domingo, 5 de outubro de 2025

Tomb Raider: Descobertas Desumildes

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Outro projeto de tombraiderização, fruto de meus incessantes devaneios, toma forma.

Como eu havia citado em uma ocasião anterior, eu tinha o interesse em retematizar um jogo de dados para o universo de Lara Croft. A existência de Super Mario Yahtzee levantava a mesma pergunta de sempre: por que, afinal, não temos um "Tomb Raider Yahtzee" equivalente?

O relativamente recente lançamento de Tomb Raider Pinball foi o catalisador que faltava para eu finalmente trabalhar nessa improvisação caseira: seis artefatos diferentes, pré-selecionados para a mesa Adventures of Lara Croft, significava que havia exatamente um para cada face de dados comuns.

Em minha família, por grande influência de meu pai, sempre jogamos uma variação do jogo que conhecemos por General, então, para a versão que decidi fazer para minha coleção, eu usei essas mesmas regras (com sutis alterações). E, para manter as coisas "em casa", nomeei essa adaptação em homenagem a meu irmão mais novo. Considerando-se os artefatos que nossa garota costuma procurar, é uma palavra bastante adequada.



Admito que seria enganoso descrever esse projeto como "print and play", mas as artes podem muito bem ser usadas em dados de papel, cujos templates existem aos montes na internet. A tabela de pontuação (traduzida e adaptada da disponível neste link) pode ser transcrita e livremente reformulada em uma folha de papel. 
 
Realisticamente falando, o apelo de um jogo como General é justamente sua acessibilidade, dependendo apenas de cinco dados, então essa customização existe tão somente para saciar uma vontade inexplicável desse cidadão que insiste em existir apenas por causa de Tomb Raider (algo tão inexplicável quanto).

De qualquer forma, para versão que fiz para mim mesmo, comprei dados de resina em branco (no Mercado Livre), e pedi para uma gráfica imprimir adesivos redondos nas dimensões corretas — neste caso, cerca de 14mm. Deveria ter feito os números mais proeminentes no design, mas toda essa minha fútil jornada retematizando jogos PNP tem sido um constante aprendizado. E em vão: eu não me iludo quanto à popularidade de meu blog ou de meus projetos.

Considerando os absurdos avanços em ferramentas de tradução, será que agora eu finalmente vou despender meu tempo livre e o pouco de energia que me resta para traduzir e adaptar o card game japonês? Parece ser o tipo de coisa que se eu não fizer, ninguém mais o fará. Hm...