sábado, 16 de julho de 2022

Checklist completa dos cards da Mars16

A coleção de cards de Tomb Raider publicada pela Mars16 circulou em 2001 apenas em território japonês. Na época, era difícil encontrar informações sobre a mesma; hoje em dia, ainda mais. Mas, felizmente, recentemente as oportunidades para aprendermos mais sobre a coleção surgiram...

Cerca de três anos atrás, eu consegui pôr as mãos em um novo lote básico dessa coleção. Não consegui nenhuma carta que já não tivesse, mas meu maior interesse era conseguir a caixinha e uma cópia impressa do manual. Como é totalmente em japonês, idioma sobre o qual não tenho conhecimento algum, foi algo que vi uma vez e guardei logo na sequência.

Alguns dias atrás, descobri que a cosplayer KATAMARI possuía estas cartas em sua coleção. Por conta da numeração aleatória do set, ela acreditava ter uma coleção incompleta e, além disso, nunca teve acesso às regras do jogo. Quando enviei as imagens dos itens que eu havia adquirido nesse lote, ela me deu uma breve ideia de como funcionavam as mecânicas de jogo (mais sobre isso em breve, espero!), mas, mais importante, descobrimos que a coleção é composta por 100 cartas: exatamente o número de cartas que ela possui.

Pedi para ela me enviar fotografias dos cards de sua coleção para complementar a listagem que eu havia iniciado aqui no blog anos atrás e, com essa nova revelação, agora uma checklist completa existe! O número de colecionadores potencialmente interessados provavelmente beira o nulo (e que falam português, para acessar este conteúdo no blog Raider Daze, então...), mas meu TOC foi além. Ao invés de usar descrições das imagens nas cartas, desta vez fiz o possível para transcrever os caracteres japoneses e, então, traduzí-los para o inglês com o uso de ferramentas online.
 
Você pode fazer download da checklist através deste link. Agradecimentos especiais a KATAMARI e, também, ao sempre amigo Gustavo V. pela parceria, prestatividade e paciência.

O manual por si é muito mais extenso e vai exigir um tanto mais de atenção, mas eu espero, sim, continuar explorando esse conteúdo aqui no blog dentro dos próximos meses. Considerando que quase dez anos já se passaram desde que falei sobre essa coleção, parece uma janela de tempo plausível.