domingo, 29 de maio de 2022

Impressões sobre Among Walls

Among Walls é um caso curioso. O título havia sido listado há poucos meses na Steam e chamou atenção dos fãs pela óbvia inspiração em suas imagens — e os trailers iniciais até mesmo faziam uso de animações de Angel of Darkness, algo que foi rapidamente substituído quando a comunidade começou a criticar abertamente o jogo. Uma versão preliminar do jogo foi lançada na semana passada, no sistema de acesso antecipado, e foi removida meras horas depois.
 
O jogo em si é, indubitavelmente, um clone de nosso amado Tomb Raider. Por si, isso não chega a ser um problema, basta lembrar de alguns jogos lançados no final dos anos 1990 onde controles e mecânicas de jogo eram similares, até demais, como por exemplo Indiana Jones and the Infernal Machine, The Mummy e Prince of Persia 3D

Among Walls, em contrapartida, foi apresentado como uma homenagem ao "icônico jogo dos anos 90". A protagonista, Kiara Bell, é descrita como uma aventureira intrépida, que parte para os Andes equipada com duas pistolas para explorar tumbas em busca de tesouros e artefatos misteriosos... Meio sus.


A fundação do jogo é essencialmente a mesma de TR1, com um mundo construído em blocos, mas os controles são "modernizados". Eu os descreveria como um híbrido bizarro dos controles das sagas clássica e Legend, e admito que me frustrei muito enquanto tentava aprendê-los mas, com o tempo, acabei me acostumando. A facilidade de morrer (qualquer altura parece ser alta demais para Kiara) e a distância entre os checkpoints tornaram esse um processo muito mais irritante do que o ideal.

Honestamente, as animações da personagem são ruins, talvez pela falta de fluidez entre as transições, e o sistema de combate tenta imitar o de TRL mas não o faz muito bem. Muito trabalho ainda precisa ser investido nesses sistemas (em todo o jogo, de forma geral) até que algo sólido e funcional seja apresentado. Encontrei diversos bugs também, como atravessar paredes com cambalhotas ou ficar preso numa animação de caminhada enquanto empurrava blocos ou nadava.


Essa versão beta traz cinco níveis. Os quatro níveis nos Andes possuem, sim, muitas áreas familiares com as do jogo original mas, como um todo, são diferentes o bastante em minha opinião. Eu particularmente gosto da abordagem minimalista no design, usando cores sólidas ao invés de texturas. Mas, como os ambientes tendem a ser vazios, combinados com a estrutura em blocos, esse efeito acaba saindo pela culatra e causa uma sensação de repetitividade muito grande.

O quinto nível é ambientado na casa da garota. Kiara, naturalmente, mora numa mansão exageradamente grande e que mais parece um castelo, onde ela pode praticar seus movimentos. Uma mensagem informa que esse nível ainda está em desenvolvimento, mas é necessário destacar que é um ambiente vazio demais, talvez um escopo infinitamente menor seria mais proveitoso. Os tesouros obtidos na campanha são convertidos em dinheiro para trocar por decorações para o lar, mas a funcionalidade ainda não está implementada.


Essa versão do jogo é curta, sendo possível finalizá-la em cerca de duas horas, e você sabe exatamente o que esperar: alavancas, chaves, segredos, blocos para empurrar, lobos, morcegos, ursos, e dinossauros. A título de curiosidade, eu diria que vale a pena conferir, mas quero aproveitar esse espaço para tentar explicar o porquê o jogo já não pode mais ser obtido (embora ainda não saibamos se isso é provisório ou permanente).

Como eu disse anteriormente, a comunidade foi bem vocal nas críticas ao desenvolvedor. Na tela de créditos, o autor do projeto se credita como "estúdio de um homem só", mas em respostas ele afirma que outras pessoas ajudaram e por isso não tinha ciência da origem de certos elementos. A engine, por exemplo, parece tomar o projeto gratuito URaider como ponto de partida — e, salvo engano, as animações de AOD fazem parte desse pacote —, o que veio a se tornar um problema pois Among Walls estava sendo vendido.

Outra crítica é de que algumas das áreas são similares demais a um nível do Level Editor. Nesse caso, o autor do projeto admitiu que tomou "inspiração" e ofereceu uma linha de crédito ao autor original, ao invés de acatar ao desejo de remover essas salas. Essa decisão não desceu bem e, novamente, só é um problema pois Among Walls é um produto comercial. Se fosse um jogo gratuito, como os inúmeros protótipos que existem em sites como itch.io, provavelmente ninguém se incomodaria.


Nesse momento, é difícil dizer o que vai acontecer com Among Walls — se alguém ainda se importa, é claro. A julgar pelas mensagens do autor, o jogo foi removido para que as "correções necessárias" sejam feitas, mas acho que o estrago já está feito. E veja, mesmo o modelo da personagem principal não é exatamente uma criação original do projeto...

Para todos os efeitos, eu gravei um vídeo demonstrando o primeiro nível na íntegra:


Impressões baseadas em um acesso concedido pela McMagic Productions.