domingo, 16 de dezembro de 2018

Curiosidade: Esboço do roteiro de A Origem

O portal francês Laraider compartilhou recentemente um esboço do roteiro de Tomb Raider: A Origem. Datado de julho de 2016, supostamente essa é a terceira revisão do trabalho de Geneva Robertson-Dworet, mas que o filme passou por inúmeras edições não é surpresa: basta considerar quando ouvimos as primeiras notícias que um novo filme seria produzido e ligar os pontos.

De qualquer forma, é interessante ler esse esboço e ver como algumas das cenas que sobreviveram até a edição final já estavam ali, embora se desdobrassem de formas diferentes. Difícil é comparar como esse esboço teria se traduzido na telona, já que alguns dos elementos o deixariam próximo demais de Abismo do Medo, por exemplo... 

Deixando de lado as alterações nas caracterizações dos personagens — praticamente todos foram reformulados completamente, inclusive Lara — e a forma como se relacionam entre si, acredito que as maiores diferenças recaem sobre Yamatai e Himiko.

A pesquisa de Richard revela que Himiko aniquilou um continente inteiro com um exército de apenas 50 homens. Por onde ela passava, a terra era coberta por um mar de sangue e se tornava infértil, o que rendeu-lhe a lenda de invocadora da morte. Para controlar a chacina, seus próprios generais ordenaram que ela e toda sua família fossem aprisionados em uma ilha que ninguém pudesse ver ou alcançar.

Embora a Trinity estivesse em busca desse "poder" divino e destrutivo, eles não tinham presença na ilha e sequestram o barco de Lara e Lu em alto mar. Sem um exército ou mesmo os escravos que vimos no filme; apenas Vogel e uma equipe de seis soldados. A motivação de Vogel permanece inalterada.

Quando encontram a tumba, nem mesmo Richard é capaz de reordenar os símbolos. Tentando distrair Vogel, Lara sugere que as pessoas enterraram Himiko para evitar que ela saísse, então por quê fariam uma porta que pudesse ser aberta? Vogel sorri com o pensamento e somente então usam explosivos para entrar.

"Eu odeio tumbas." Essa fala de Lara, verbatim de TR2013, ocorreria momentos depois, na cena em que a armadilha para manter pessoas dentro se desdobra...

Com toda a família enclausurada por gerações, os descendentes de Himiko acabaram se reproduzindo entre si, e a consanguinidade criou aberrações deformadas portadoras da mesma doença contagiosa. A falta de exposição à luminosidade faz com que essas criaturas sejam pálidas, quase transparentes.

Lara é a única a voltar a superfície. Ela resgata um Lu à beira da morte e, juntos, usam o bote militar da Trinity para fugir da ilha. Eles ficam sem combustível em alto mar, prestes à morrer pela falta de suprimentos e exposição aos elementos, e eis que um navio cargueiro surge para o resgate.

Dois dias depois, de volta à Londres, Lara assina os papeis, afirmando que a tumba agora era de Richard. Tomando conhecimento da Patna, Lara confronta Ana no terraço da Croft Holdings e ela admite que, assim como Vogel, estava sendo obrigada a fazer coisas contra sua vontade. Ela tem tempo de pedir para que Lara não siga esse rastro e evite qualquer envolvimento com esse grupo, antes de ser alvejada por um franco-atirador não revelado, de forma bastante similar ao que vimos no final de Rise...

Ah, sim. O roteiro faz questão de realçar que Vogel usa pistolas gêmeas, em mais de uma ocasião. A cena final ainda era a mesma (teria Vogel inspirado Lara?), mas com outro penhorista e, portanto, sem o carisma e humor que Pamela e Alan trouxeram ao filme.