
Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente
proibida.
Outro projeto de tombraiderização, fruto de meus incessantes devaneios, toma
forma.
Como eu havia citado em uma ocasião anterior, eu tinha o interesse em
retematizar um jogo de dados para o universo de Lara Croft. A existência de
Super Mario Yahtzee
levantava a mesma pergunta de sempre: por que, afinal, não temos um "Tomb Raider Yahtzee" equivalente?
O relativamente recente lançamento de
Tomb Raider Pinball
foi o catalisador que faltava para eu finalmente trabalhar nessa improvisação
caseira: seis artefatos diferentes, pré-selecionados para a mesa
Adventures of Lara Croft, significava que havia exatamente um para cada
face de dados comuns.
Em minha família, por grande influência de meu pai, sempre jogamos uma
variação do jogo que conhecemos por
General, então, para a versão que decidi fazer para minha coleção, eu usei essas
mesmas regras (com sutis alterações). E, para manter as coisas "em casa",
nomeei essa adaptação em homenagem a meu irmão mais novo. Considerando-se os
artefatos que nossa garota costuma procurar, é uma palavra bastante
adequada.
Admito que seria enganoso descrever esse projeto como "print and play", mas as
artes podem muito bem ser usadas em dados de papel, cujos templates existem
aos montes na internet. A tabela de pontuação (traduzida e adaptada da
disponível
neste link) pode ser transcrita e livremente reformulada em uma folha de papel.
Realisticamente falando, o apelo de um jogo como General é
justamente sua acessibilidade, dependendo apenas de cinco dados, então essa
customização existe tão somente para saciar uma vontade inexplicável desse
cidadão que insiste em existir apenas por causa de
Tomb Raider (algo tão inexplicável quanto).
De qualquer forma, para versão que fiz para mim mesmo, comprei dados de resina
em branco (no Mercado Livre), e pedi para uma gráfica imprimir adesivos
redondos nas dimensões corretas — neste caso, cerca de 14mm. Deveria ter
feito os números mais proeminentes no design, mas toda essa minha fútil
jornada retematizando jogos PNP tem sido um constante aprendizado. E em vão:
eu não me iludo quanto à popularidade de meu blog ou de meus projetos.
Considerando os absurdos avanços em ferramentas de tradução, será que agora eu
finalmente vou despender meu tempo livre e o pouco de energia que me resta
para traduzir e adaptar o
card game japonês? Parece ser o tipo de coisa que se eu não fizer, ninguém mais o
fará. Hm...