segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Retrospectiva Raider Daze 2018

Este foi um ano muito ruim, e, como um todo, parece apenas um mau presságio do que o futuro reserva para nós. Para nossa sorte, ao menos (ainda) temos Tomb Raider para escapar da triste realidade em que vivemos... Enfim, eis o meu recapitulativo anual de postagens de destaque.

Tal qual ocorreu quinze anos atrás, esse ano tivemos uma dobradinha com Shadow of the Tomb Raider e Tomb Raider: A Origem. Olhando de fora, parecia que a franquia havia reatingido aquele patamar de popularidade que já ostentou um dia, mas a recepção apática — principalmente vinda dos próprios fãs — me preocupa.

Shadow teve uma campanha promocional diferenciada, mais enxuta do que o padrão. Assim, após seu anúncio em março, recebemos novas informações periodicamente até o lançamento, que ocorreu em setembro. Eu ainda torço para que The Making of a Tomb Raider seja disponibilizado para todos nós, de uma forma ou outra, mas sei que a probabilidade é praticamente nula.

Com DLCs programados para 2019 adentro, fãs no mundo inteiro ainda têm algo pelo que esperar. Eu estou desenvolvendo guias específicos para o jogo, apesar de admitidamente ter um tráfego baixo demais para justificar esses esforços, mas, mesmo assim, aqui estou.

Além de Shadow, jogadores de Xbox One receberam novos motivos para celebrar sua escolha, com a chegada de Legend, Anniversary e Guardian of Light ao programa de retrocompatibilidade. E os residentes de países de primeiro mundo também tiveram a oportunidade para conferir uma adaptação do reboot como jogo de arcade!

Esse último veio de carona com o filme estrelado por Alicia Vikander. Ainda recordo a sensação de assistir ao trailer embalado pelo remix de Survivor. A campanha promocional do filme incluiu até mesmo o lançamento de um curioso minigame em realidade virtual. Em tempos onde apenas filmes (e, aparentemente, jogos) de super-heróis da Marvel dão dinheiro, talvez seja delírio manter os dedos cruzados por uma continuação, mas aqui estou.

Também na carona do filme veio o crossover com Final Fantasy Brave Exvius. Posteriormente, a franquia entrou para a extensa lista de crossovers de Final Fantasy XV, para o qual eu devo ter sido um dos poucos (talvez único?) a desenvolver uma galeria de capturas e vídeos para manter esse evento histórico em registro. No decorrer do próximo ano, pretendo alimentar o marcador Final Fantasy com uma galeria similar (e bem atrasada) de Lightning Returns Final Fantasy XIII... 

Ignis parece deveras surpreso com a forasteira.
Apenas na versão para PC, Lara Croft pode bombar as fotos de Prompto durante a campanha de FFXV!

Para minha decepção, porém, a Square Enix e a Nintendo não acreditam no status de Lara Croft como um ícone rentável o suficiente para se juntar ao elenco de Super Smash Bros. Ultimate. Sorte nossa que existem versões caseiras para retificar essa falha...

Este ano, eu finalmente arranjei um tempo para maratonar os jogos portáteis da franquia. Pretendia fazer o mesmo com os antigos jogos para celular, mas acabei perdendo a motivação. Além disso, eu vinha desenvolvendo uma série de artigos e traduções sobre o Tomb Raider CCG, sendo talvez o único blog ou site tentando manter esse assunto circulando nos dias de hoje.

Se tratando de colecionáveis, reforçando a suposta hipótese do novo pico de popularidade, diversos itens foram anunciados neste ano, incluindo peças de luxo como as estatuetas de Atlantean Scion, Adventures of Lara Croft e Shadow. Entre os itens mais acessíveis estavam um novo livro, as figuras Totaku e Pixel Pals, o vindouro livro para colorir e, por fim, Legends, um novo jogo de tabuleiro.

Depois de muitos atrasos e controvérsia (e trailers com Alison Carroll, a modelo de Underworld), a Tomb Raider Suite — que só aconteceu graças ao financiamento coletivo — teve um lançamento parcial. Enquanto aguardamos as cópias físicas, já encaramos a segunda rodada com The Dark Angel Symphony, cuja equipe parece mais preparada para evitar os mesmos contratempos.

Como de costume, encerro essa retrospectiva com as aquisições para minha coleção no ano: