Para aqueles que não sabem,
@SmashLara é
um dos meus maiores aliados dentro da comunidade. O influenciador se juntou ao
programa de fansites recentemente; após nossa fracassada campanha para
inserir a maior protagonista da história dos videogames no suposto maior
crossover do entretenimento, aos poucos ele mudou seu foco para uma cobertura sem paralelos de notícias.
Esse ano ele lançou o
CRFT MNR, um boletim mensal com tudo que você precisa saber.
Como ele mora na Inglaterra, teve a chance de conferir pessoalmente a
Live Experience — e foi até mesmo convidado para uma sessão de
prévia, antes da inauguração. Essa análise foi originalmente publicada na CRFT
MNR #4 e é apresentada aqui, numa tradução livre, com autorização.
Obrigado, Harry!
A segunda metade da análise entra em detalhes bem específicos, outrora
conhecidos como spoilers, então fique atento ao aviso no decorrer do
texto para saber onde interromper sua leitura, caso uma visita pessoal à
atração esteja em seus planos.
[ * * * ]
O Mercado de Camden é um espaço icônico de Londres, conhecido por todo o Reino
Unido e além por suas lojas e restaurantes únicos. A uma caminhada de 25
minutos da Estação Euston, a Live Experience está situadada bem no centro da
ação. Você já deve ter visto fotografias da entrada, mas, em pessoa, é
impressionante. A infâme estátua de Lara Croft exige sua atenção. De fato, eu
me peguei desprevenido quando a vi pela primeira vez, e lembro de ter soltado
um sonoro suspiro, provavelmente mais alto do que deveria. Diversas pessoas
estavam aproveitando para bater fotografias com a estátua, algo que eu também
fiz. Foi bem legal ver tantas pessoas, de todas as faixas etárias, interagindo
com ela. Eu tentei escutar algumas das conversas ao redor, todos falavam sobre
memórias queridas da série. Eu até mesmo ouvi uma conversa adorável entre um
pai e sua filha jovem, na qual ele contava para ela com entusiasmo sobre como
Lara era incrível nos três filmes.
Quando eu cheguei para o horário programado às 14hs, houve um imprevisto. As
outras pessoas que haviam sido convidadas para o horário não apareceram. Eles
não darão início à atração a menos que um número mínimo de duas pessoas esteja
presente, e eles não estavam vendendo ingressos naquele momento, então eu
basicamente estava ferrado. Sophie, a gerente geral, falou comigo sobre minhas
opções. Haviam diversas delas, inclusive se responsabilizar pelo meu
transporte, ou voltar mais tarde para o horário das 18hs. Eu não queria voltar
até Manchester sem a chance de conferir, então decidi que voltaria ao
anoitecer. Sophie também se ofereceu para responder algumas de minhas
perguntas quando percebeu o motivo de eu estar ali. Eu pedi se havia intenção
de tornar a atração permanente, e ela respondeu que sim. Também perguntei a
inspiração para a estátua, e ela disse que foi desenhada exclusivamente para a
Live Experience, então não é explicitamente a Lara do próximo jogo. A equipe
foi bem gentil, e quando pedi para bater fotografias, me encorajaram a bater
algumas das áreas onde era permitido.
Eu tinha bastante tempo para matar até o novo horário, então acabei assistindo
cerca de 80% de
The Unbearable Weight of Massive Talent
no Curzon Cinema ali perto, era o único filme que estava passando e eu queria
sair do sol. Eu voltei às 18hs e fui inserido em outro grupo que havia feito
reserva como uma festa surpresa de aniversário para um cara chamado Tom.
(Feliz aniversário, Tom!). Veja, eles todos se conheciam entre si e eu
essencialmente estava invadindo uma festa de aniversário. Sim, foi um pouco
desconfortável. Eles eram legais, então vejo isso como uma bênção disfarçada.
O interesse por Tomb Raider variava bastante. Alguns tinham jogado toda a saga
reboot, alguns haviam apenas assistido aos filmes, e alguns não sabiam
absolutamente nada. E daí tinha eu. Eles ficaram tipo "ah, então você é fã dos
jogos", e eu respondi tipo "heh, mais ou menos". Não sou um gamer muito
orgulhoso, sabe.
Fotografias não eram permitidas além da sala de entrada. A intenção era que
parecesse com a Mansão Croft, mas na verdade em nada se parecia. Mais parecia
um pub britânico sem decoração. Parecia estar inacabada, e como o bar ainda
não estava aberto na minha visita, acredito que esse seja o caso. Nessa sala,
os alto-falantes tocavam o tema original de Tomb Raider e
Venice Violins de
Tomb Raider II. De início, pareciam novos arranjos, mas após ouvir melhor –
pareciam as versões usadas na Tomb Raider Suite. Eu perguntei a origem das
músicas, mas eles não tinham certeza, podiam apenas dizer que tinham sido
"feitas" pela Crystal Dynamics e pela Square Enix, mas eu não apostaria nisso.
Se você pretende ir, por favor guarde todos seus pertences no armário. Alguém
tentou entrar com o telefone escondido e eles não gostaram disso.
Antes de nos despedir dos leitores que não querem spoilers, permita-me fazer
alguns comentários gerais antes de entrar em detalhes. Em primeiro lugar, a
atração envolve mais atividades físicas do que você esperaria. Eu me considero
uma pessoa bem ativa, então não achei isso ruim. Ela pode ser um desafio caso
você não seja tão ativo, mas ainda é bastante realizável. Você irá pular,
rastejar, escalar e descer de tirolesa. Também existem alguns espaços
apertados, então se você sofre qualquer tipo de claustrofobia, tem uma seção
que não irá conseguir completar. A equipe irá tomar as ações necessárias para
te ajudar, mas você precisa falar antes de entrar pois é bem apertado e eles
não vão conseguir te puxar para fora. Eu não sou claustrofóbico, mas achei um
pouco desconfortável. É apertado e escuro. Coisas como a tirolesa e o salto de
fé parecem assustadoras, mas não deveriam ser um problema pois há um
acolchoamento super macio para te proteger. Faça um esforço, você consegue!
Em segundo lugar, a experiência por si é bem empolgante. Os atores são
incansáveis e bons no que estão fazendo. Ás vezes até exageram, mas tudo é tão
encantador. Entre nessa. Interprete papeis junto com eles. Todos estarão em
personagem e cada um possui uma história própria, pergunte a eles sobre seus
passados. Você terá a melhor experiência ao se engajar. Os cenários são bons,
mas não ótimos. Existem algumas coisas que quebram a imersão, inclusive a
selva que é usada para duas seções distintas, e elas não são isoladas, então
você pode ver outros grupos enquanto está em sua própria jornada para salvar o
mundo. Na última parte, eu pude ouvir outras pessoas gritando e rindo enquanto
desciam a tirolesa. Só precisa de alguns ajustes. Outra coisa, às vezes você
mal consegue escutar o Zip, e normalmente todo mundo está falando ao mesmo
tempo. Enquanto estamos falando dos personagens: existem referências ao lore
da franquia, mas não espere muito. Quase todos os personagens que você vai
encontrar pessoalmente são novos. Os puzzles podem ser divertidos para se
desvendar em equipe, mas não parece haver muito tempo para resolvê-los. Você
pode perder relíquias se não completar os puzzles a tempo. Nosso grupo
encontrou seis relíquias, o que não parecia muito até que nos falaram que
estávamos acima da média até o momento. Alguns dos puzzles não funcionaram.
Não vou dizer em qual seção, mas perdemos duas relíquias pois os mecanismos
não estavam construídos corretamente. Como essa ainda era uma semana de
prévias, acredito que isso será consertado em breve.
Resumidamente: a Live Experience é divertida. Dura cerca de 75 minutos, e
certas partes parecem que foram feitas às pressas, mas você certamente vai se
encontrar sorrindo conforme avança. A Live Experience, e viajar até Londres
para isso, é um investimento alto, eu só recomendaria para os fãs mais
hardcore de Tomb Raider por esse preço, e ainda assim diria para encontrarem
outros motivos para visitar Camden na ocasião. Existem ótimos puzzles e
atividades físicas, e é incrível entrar em uma história imersiva,
especialmente uma dentro do universo Tomb Raider. Alguns ajustes ainda
precisam ser feitos, mas tenho certeza de que virão com o tempo. A atração é
melhor aproveitada com um grupo de amigos, e não como um penetra em uma festa
de aniversário.
Certo, se você não quer spoilers, peça para sair. Procederemos com grandes
spoilers a partir daqui.
Quando a experiência começou, fomos levados para um pequeno estúdio dentro da
Mansão Croft. Vocês são imediatamente colocados nos papeis de estudantes
favoritos de Lara, e o líder do grupo receberá uma mochila. O papel de líder
por si não é importante, mas a mochila sim. Há um caminho em abóbadas até uma
porta que é aberta por uma assistante bem animada de Lara. Ela se chama Parker
e "teleporta" vocês para a Finlândia, onde a história começa. Parker fala para
o grupo sobre esferas que vocês encontrarão no decorrer da atração, existem
dois tipos que você precisa ficar atento: esferas de teleporte para ir de uma
seção para outra, e esferas elementais que devem ser coletadas (que chamaremos
de relíquias). Parker mostra ao grupo uma mensagem de Lara em vídeo antes de
começar.
Infelizmente, o vídeo com Alicia provavelmente não estava pronto — já que para
nós apenas apresentaram um clipe de áudio com uma fotografia do filme Tomb
Raider: A Origem. Eu fiquei decepcionado. Ela soa exatamente como você lembra
de 2018, não espere por uma performance digna de Oscar na Live Experience, mas
foi legal ouvir Alicia como Lara em uma nova história. Ela informa o grupo
sobre Aidan, o antagonista, e seus planos para acabar o mundo com um terceiro
e perigoso tipo de esfera. A gravação é interrompida quando as tropas de Aidan
chegam ao local onde ela está e uma batalha acontece. Parker então leva todos
para dentro de uma cabine de madeira para procurar por relíquias. Não vou
detalhar os puzzles, mas eles começam bem simples e ficam mais difíceis
conforme as coisas avançam.
A atriz que interpreta Parker era encantadora, ela me fazia sorrir de orelha à
orelha com um charme natural. Todos os atores na experiência não têm medo de
desafiar e provocar os convidados, e Parker não tinha medo de nos dizer que
éramos estudantes absolutamente "terríveis" e que éramos os favoritos pois
Lara sentia pena de nós. Quando os mercenários de Aidan chegam, Parker
direciona vocês para um compartimento secreto atrás de uma estante. Enquanto
esperávamos algo acontecer, coloquei meu ouvido contra o fundo da estante e
pude ouvir Parker gritando e sendo "morta" pela gangue. Foi bem sútil e eu fui
o único a perceber, mas foi um toque legal.
Fomos então colocados em um caminhão em movimento (mas ainda parado) para uma
seção de tiro com arco e flecha. Essa foi a pior parte da experiência para
mim, já que ninguém recebeu orientações de como usá-lo corretamente, e os
alvos na projeção não pareciam reagir quando eram atingidos. Zip, interpretado
por Allen Maldonado, então hackeia o sistema de áudio.
Allen vai ser Zip na série animada da Netflix, mas essa é sua primeira "aparição" no papel. Posso falar em primeira mão
que ele soa bem como Zip. É uma mistura do que ouvimos anteriormente em
Chronicles e na trilogia LAU, mas está muito mais perto do primeiro. Ele
parecia um pouco bobalhão e não muito sério, como esperado. Ele foi ótimo!
Quando ouvirmos ele na série animada, sinto que as pessoas não vão ter muito o
que reclamar. Zip é um personagem simpático, e Allen mandou bem.
Alex Desert
tem competição.
Depois da seção de tiro, nos falaram para descer um corredor até a porta de um
barco. O ator que guiou a seção de tiro nos disse para inventarmos uma mentira
para entrarmos no barco. O líder do nosso grupo decidiu dizer que éramos
engenheiros e que havia "um buraco no fundo do barco". Então, uma garota
surgiu bastante preocupada, pois uma tempestade estava prestes a começar. Ela
nos disse que era uma negociante de artes, e que não sabia o que nossas
relíquias faziam mas nos ajudaria a encontrá-las. Elas estavam armazenadas em
dois canos, mas não importava o que fizéssemos, não conseguimos pegá-las — foi
então que percebemos que havia um problema no jogo e não seria possível
obtê-las. Hmm. Vale notar que uma das caixas de embarque tinha o emblema dos
Croft, e dentro dela pudemos ver o arco composto de Lara e a picareta de
escalada — uma referência super bacana e que eu não estava esperando. Conforme
o navio começava a "afundar", usamos outra esfera para nos "teleportar" para a
próxima área. Na saída, a negociante de artes nos pediu se poderíamos dar a
ela um dos dois medipacks em nossa mochila, para que ela pudesse sobreviver ao
naufrágio. Para ser honesto... não o demos para ela. Deixamos ela para morrer
no navio...
Seguindo em frente! Nós então "teleportamos" para Costa Rica, essa é a parte
com a tirolesa. O ator controlando a tirolesa disse que era um ex-marinheiro e
amigo de Lara que estava de férias em Costa Rica, até que ela ligou para ele
ajudar a impedir Aidan. É legal saber que Lara está se socializando. A
tirolesa é bem simples, apenas segure firme e você vai ficar bem. Não há nada
de demais.
Então, vocês entram em uma caverna onde devem encontrar mais relíquias à
medida que os homens de Aidan se aproximam. O explorador de cavernas tem uma
mensagem breve de Jonah (ele afira ser o melhor amigo de Jonah). Foi bem
breve, e Jonah é interpretado por Earl Baylon, não havia nada demais nessa
mensagem — soava exatamente como ele, afinal. Um membro do meu grupo disse "eu
conheço o Jonah!", e acho que esse é basicamente o único propósito dele aqui.
Jonah disse que iria preparar uma grande refeição para o grupo quando
voltássemos à Mansão Croft. Daora. Aqui haviam dois puzzles: uma máquina de
mineração e uma que tinha um telescópio atlanteano. Eu me foquei no segundo
(obviamente) e ele exigia a tradução de alguns símbolos e a locomoção de uma
coisa num trilho. Nada nos foi explicado além de nos dizerem a direção que
estava o norte. Não tivemos tempo para resolvê-los, pois "gás" começou a tomar
a caverna e fomos apressados para a próxima área.
Essa próxima parte era um percurso de treinamento na Costa Rica, com dois
atores australianos. Vocês precisam completar o percurso e se provarem capazes
fisicamente antes de poder procurar as relíquias escondidas no lugar. Eu
encontrei duas das três nessa seção, uma estava escondida perto de um
esqueleto, e, para a outra, eu precisei escalar uma plataforma alta, onde a
encontrei no estojo dos binóculos de outro esqueleto. Nesse momento, os atores
estavam elogiando minhas #skills e eu queria que eles parássem pois não queria
ser uma distração da festa de aniversário. Mas tanto faz, quem se
importa?
Depois disso, nos avisaram que estávamos no caminho para o confronto final, e
que a próxima seção era incrivelmente claustrofóbica. E eles não estavam
mentindo, logo que a porta do templo se abriu havia um espaço estreito para
rastejar por diversos níveis. Não dá para ver absolutamente nada lá dentro, e
fica pior por conta das folhagens suspensas para limitar ainda mais seus
sentidos. Também era mais longo do que esperado, durando uns dois ou três bons
minutos. Do outro lado, encontramos uma mercenária que trabalhava para Aidan e
estava morrendo. Ela nos deu uma última relíquia e nos disse para fazer um
salto de fé de uma plataforma. Era um salto bem alto, mais alto do que eu
imaginava, mas não é nada que você não possa aguentar. Antes de nos
despedirmos da mercenária, tivemos a escolha de dar-lhe um dos medipacks, e
dessa vez o fizemos. Me pergunto se a negociante de artes sobreviveu ao
naufrágio...
Então restava confrontar Aidan, que estava prestes a usar uma das esferas para
mergulhar o mundo em caos total. Aidan tem uma conversa com Lara aqui, Lara
novamente sendo interpretada por Alicia, e ela implora para que ele pare o que
está fazendo. Lara é quase visível aqui, parece ser um animatrônico sem rosto
usado com gestos cartunescos para acompanhar o diálogo dramático de Alicia,
com uma luz cegante ocultando o seu rosto e criando uma silhueta
tridimensional. É um efeito muito legal. Aidan então provoca o grupo, enquanto
aguardamos pelo sinal de Lara para colocarmos as relíquias nos pilares de
pedra e impedir seu plano. Ele até tentou negociar com o grupo, oferecendo
dinheiro — que alguém recusou e pediu por "paz mundial" ao invés, para o que
ele respondeu "você realmente deseja isso?". Lara nos deu o sinal, colocamos
as esferas onde deveriam ficar, e canhões ocultos dispararam fagulhas enquanto
o templo entrava em colapso junto com os planos de Aidan. Foi uma sequência
final bem empolgante.
Nossa última seção era em um avião. Enquanto voávamos de volta para Londres,
Lara parabeniza o grupo por um interfone, e fala que teremos muito o que
conversar na aula da semana seguinte. Winston então dá notas à aventura dos
convidados. Nosso Winston não era velho, e não estava vestido como nos jogos,
mais parecia um mordomo genérico chamado de Winston por causa dos jogos.
Recebemos a classificação de "Rogue": "você não está fazendo nada errado, se
ninguém sabe o que você está fazendo." Ele nos disse que a negociante de artes
no navio havia morrido. Que pena... Na saída, Winston nos dá um cartão
comercial da Natla Technologies. Eu suspirei quando ele falou esse nome.
Ninguém no nosso grupo sabia quem era, então me deixaram ficar com o cartão.
No cartão, consta o número de telefone 0203 983 5531. Por favor, não ligue
para este número de fora do Reino unido já que o custo será enorme, mas eu
disquei durante o trajeto para a estação do trem e ele, de fato, funciona. Uma
voz feminina informa que a Natla Technologies está em operação desde 1945, mas
após apertar 1 para maiores informações sobre os "testes clínicos", você é
informado que não tem permissão para acessar a extensão e que não deve voltar
a entrar em contato com a Natla Technologies — seu número é colocado "em um
registro", mas você pode telefonar novamente e ouvir a mesma mensagem. Me
pergunto se isso significa algo para o futuro.
De forma geral, foi uma experiência divertida e não decepcionou, mas como eu disse antes, é um custo muito alto que me faz perguntar se realmente vale a pena. Se você leu até aqui, pode julgar por si mesmo. É ótimo para os fãs hardcore de Tomb Raider, mas se você espera lore e muitas referências, pode ficar um pouco decepcionado ao descobrir que é quase tudo novo e feito para a atração. Parece ser corrida, e isso é ruim, mas realmente faz você se sentir um aventureiro. Ainda precisa de alguns refinamentos, já que pelo preço você esperaria por um produto bem finalizado. Eu não paguei nada além de uma passagem de trem bem cara, então não posso reclamar. Se você está nervoso por causa das atividades e o que podem exigir de você, eu diria vá em frente. Você vai se sentir bem em se desafiar, e a equipe e os atores vão cuidar de você. Eu daria 3,5/5.