segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Abismo do Medo

Uma das grandes influências para o reboot de Tomb Raider foi o filme The Descent (Abismo do Medo, no Brasil). Existem duas cenas do jogo que são referências diretas para o filme, embora no filme tenham uma conotação muito diferente. Caso o título localizado não seja um indício forte o bastante, saiba que é um filme de terror.


O filme narra a história de um grupo de seis mulheres que vive em busca de aventuras. Ao invés de explorar uma caverna conhecida e já mapeada, uma delas decide que seria mais interessante se elas fossem as primeiras pessoas a explorar uma outra caverna; só esquece de avisar essa mudança de planos para suas companheiras...

Em seu coração, é um filme com uma visão nada romântica sobre espeleologia e o instinto de sobrevivência, com uma pitada de drama. Eu, que não sou fã do gênero, curti. Não a ponto de querer saber o que aconteceu na continuação, mas talvez o suficiente para perceber a influência que teve sobre TR. O filme foi lançado em 2005, mais ou menos na época em que Legend era concebido.