quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Segredos, Time Trials e conquistas

28. Nos jogos, você cumpre todas as metas e desafios propostos?
Sim, e não só em Tomb Raider; eu sou um "completista" por natureza. Nos jogos da Core Design, admito que alguns dos segredos eram um tanto obscuros e praticamente impossíveis de se encontrar sem um bom guia por perto. Já os jogos da Crystal Dynamics eram (muito) mais fáceis nesse sentido, a possibilidade de retornar para as fases para buscar quaisquer artefatos deixados para trás também era um bônus.

Legend e Anniversary foram os únicos jogos que contaram com Time Trials, e, embora muitos fãs tenham as considerado uma desvirtuação da franquia, eu adorei. Em algum momento se tornou cansativo, mas explorar as possibilidades em busca de um tempo cada vez menor era uma ótima forma de prolongar a vida útil do jogo. Para os outros jogos existe a possibilidade de speed run, mas embora seja capaz de passar por eles rapidamente, nunca jogaria no ritmo proposto pela modalidade.

Por fim, conquistas e troféus devem figurar entre os maiores engodos já vistos na história dos videogames. Muitas pessoas não se importam com eles, mas o simples fato que ficam vinculados a um perfil global sempre me fez buscar as marcas de 100%. Isso nem sempre é possível, obviamente, mas no caso de TR ‒ exceto o que tange o sofrível multiplayer ‒ sempre me desdobrei com prazer.

No PS3 a meta foi atingida e é mantida há tempos, mas no Xbox 360 e Steam não consigo me dedicar ao multiplayer. Seja pela exigência de Gold, seja pela falta de jogadores.