A título de curiosidade, decidi fazer uma postagem dedicada para registrar por
aqui a versão de demonstração de The Last Revelation, que corresponde a um trecho do nível
The Lost Library
com algumas diferenças notáveis. Essa demonstração havia sido disponibilizada
publicamente em setembro de 1999, algumas semanas antes do lançamento inicial
do jogo. Sinto-me mais velho agora.
Minha ideia era capturar um vídeo próprio, mas, após inúmeras tentativas
frustradas no decorrer dos últimos meses, desencanei. Por algum motivo, todos
softwares causavam quedas violentas e frequentes na taxa de quadros por
segundo, resultando em um vídeo inutilizável. Felizmente, essa versão já havia
sido gravada pelo canal
LoreRaider
anos atrás.
Por que postar agora, você pergunta? Pois bem, quando
montei o encarte de The Times Exclusive para minha coleção, eu aproveitei para arquivar no mesmo disco alguns extras, como uma galeria
de imagens e vídeos, o conto
Down Among the Dead, e, por fim, essa versão de demonstração do jogo base. Esse disco está
gravado e guardado desde fevereiro, então observe que durante oito meses eu
fiquei procrastinando esse rascunho...
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Um fator mais importante, porém, é a questão da compatibilidade. O mesmo
fantasma que assombra e terroriza os jogos originais impacta, da mesma
maneira, suas versões de demonstração. Meu sistema está obsoleto, e, mesmo
assim, tive dificuldades para executar essa demonstração, e muitas vezes
precisei forçar um encerramento através do gerenciador de tarefas pois ele
simplesmente parava de responder durante telas de carregamento. Os jogos por
si costumam receber correções da própria comunidade, mas não há justificativa
para esperar que esses programadores despendam seu tempo livre para consertar
meras versões de demonstração.
Enfim, falemos um pouco sobre as diferenças dessa demonstração.
Os únicos inimigos presentes são esqueletos e escorpiões (esses últimos não
existem na versão final do nível, aliás), além de um elemental de fogo. O guia também
faz uma breve e inútil aparição logo no início. O layout é absurdamente
simplificado em comparação a sua contraparte final, mas a maior curiosidade é
que essa demonstração conta com alguns itens que sequer existem na versão
final do jogo: nominalmente, a Gemstone e a Owl Coin.
A espingarda também possui um design diferente no inventário, e, aparentemente, a arma poderia ser combinada com a lanterna (que nunca
existiu), mas o jogo não permite acoplar a mira laser a ela. Ainda falando em inventário, os sinalizadores tinham o design final de TR4 mas
ainda eram de cor vermelha, embora já brilhassem na cor verde. Um vaso que deve ser empurrado me parece ser outro item que foi completamente descartado na versão final do jogo, até onde minha memória me serve.
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As diferenças vão além de objetos e estrutura do nível. O sistema de
combate ainda era similar aos três primeiros jogos da franquia, ou seja, Lara
mantinha a mira travada no inimigo mesmo quando virasse de costas para ele ou
quando ele morria — a partir de TR4, os corpos desapareciam, e aqui Lara só destrava a mira de um alvo eliminado
quando isso acontece. Outro detalhe é que o menu de pausa oferece a opção
"Restart Level", algo que também nunca existiu (e que faz muita falta em
IV-VI Remastered) e não funciona mesmo assim.
Por fim, embora muitos dos efeitos sonoros estejam bizarramente ausentes, as
Uzis emitem sons diferentes. Entendo que em 1999 todos estávamos
em conexões discadas e um download de 12MB poderia muito bem demorar uma noite
inteira, mas aplaudo a coragem da Core Design em publicar uma demonstração tão capenga.
Para nós, porém, é o tipo de conteúdo que pode vir a se tornar "mídia perdida" com o
tempo...
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Versão de demonstração |
Versão final |