um caminho da SLInc forma uma rampa perfeita para saltar sobre os bloqueios de rua, se apenas tivéssemos um veículo rápido o bastante para isso...

Siga a rua em direção ao norte até avistar um guarda parado abaixo da passagem arqueada. Quando eliminado, ele deixa uma chave que, para nossa sorte, cai pelo bueiro. Mergulhe no rio e encontre o cais de madeira abaixo da ponte levadiça. Entre no vão abaixo da ponte para encontrar alguns ratos e pêndulos, e, no centro da área, está a Tower Key. Volte para o rio e suba de volta para a rua como preferir — note que Lara pode escalar paredes diretamente da superfície d'água.

Use a chave para abrir qualquer das portas (ou ambas) da torre e suba as escadarias. No primeiro andar, após derrotar os guardas, escale uma coluna triangular no canto e faça um salto longo para a abertura na parede onde você encontra outra fotografia (segredo 4). Continue subindo as escadas no perímetro interno da torre e então salte pelas vigas. Perto do final, você precisará se pendurar numa beirada triangular, algo impossível antes do advento da TombEngine.

Continue escalando, usando os blocos para alcançar uma rachadura na parede oeste. Dependure-se e siga para o canto esquerdo, então solte-se e salte da rampa abaixo para outro segmento da escadaria. Suba alguns degraus e, de frente para a parede com a rachadura, faça um salto longo em direção à parede para cair sobre uma rampa e imediatamente pule para chegar ao próximo andar. Um soldado abre a porta da passarela à sua frente; derrote-o e pegue o HK Rifle que ele deixa para trás.

No fundo dessa passarela, suba as caixas para chegar à área externa e lide com os inimigos ali presentes, cuidando para não cair. Siga até o final da plataforma e salte para agarrar o suporte da bandeira como se fosse uma barra paralela; balançando para saltar para a passarela oposta. Numa beirada ao leste, você encontra mais uma fotografia (segredo 5), pegue-a antes de descer pelo buraco da segunda passarela.

Siga em direção à torre sul e abra a porta com o switch: você acabou de sair desta torre, mas, dessa nova posição, você pode saltar para uma beirada triangular e então para uma alcova na parede à sua frente, onde há uma armadura medieval. Pegue outra fotografia (segredo 6) lá dentro e salte de volta para a segunda passarela.
 
Derrote os guardas no caminho e aproxime-se da porta da torre norte, de onde outro guarda (portando uma Desert Eagle) irá surgir. Nessa torre, seu objetivo é descer até a base e sair para a outra parte da rua da ponte. Você pode explorar o rio abaixo da ponte para encontrar alguns botes caso não consiga resistir a um pouco de diversão. Na rua, siga em direção ao norte até avistar um outdoor da SLInc. Hora de explorar as praças da zona norte da ponte.
 
No lado leste, existem alguns itens espalhados pela área, e você avistará uma porta trancada por cartão para a loja. Siga por baixo da ponte, em direção ao lado oeste, e Lara vai avistar o globo de neve que Winston deseja na vitrine. No lado oposto, existe um pequeno bar, investigue as mesas no fundo para encontrar outra fotografia (segredo 7) e então entre no banheiro, onde um guarda estava parado. Lide com os inimigos lá dentro, inclusive um que estava bem ocupado, para obter o Engine Room Pass.

Volte para as praças e siga para o extremo oeste. Observe a estrela "Made in Derby" de nossa garota; não muito longe dali, você será alvejado por um guarda de dentro de um prédio. Use a desert eagle para eliminá-lo, então escale pela passagem para enfrentar outro guarda. Dentre outros itens nessa área, você encontrará mais uma fotografia (segredo 8). Desça e contorne a praça seguindo o caminhão e prédios à esquerda até encontrar a escadaria para a rua da ponte, suba um lance de escadas para encontrar outra fotografia (segredo 9).
Desça para o lado leste e use o cartão do cidadão que estava no banheiro para abrir as portas de vidro. Siga pela passagem à direita e, logo na primeira área, observe o canto esquerdo para encontrar uma fotografia (segredo 10). Suba no vagão para uma turnê sobre a história da Tower Bridge — duas vezes, para melhor proveito —, e então siga pelo portão que se abre próximo ao vagão no ponto de início e fim da turnê.
 
Na área com os dois tanques gigantescos, elimine o cão e o guarda, então localize um canto da sala com muitas caixas empilhadas. Escale-as até o topo para alcançar plataformas metálicas ao redor das paredes, continue subindo até encontrar um botão no topo. Aperte-o para abrir um alçapão entre as caixas lá em baixo, cuidadosamente pendure-se sobre o buraco aberto e caia n'água. Nade pela passagem para sair por outro alçapão, próximo aos tanques.
 
Agora suba a escada entre os tanques e, depois, a escada suspensa à esquerda. No lado do tanque existe um switch com temporizador: você tem cerca de 80 segundos para realizar uma longa série de acrobacias para chegar ao topo do outro tanque. Salve o jogo antes de acioná-lo e vamos lá!
 
Enquanto você vê o alçapão levantando no outro tanque, dê passos laterais para a direita e salte para uma rampa atrás de você, imediatamente pule para chegar numa superfície plana no canto. Salte para a barra paralela e dela você cairá sobre uma rampa, deslize um pouco antes de saltar para a próxima barra paralela e repita o processo. Após completar a volta ao redor do primeiro tanque, você estará pendurado numa rachadura na parede. Siga para a direita, ao redor do canto, e solte-se sobre outra rampa. Salte e escorregue um pouco na próxima rampa para saltar longe o bastante para alcançar a próxima barra paralela, que te lançará até a beirada da plataforma plana no canto. Suba, salte por baixo da escada suspensa e escale a escada oposta, do topo você deve saltar com um giro no ar para alcançar a escada suspensa e rapidamente subir para o topo do tanque. Atravesse até o lado oposto para cair sobre o alçapão, ainda içado, e ative o switch ali antes que o tempo se acabe. Rapidamente salte para a rampa atrás de você e repita essa última sequência de acrobacias para retornar ao topo do tanque, onde o alçapão agora está aberto e você pode mergulhar para coletar o segredo 11: a Harpoon Gun e uma última foto.
Escale a parede para sair de dentro do tanque e dependure-se na beirada sobre os alçapões caídos e solte-se para cair na passagem aquática abaixo da sala. Observe que agora ela é mais profunda que antes, equipe sua harpoon gun e lide com os inimigos ali enquanto vasculha os ambientes. Se ficar sem fôlego, suba para o topo na área central para encontrar um bolsão de ar. Nade pela passagem inferior no lado sudoeste, por onde a terra cedeu e deslizou para essa sala, e acione a alavanca no final da passagem para abrir um alçapão logo acima.

Na sala acima, mate o guarda e acione o switch para abrir a loja pelo lado de dentro. Não atravesse a porta ainda, ao invés abra a porta mais ao fundo para chegar ao guichê de atendimento da loja. Aperte o botão na parede e sua recompensa será revelada... Faça a volta para sair pela porta que abriu há pouco e aperte o botão para abrir a pequena cerca e entre na loja. Pegue o cobiçado Snowglobe of Tower Bridge e prepare-se para um confronto épico.

Quando a poeira baixar, investigue os corpos para encontrar a Executive Parking Space Key no corpo do chefão. Saindo da loja, suba as escadarias à esquerda para chegar a um beco na rua da ponte e você avistará o quadriciclo atrás da cerca. Use a chave para abrir o portão e monte no veículo. Siga a rua da ponte em direção ao sul, atropelando os quatro guardas em sequência para um efeito extra, e pise fundo para saltar sobre a ponte levadiça e, logo depois, usar a caçamba do caminhão como rampa para passar o bloqueio e finalizar essa aventura.
Se você encontrou todos os segredos, pode desfrutar de uma breve cena extra após os créditos.

  • Vídeo