quarta-feira, 13 de abril de 2016

Destilando uma franquia: post-mortem de Go

http://www.gdcvault.com/play/1023331/Distilling-A-Franchise-A-Lara
No mês passado, durante a Game Developers Conference, a Square Enix Montréal apresentou um post-mortem de Lara Croft Go. Antoine Routon, programador chefe, descreve o processo de criação do jogo e como lidaram com as diferenças entre Hitman e Tomb Raider para transpor uma franquia desse porte para um jogo minimalista e sistemático.

Algumas curiosidades são reveladas, como o protótipo inicial do jogo, usando a mesma direção artística de Hitman Go. Antoine comenta que parecia o mesmo jogo sob uma nova roupagem, e se isso não empolgava a equipe a continuar o desenvolvimento, provavelmente não chamaria a atenção dos jogadores também. Aí que entra o processo de destilação da franquia para reinterpretar seus elementos e criar algo novo, mas familiar.

Uma deixa que quero aproveitar aqui: no final do vídeo, durante a sessão de perguntas e respostas, uma pergunta/piada sobre um Deus Ex Go é rapidamente desconversada. Não sabemos no que o estúdio trabalha atualmente, embora uma leva de domínios sugestivos tenham sido registrados recentemente. Tomb Raider Go entre eles, mas a abertura desta palestra deixou claro que eles não estavam interessados em fazer mais do mesmo...

Você pode assistir à palestra na íntegra através deste link.

(Também na GDC foi apresentado um painel sobre Rise of the Tomb Raider; os slides estão disponíveis aqui, mas a palestra em si é de acesso restrito.)