sábado, 14 de maio de 2022

Mapas de Fortnite inspirados por Tomb Raider

Sim, cá estou eu com mais conteúdo que você não encontraria em lugar algum. Passei a última semana visitando uma série de "níveis" inspirados por Tomb Raider desenvolvidos dentro do modo Criativo de Fortnite. Abaixo, listo todos os mapas que encontrei, se souber de algum que esteja faltando nesta lista (ou até mesmo se tenha desenvolvido um próprio), não hesite em entrar em contato que adicionarei assim que possível.

Suspeito que o modo Criativo seja um tanto quanto restrito mas algumas das mecânicas familiares estão presentes, como armadilhas e alavancas. Talvez não apele para todos, mas eu realmente gosto do estilo artístico de Fortnite, então curti essa série de aventuras... na maior parte do tempo. Vou comentar brevemente minhas experiências com os níveis a seguir.
 
Para jogar qualquer mapa sozinho, recomendo iniciar o modo Criativo e inserir o código da ilha desejada em um dos terminais próximos aos portais. Se inserir diretamente o código no menu principal, acredito que o jogo tentará fazer um matchmaking público.
 
[Atualizado em 28/03/2024:] Dois novos mapas adicionados ao fim da lista.
 
[ * * * ]
 
Mystery at Croft Manor
Criado por: Alliance

Esse mapa dispensa comentários, foi desenvolvido por uma equipe dedicada e publicada poucos dias após a chegada de Lara Croft ao jogo. Recomendado! (Confira minha galeria completa de screenshots aqui, e um guia para os colecionáveis aqui.)

 
[ * * * ] 
 
Croft Manor Hub
Criado por: Alliance
 
Durante a semana inaugural de Lara no jogo, esse era o hub central do modo Criativo, com alguns pontos de interesse para explorar enquanto você e seus amigos decidiam o que jogar. Infelizmente, não está mais acessível: o jogo reconhece o código da ilha, mas retorna a mensagem de "Acesso Negado". (Confira minha galeria completa de screenshots aqui.)
 
[ * * * ] 
 
Lara Croft and the Tomb of Xolotl
Criado por: ryuji-takarada

Um mapa muito bem construído e divertido — exceto, talvez, durante a longa escalada até o topo de uma torre. Excelente ambientação e até mesmo conta com uma narrativa, através de prompts de texto. Recomendado!


 
[ * * * ] 
 
Lara Croft and the Secret of the Grotto
Criado por: ryuji-takarada

Dando continuidade aos eventos do mapa acima, Lara agora invade catacumbas abaixo de uma catedral francesa. Novamente a ambientação é excelente, e existe uma área bem avançada tecnologicamente nas profundezas das cavernas que me fez lembrar dos Isu. Algumas das sequências de plataforma podem testar sua paciência, mas ainda assim recomendo.


 
[ * * * ] 
 
Tomb Raider: Temple of Scion
Criado por: xvonklutch

Confesso que fiquei perdido durante muito tempo neste mapa, sem perceber que existia mais de uma opção de armamento para se comprar na bancada. Dica: você precisa de minas explosivas. Bons puzzles, armadilhas mortais, e de forma geral um layout bem interessante. A área final, claramente inspirada pelo confronto contra Natla em Out of Time, é um pouco cansativa, e após desativar o mecanismo fique esperto para escapar a tempo, caso contrário ficará preso em um ciclo de respawn infinito.


 
[ * * * ] 
 
Croft Manor
Criado por: ryuji-takarada

O título diz tudo, não é verdade? Aqui, a mansão fica em uma ilha particular e você pode explorar seu interior e exterior. Você pode até sobrevoar a propriedade com um helicóptero, se desejar.

 
[ * * * ] 
 
Le Manoir de Lara Croft
Criado por: mikado-tv

Diferentemente do mapa acima, aqui você fica restrito às áreas externas da mansão (e é possível subir até o telhado, com paciência). O mapa propôe o objetivo de coletar 20 moedas douradas, e você pode competir com seus amigos para ver quem atinge essa meta primeiro.

 
[ * * * ] 
 
A la Recherche du Joyau de Qualopec
Criado por: ecto-1

Uma espécie de reconstrução dos níveis ambientados no Peru de Anniversary, dentro das limitações impostas pelo jogo. Espinhos que causam morte instantânea não são sinalizados, forçando um sofrível estilo de jogo baseado em tentativa e erro, e de forma geral não é muito intuitivo para o jogador comum. Pessoalmente, minha paciência estava completamente esgotada no decorrer do vale perdido.


 
[ * * * ] 
 
Tomb Raider: Temple Escape
Criado por: ya-boi-5pcd

Uma série de corredores repletos de armadilhas que causam morte instantânea, exigindo que você navegue-os rapidamente. De acordo com meu sobrinho, especialista no jogo, existem centenas de mapas nesse estilo, mudando apenas o visual. Naturalmente, não passei da primeira área.
 
[ * * * ] 
 
Deathmatch Tomb Rider
Criado por: 2rdev

Estou listando esse mapa no final pois é uma arena para partidas de deathmatch. Existem alguns inimigos no mapa e alguns pontos de interesse para conferir sozinho, mas o foco realmente não é esse.
 
[ * * * ]
 
Skywars: Tomb Raider! (Clear Sky)
Criado por: xousa

Outro mapa com foco em partidas deathmatch, este formado de diversas ilhotas flutuantes nos céus. (Adicionado à postagem em 26/11/2022.)

 
[ * * * ]
 
Portal-Art #1 Lara Croft
Criado por: yomna

Este mapa não chega a ser exatamente "jogável": trata-se de um cenário desenhado para ser usado como pano de fundo em fotografias virtuais, possivelmente inspirado por Yamatai? Uma floresta sombria com uma luz misteriosa para efeito atmosférico ao fundo... (Adicionado à postagem em 26/11/2022.)

 
[ * * * ]
 
The Runner 2 (Jungle Travel)
Criado por: takey

Uma série de desafios de navegação típicos de Fortnite, após as Flechas de Onda de Choque eu desisti, mas chegar até lá se provou tão difícil quanto recompensador. O autor inseriu um sistema de flechas de corda, similar ao reboot, e as inspirações pelas tumbas da saga Survivor são óbvias. (Adicionado à postagem em 20/03/2023.)

 
[ * * * ]
 
Cave Art
Criado por: chasejackman

Outro cenário para usar em suas fotografias virtuais. Talvez não seja diretamente inspirado, mas remete às cavernas costeiras do início de TR2013 e o próprio criador do mapa usou a skin de Lara Croft para divulgá-lo. (Adicionado à postagem em 07/04/2023.)

 
[ * * * ]
 
UEFN Jungle Artistic
Criado por: chasejackman

Do mesmo autor do mapa acima, e também com o propósito de demonstrar as novas capacidades da Unreal Engine integrada para cenários virtuais. (Adicionado à postagem em 09/07/2023.)

[ * * * ]
 
Tomb Raider 2 Fortnite Remastered
Criado por: lisamilano

Uma recriação do nível Venice de Dagger of Xian. A escala está exageradamente maior, mas o layout é bem fiel ao material-fonte, inclusive na forma de progressão até a abertura da porta com o relógio no final. Não há checkpoints, então uma abordagem inteligente se faz necessária para lidar com os diversos mercenários. (Adicionado à postagem em 27/11/2023.)



[ * * * ]
 
Tomb Raider
Criado por: Peres_9807

Este mapa segue uma estrutura similar a um nível de Tomb Raider, com sequências de plataforma, navegação de ambientes, um pouco de combate, e armadilhas. Simples, mas divertido. (Adicionado à postagem em 28/03/2024.)



[ * * * ]
 
Tomb Raider Trials
Criado por: umigames

Neste mapa, você precisa vencer salas de desafio para conseguir mais recursos e destravar salas e equipamentos adicionais. Você pode evoluir um minerador automático que concede recursos bônus por segundo, agilizando seu progresso nos três biomas distintos. (Adicionado à postagem em 28/03/2024.)