quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Impressões e imagens de TR2 para Android

View post on imgur.com
Demorei muito mais tempo do que o esperado, mas finalmente encerrei minha partida na versão Android de Dagger of Xian e seu respectivo pacote de expansão, The Golden Mask! O resultado dessa jornada é a extensa galeria que você pode conferir acima.

Quando Atlantean Scion veio, as texturas novas pareciam dar um novo sopro de vida ao título, mas infelizmente se resumiam às fases no Peru e na Grécia (com outros retoques aqui e ali). TR2 também conta com algumas texturas novas, mas o suporte é notavelmente menor. As diferenças são mais evidentes nas fases em Veneza, mas acredito que algumas texturas do Tibet também tenham recebido esse cuidado.
A jogabilidade permanece a mesma de TR1, e isso pode ser tanto bom quanto ruim. A parte boa é que a posição dos comandos é personalizável e com o tempo você se habitua – eliminando completamente essa etapa se você jogou TR1. Ruim porquê os veículos não respondem muito bem aos comandos, por exemplo, e talvez pelo próprio estilo do jogo...

Como assim, você pergunta? Enquanto jogava no meu celular, percebi que TR2 tem uma contagem de corpos ridícula. Os controles acabam tornando os tiroteios muito mais difíceis que no PC, e cedo ou tarde você desiste de usar somente as pistolas. Explorando os ambientes, coletando todos os segredos e usando armamento pesado em praticamente todos combates, terminei o jogo principal com poucos kits médicos no inventário, enquanto na versão PC (e, suponho, PSX) é fácil acumular números absurdos dos mesmos.
O jogo novamente conta com localização parcial, o que significa telas de menu em português, mas notei algumas chaves não traduzidas (no pacote de expansão). A título de curiosidade, eis a relação completa dos níveis em português:

China: A Grande Muralha
Itália: Veneza; Esconderijo de Bartoli; Ópera
Oceano Atlântico: Plataforma Marítima; Área de Mergulho; 40 Braças; Naufrágio do Maria Doria; Alojamentos; O Convés
Tibet: Monte Tibetano; Mosteiro Barkhang; Catacumbas do Talião; Palácio de Gelo
China: Templo de Xian; Ilhas Flutuantes; O Covil do Dragão
Inglaterra: Lar Doce Lar
A Máscara Dourada: A Guerra Fria; Ouro dos Tolos; Fornalha dos Deuses; Reino; Pesadelo em Vegas

A inclusão do pacote de expansão faz deste port uma grande oportunidade para quem sempre teve curiosidade. Como um todo, TR2GM é o mais fraco dos três pacotes, mas ele tem seus momentos e as duas primeiras fases são ambientadas em instalações russas — em retrospecto, uma espécie de presságio dos cenários de Rise of the Tomb Raider com a tecnologia de quase 20 anos atrás. Aproveitando a deixa, se você precisar de ajuda com qualquer dos níveis, eu escrevi um guia algum tempo atrás.

Como o jogo tem um desnecessário foco em tiroteios, uma novidade que eu achei interessante é um sistema que simula jogos de tiro atuais, com um indicativo na tela mostrando de onde você está sendo alvejado. Outra novidade, que você certamente vai notar se navegar pela galeria acima, é que o jogo torna superfícies distantes transparentes, por vezes isso aumenta a sensação de ambientes grandiosos, mas na maior parte dos casos sai pela culatra.
O lançamento de TR1 e TR2 em smartphones ocorreu de forma inesperada e sem anúncio prévio, então vou admitir que parte de mim torce todas as noites para que o suporte seja estendido ao menos até Adventures of Lara Croft (e, por tabela, The Lost Artifact). Quem sabe o que o futuro reserva para nós?

Tomb Raider II Classic
USD 0.99
Lançamento: 28/10/2015

Google Play | App Store (iOS)