domingo, 17 de novembro de 2013

Tomb Raiders clássicos em widescreen

Ano passado, quando fiz minha maratona pela série em antecipação ao lançamento do novo Tomb Raider, eu já usava um monitor widescreen e, com alguns dos jogos, tive certos problemas para rodá-los em resoluções adequadas. Na maior parte dos casos, existia uma certa deformação nas imagens que era corrigida posteriormente através de um batch no Irfanview. Mesmo assim, olhos mais atentos são capazes de perceber as distorções nas screenshots.

Há alguns meses, kurlyak, membro do fórum da Eidos, programou um patch que permite que Tomb Raider II, Adventures of Lara Croft e The Last Revelation ‒ bem como suas expansões ‒ sejam executados em widescreen.  É muito fácil de instalar e o resultado é impressionante:

TR2, 1600x900, sem patch (4:3)
TR2, 1600x900, com patch widescreen 16:9
TR2, 1600x900, 16:9 e correção de câmera
Além do patch para widescreen, a última imagem também conta com uma correção na câmera, feita através de outra pequena ferramenta do mesmo programador. Com base nos meus testes, achei essa segunda ferramenta um pouco mais complicada, uma vez que você que define os parâmetros, mas acredito que os melhores valores sejam 2000 para distância de câmera e 432 para FOV.
 
Os patches podem ser baixados diretamente do site do autor.