domingo, 8 de maio de 2022

Análise da Live Experience por @SmashLara


Para aqueles que não sabem, @SmashLara é um dos meus maiores aliados dentro da comunidade. O influenciador se juntou ao programa de fansites recentemente; após nossa fracassada campanha para inserir a maior protagonista da história dos videogames no suposto maior crossover do entretenimento, aos poucos ele mudou seu foco para uma cobertura sem paralelos de notícias. Esse ano ele lançou o CRFT MNR, um boletim mensal com tudo que você precisa saber.

Como ele mora na Inglaterra, teve a chance de conferir pessoalmente a Live Experience — e foi até mesmo convidado para uma sessão de prévia, antes da inauguração. Essa análise foi originalmente publicada na CRFT MNR #4 e é apresentada aqui, numa tradução livre, com autorização.
 
Obrigado, Harry!
 
A segunda metade da análise entra em detalhes bem específicos, outrora conhecidos como spoilers, então fique atento ao aviso no decorrer do texto para saber onde interromper sua leitura, caso uma visita pessoal à atração esteja em seus planos.

[ * * * ]

O Mercado de Camden é um espaço icônico de Londres, conhecido por todo o Reino Unido e além por suas lojas e restaurantes únicos. A uma caminhada de 25 minutos da Estação Euston, a Live Experience está situadada bem no centro da ação. Você já deve ter visto fotografias da entrada, mas, em pessoa, é impressionante. A infâme estátua de Lara Croft exige sua atenção. De fato, eu me peguei desprevenido quando a vi pela primeira vez, e lembro de ter soltado um sonoro suspiro, provavelmente mais alto do que deveria. Diversas pessoas estavam aproveitando para bater fotografias com a estátua, algo que eu também fiz. Foi bem legal ver tantas pessoas, de todas as faixas etárias, interagindo com ela. Eu tentei escutar algumas das conversas ao redor, todos falavam sobre memórias queridas da série. Eu até mesmo ouvi uma conversa adorável entre um pai e sua filha jovem, na qual ele contava para ela com entusiasmo sobre como Lara era incrível nos três filmes.

Quando eu cheguei para o horário programado às 14hs, houve um imprevisto. As outras pessoas que haviam sido convidadas para o horário não apareceram. Eles não darão início à atração a menos que um número mínimo de duas pessoas esteja presente, e eles não estavam vendendo ingressos naquele momento, então eu basicamente estava ferrado. Sophie, a gerente geral, falou comigo sobre minhas opções. Haviam diversas delas, inclusive se responsabilizar pelo meu transporte, ou voltar mais tarde para o horário das 18hs. Eu não queria voltar até Manchester sem a chance de conferir, então decidi que voltaria ao anoitecer. Sophie também se ofereceu para responder algumas de minhas perguntas quando percebeu o motivo de eu estar ali. Eu pedi se havia intenção de tornar a atração permanente, e ela respondeu que sim. Também perguntei a inspiração para a estátua, e ela disse que foi desenhada exclusivamente para a Live Experience, então não é explicitamente a Lara do próximo jogo. A equipe foi bem gentil, e quando pedi para bater fotografias, me encorajaram a bater algumas das áreas onde era permitido.
 
 
Eu tinha bastante tempo para matar até o novo horário, então acabei assistindo cerca de 80% de The Unbearable Weight of Massive Talent no Curzon Cinema ali perto, era o único filme que estava passando e eu queria sair do sol. Eu voltei às 18hs e fui inserido em outro grupo que havia feito reserva como uma festa surpresa de aniversário para um cara chamado Tom. (Feliz aniversário, Tom!). Veja, eles todos se conheciam entre si e eu essencialmente estava invadindo uma festa de aniversário. Sim, foi um pouco desconfortável. Eles eram legais, então vejo isso como uma bênção disfarçada. O interesse por Tomb Raider variava bastante. Alguns tinham jogado toda a saga reboot, alguns haviam apenas assistido aos filmes, e alguns não sabiam absolutamente nada. E daí tinha eu. Eles ficaram tipo "ah, então você é fã dos jogos", e eu respondi tipo "heh, mais ou menos". Não sou um gamer muito orgulhoso, sabe.

Fotografias não eram permitidas além da sala de entrada. A intenção era que parecesse com a Mansão Croft, mas na verdade em nada se parecia. Mais parecia um pub britânico sem decoração. Parecia estar inacabada, e como o bar ainda não estava aberto na minha visita, acredito que esse seja o caso. Nessa sala, os alto-falantes tocavam o tema original de Tomb Raider e Venice Violins de Tomb Raider II. De início, pareciam novos arranjos, mas após ouvir melhor – pareciam as versões usadas na Tomb Raider Suite. Eu perguntei a origem das músicas, mas eles não tinham certeza, podiam apenas dizer que tinham sido "feitas" pela Crystal Dynamics e pela Square Enix, mas eu não apostaria nisso. Se você pretende ir, por favor guarde todos seus pertences no armário. Alguém tentou entrar com o telefone escondido e eles não gostaram disso.
 
Antes de nos despedir dos leitores que não querem spoilers, permita-me fazer alguns comentários gerais antes de entrar em detalhes. Em primeiro lugar, a atração envolve mais atividades físicas do que você esperaria. Eu me considero uma pessoa bem ativa, então não achei isso ruim. Ela pode ser um desafio caso você não seja tão ativo, mas ainda é bastante realizável. Você irá pular, rastejar, escalar e descer de tirolesa. Também existem alguns espaços apertados, então se você sofre qualquer tipo de claustrofobia, tem uma seção que não irá conseguir completar. A equipe irá tomar as ações necessárias para te ajudar, mas você precisa falar antes de entrar pois é bem apertado e eles não vão conseguir te puxar para fora. Eu não sou claustrofóbico, mas achei um pouco desconfortável. É apertado e escuro. Coisas como a tirolesa e o salto de fé parecem assustadoras, mas não deveriam ser um problema pois há um acolchoamento super macio para te proteger. Faça um esforço, você consegue!

Em segundo lugar, a experiência por si é bem empolgante. Os atores são incansáveis e bons no que estão fazendo. Ás vezes até exageram, mas tudo é tão encantador. Entre nessa. Interprete papeis junto com eles. Todos estarão em personagem e cada um possui uma história própria, pergunte a eles sobre seus passados. Você terá a melhor experiência ao se engajar. Os cenários são bons, mas não ótimos. Existem algumas coisas que quebram a imersão, inclusive a selva que é usada para duas seções distintas, e elas não são isoladas, então você pode ver outros grupos enquanto está em sua própria jornada para salvar o mundo. Na última parte, eu pude ouvir outras pessoas gritando e rindo enquanto desciam a tirolesa. Só precisa de alguns ajustes. Outra coisa, às vezes você mal consegue escutar o Zip, e normalmente todo mundo está falando ao mesmo tempo. Enquanto estamos falando dos personagens: existem referências ao lore da franquia, mas não espere muito. Quase todos os personagens que você vai encontrar pessoalmente são novos. Os puzzles podem ser divertidos para se desvendar em equipe, mas não parece haver muito tempo para resolvê-los. Você pode perder relíquias se não completar os puzzles a tempo. Nosso grupo encontrou seis relíquias, o que não parecia muito até que nos falaram que estávamos acima da média até o momento. Alguns dos puzzles não funcionaram. Não vou dizer em qual seção, mas perdemos duas relíquias pois os mecanismos não estavam construídos corretamente. Como essa ainda era uma semana de prévias, acredito que isso será consertado em breve.

Resumidamente: a Live Experience é divertida. Dura cerca de 75 minutos, e certas partes parecem que foram feitas às pressas, mas você certamente vai se encontrar sorrindo conforme avança. A Live Experience, e viajar até Londres para isso, é um investimento alto, eu só recomendaria para os fãs mais hardcore de Tomb Raider por esse preço, e ainda assim diria para encontrarem outros motivos para visitar Camden na ocasião. Existem ótimos puzzles e atividades físicas, e é incrível entrar em uma história imersiva, especialmente uma dentro do universo Tomb Raider. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mas tenho certeza de que virão com o tempo. A atração é melhor aproveitada com um grupo de amigos, e não como um penetra em uma festa de aniversário.

Certo, se você não quer spoilers, peça para sair. Procederemos com grandes spoilers a partir daqui.
 
Quando a experiência começou, fomos levados para um pequeno estúdio dentro da Mansão Croft. Vocês são imediatamente colocados nos papeis de estudantes favoritos de Lara, e o líder do grupo receberá uma mochila. O papel de líder por si não é importante, mas a mochila sim. Há um caminho em abóbadas até uma porta que é aberta por uma assistante bem animada de Lara. Ela se chama Parker e "teleporta" vocês para a Finlândia, onde a história começa. Parker fala para o grupo sobre esferas que vocês encontrarão no decorrer da atração, existem dois tipos que você precisa ficar atento: esferas de teleporte para ir de uma seção para outra, e esferas elementais que devem ser coletadas (que chamaremos de relíquias). Parker mostra ao grupo uma mensagem de Lara em vídeo antes de começar.

Infelizmente, o vídeo com Alicia provavelmente não estava pronto — já que para nós apenas apresentaram um clipe de áudio com uma fotografia do filme Tomb Raider: A Origem. Eu fiquei decepcionado. Ela soa exatamente como você lembra de 2018, não espere por uma performance digna de Oscar na Live Experience, mas foi legal ouvir Alicia como Lara em uma nova história. Ela informa o grupo sobre Aidan, o antagonista, e seus planos para acabar o mundo com um terceiro e perigoso tipo de esfera. A gravação é interrompida quando as tropas de Aidan chegam ao local onde ela está e uma batalha acontece. Parker então leva todos para dentro de uma cabine de madeira para procurar por relíquias. Não vou detalhar os puzzles, mas eles começam bem simples e ficam mais difíceis conforme as coisas avançam.


A atriz que interpreta Parker era encantadora, ela me fazia sorrir de orelha à orelha com um charme natural. Todos os atores na experiência não têm medo de desafiar e provocar os convidados, e Parker não tinha medo de nos dizer que éramos estudantes absolutamente "terríveis" e que éramos os favoritos pois Lara sentia pena de nós. Quando os mercenários de Aidan chegam, Parker direciona vocês para um compartimento secreto atrás de uma estante. Enquanto esperávamos algo acontecer, coloquei meu ouvido contra o fundo da estante e pude ouvir Parker gritando e sendo "morta" pela gangue. Foi bem sútil e eu fui o único a perceber, mas foi um toque legal.
 
Fomos então colocados em um caminhão em movimento (mas ainda parado) para uma seção de tiro com arco e flecha. Essa foi a pior parte da experiência para mim, já que ninguém recebeu orientações de como usá-lo corretamente, e os alvos na projeção não pareciam reagir quando eram atingidos. Zip, interpretado por Allen Maldonado, então hackeia o sistema de áudio. Allen vai ser Zip na série animada da Netflix, mas essa é sua primeira "aparição" no papel. Posso falar em primeira mão que ele soa bem como Zip. É uma mistura do que ouvimos anteriormente em Chronicles e na trilogia LAU, mas está muito mais perto do primeiro.  Ele parecia um pouco bobalhão e não muito sério, como esperado. Ele foi ótimo! Quando ouvirmos ele na série animada, sinto que as pessoas não vão ter muito o que reclamar. Zip é um personagem simpático, e Allen mandou bem. Alex Desert tem competição.

Depois da seção de tiro, nos falaram para descer um corredor até a porta de um barco. O ator que guiou a seção de tiro nos disse para inventarmos uma mentira para entrarmos no barco. O líder do nosso grupo decidiu dizer que éramos engenheiros e que havia "um buraco no fundo do barco". Então, uma garota surgiu bastante preocupada, pois uma tempestade estava prestes a começar. Ela nos disse que era uma negociante de artes, e que não sabia o que nossas relíquias faziam mas nos ajudaria a encontrá-las. Elas estavam armazenadas em dois canos, mas não importava o que fizéssemos, não conseguimos pegá-las — foi então que percebemos que havia um problema no jogo e não seria possível obtê-las. Hmm. Vale notar que uma das caixas de embarque tinha o emblema dos Croft, e dentro dela pudemos ver o arco composto de Lara e a picareta de escalada — uma referência super bacana e que eu não estava esperando. Conforme o navio começava a "afundar", usamos outra esfera para nos "teleportar" para a próxima área. Na saída, a negociante de artes nos pediu se poderíamos dar a ela um dos dois medipacks em nossa mochila, para que ela pudesse sobreviver ao naufrágio. Para ser honesto... não o demos para ela. Deixamos ela para morrer no navio...

Seguindo em frente! Nós então "teleportamos" para Costa Rica, essa é a parte com a tirolesa. O ator controlando a tirolesa disse que era um ex-marinheiro e amigo de Lara que estava de férias em Costa Rica, até que ela ligou para ele ajudar a impedir Aidan. É legal saber que Lara está se socializando. A tirolesa é bem simples, apenas segure firme e você vai ficar bem. Não há nada de demais.

Então, vocês entram em uma caverna onde devem encontrar mais relíquias à medida que os homens de Aidan se aproximam. O explorador de cavernas tem uma mensagem breve de Jonah (ele afira ser o melhor amigo de Jonah). Foi bem breve, e Jonah é interpretado por Earl Baylon, não havia nada demais nessa mensagem — soava exatamente como ele, afinal. Um membro do meu grupo disse "eu conheço o Jonah!", e acho que esse é basicamente o único propósito dele aqui. Jonah disse que iria preparar uma grande refeição para o grupo quando voltássemos à Mansão Croft. Daora. Aqui haviam dois puzzles: uma máquina de mineração e uma que tinha um telescópio atlanteano. Eu me foquei no segundo (obviamente) e ele exigia a tradução de alguns símbolos e a locomoção de uma coisa num trilho. Nada nos foi explicado além de nos dizerem a direção que estava o norte. Não tivemos tempo para resolvê-los, pois "gás" começou a tomar a caverna e fomos apressados para a próxima área.

Essa próxima parte era um percurso de treinamento na Costa Rica, com dois atores australianos. Vocês precisam completar o percurso e se provarem capazes fisicamente antes de poder procurar as relíquias escondidas no lugar. Eu encontrei duas das três nessa seção, uma estava escondida perto de um esqueleto, e, para a outra, eu precisei escalar uma plataforma alta, onde a encontrei no estojo dos binóculos de outro esqueleto. Nesse momento, os atores estavam elogiando minhas #skills e eu queria que eles parássem pois não queria ser uma distração da festa de aniversário. Mas tanto faz, quem se importa?

Depois disso, nos avisaram que estávamos no caminho para o confronto final, e que a próxima seção era incrivelmente claustrofóbica. E eles não estavam mentindo, logo que a porta do templo se abriu havia um espaço estreito para rastejar por diversos níveis. Não dá para ver absolutamente nada lá dentro, e fica pior por conta das folhagens suspensas para limitar ainda mais seus sentidos. Também era mais longo do que esperado, durando uns dois ou três bons minutos. Do outro lado, encontramos uma mercenária que trabalhava para Aidan e estava morrendo. Ela nos deu uma última relíquia e nos disse para fazer um salto de fé de uma plataforma. Era um salto bem alto, mais alto do que eu imaginava, mas não é nada que você não possa aguentar. Antes de nos despedirmos da mercenária, tivemos a escolha de dar-lhe um dos medipacks, e dessa vez o fizemos. Me pergunto se a negociante de artes sobreviveu ao naufrágio...

Então restava confrontar Aidan, que estava prestes a usar uma das esferas para mergulhar o mundo em caos total. Aidan tem uma conversa com Lara aqui, Lara novamente sendo interpretada por Alicia, e ela implora para que ele pare o que está fazendo. Lara é quase visível aqui, parece ser um animatrônico sem rosto usado com gestos cartunescos para acompanhar o diálogo dramático de Alicia, com uma luz cegante ocultando o seu rosto e criando uma silhueta tridimensional. É um efeito muito legal. Aidan então provoca o grupo, enquanto aguardamos pelo sinal de Lara para colocarmos as relíquias nos pilares de pedra e impedir seu plano. Ele até tentou negociar com o grupo, oferecendo dinheiro — que alguém recusou e pediu por "paz mundial" ao invés, para o que ele respondeu "você realmente deseja isso?". Lara nos deu o sinal, colocamos as esferas onde deveriam ficar, e canhões ocultos dispararam fagulhas enquanto o templo entrava em colapso junto com os planos de Aidan. Foi uma sequência final bem empolgante.

Nossa última seção era em um avião. Enquanto voávamos de volta para Londres, Lara parabeniza o grupo por um interfone, e fala que teremos muito o que conversar na aula da semana seguinte. Winston então dá notas à aventura dos convidados. Nosso Winston não era velho, e não estava vestido como nos jogos, mais parecia um mordomo genérico chamado de Winston por causa dos jogos. Recebemos a classificação de "Rogue": "você não está fazendo nada errado, se ninguém sabe o que você está fazendo." Ele nos disse que a negociante de artes no navio havia morrido. Que pena... Na saída, Winston nos dá um cartão comercial da Natla Technologies. Eu suspirei quando ele falou esse nome. Ninguém no nosso grupo sabia quem era, então me deixaram ficar com o cartão. No cartão, consta o número de telefone 0203 983 5531. Por favor, não ligue para este número de fora do Reino unido já que o custo será enorme, mas eu disquei durante o trajeto para a estação do trem e ele, de fato, funciona. Uma voz feminina informa que a Natla Technologies está em operação desde 1945, mas após apertar 1 para maiores informações sobre os "testes clínicos", você é informado que não tem permissão para acessar a extensão e que não deve voltar a entrar em contato com a Natla Technologies — seu número é colocado "em um registro", mas você pode telefonar novamente e ouvir a mesma mensagem. Me pergunto se isso significa algo para o futuro.

 
De forma geral, foi uma experiência divertida e não decepcionou, mas como eu disse antes, é um custo muito alto que me faz perguntar se realmente vale a pena. Se você leu até aqui, pode julgar por si mesmo. É ótimo para os fãs hardcore de Tomb Raider, mas se você espera lore e muitas referências, pode ficar um pouco decepcionado ao descobrir que é quase tudo novo e feito para a atração. Parece ser corrida, e isso é ruim, mas realmente faz você se sentir um aventureiro. Ainda precisa de alguns refinamentos, já que pelo preço você esperaria por um produto bem finalizado. Eu não paguei nada além de uma passagem de trem bem cara, então não posso reclamar. Se você está nervoso por causa das atividades e o que podem exigir de você, eu diria vá em frente. Você vai se sentir bem em se desafiar, e a equipe e os atores vão cuidar de você. Eu daria 3,5/5.