segunda-feira, 2 de maio de 2022

Embracer Group adquire franquia Tomb Raider

A Embracer Group, um conglomerado de diversas empresas de games e de mídias relacionadas com base na Suécia, anunciou hoje pela manhã que fechou um acordo com a Square Enix para adquirir os estúdios de sua divisão ocidental — Crystal Dynamics, Eidos Montréal, e Square Enix Montréal —, bem como suas respectivas propriedades intelectuais, dentre as quais está Tomb Raider.
 
Essa transição deve ser finalizada até setembro e inclui toda a força operacional dos estúdios, totalizando mais de 1100 funcionários em oito regiões diferentes. O diretor da Embracer, Lars Wingefors, em uma transmissão direcionada aos acionistas, afirmou tratar-se de um investimento a longo prazo, esperando um retorno em até dez anos, e ele reconhece o potencial das franquias a ser explorado em outras formas de mídia.

Phil Rogers, atual diretor executivo da divisão ocidental da Square Enix, diz que novas parcerias serão possíveis de forma a elevar as franquias às suas melhores versões. Scot Amos, líder da Crystal Dynamics, também fala que existem muitas possibilidades a se explorar com as franquias e afirma que o melhor ainda está por vir...

A franquia recentemente atingiu o marco de 88 milhões de cópias vendidas.

Apesar da surpresa, essa venda não chega a ser inesperada. Citei por aqui no passado que a Square Enix sempre determinava os lançamentos dos estúdios ocidentais como fracassos comerciais, mesmo quando eles batiam recordes de vendas — como foi o caso do reboot, lançado em 2013. Pessoalmente, eu me encontro na mesma situação de desconforto que estávamos em 2009: o que pode acontecer agora?

A Embracer pode acabar trazendo mudanças bastante favoráveis, apenas espero que nada se perca no caminho. Temos uma série animada, um filme, Reloaded, ports de Guardian of Light e Temple of Osiris para Switch, e um novo jogo formalmente revelado há poucas semanas (e que nunca apareceu na página de imprensa da Square Enix... curioso, não é?), tudo esperançosamente em andamento mas sem notícias concretas para nos manter calmos.
 
Por fim, convenhamos, por mais que a Square sempre incluísse Tomb Raider como sua segunda maior franquia em número de vendas em todos comunicados à imprensa, eles não tratavam-na com a mesma atenção que dispensavam para Final Fantasy e Dragon Quest. Quem sabe, agora, Lara Croft tenha chances reais de aparecer num futuro Super Smash Bros....
 
O catálogo da Embracer é extremamente extenso, com mais de 850 franquias e 100 estúdios de desenvolvimento, dentre os quais podemos citar THQ Nordic, Deep Silver, e Gearbox Entertainment. Até mesmo a editora de quadrinhos Dark Horse, que publicou HQs de Lara Croft entre 2014 e 2018, foi recentemente adquirida pelo grupo.