sexta-feira, 8 de março de 2013

Tomb Raider

Encerrando o ciclo de jogos por um período, nos próximos dias estarei postando as screenshots de minha jornada por Tomb Raider. Como muitos outros elementos, a estrutura básica do jogo é diferente de qualquer outro jogo na série, portanto fiz o meu melhor para separar as imagens de acordo com as regiões da ilha.

Existem dois arcos que se entrelaçam e compõem a história deste jogo. O mais óbvio é aquele que todos conhecem, do reboot: uma Lara Croft jovem e inexperiente, mas sedenta por aventura, sobrevive ao naufrágio da embarcação Endurance enquanto a tripulação buscava o reino perdido de Yamatai, no Triângulo do Dragão. 

O outro arco diz respeito à deusa Himiko, que impede qualquer pessoa de abandonar a ilha, assim enlouquecendo muitos dos sobreviventes de naufrágios anteriores. Estes sobreviventes, por sua vez, acabam formando o culto Solarii, que busca uma forma de satisfazer o desejo da deusa através de rituais e conquistar, assim, a liberdade de todos.


Campanha
Multiplayer

O jogo é o primeiro da série a possuir uma recomendação etária de 18 anos, portanto não é difícil imaginar a chacina presente no jogo. Além disso, existem diversos segmentos de certa forma perturbadores, como alguns dos supracitados rituais. Embora adote diversos elementos típicos de jogos TPS, o jogo ainda mantem muitas de suas características básicas, como exploração e transposição de ambientes, e a evolução do inventário de Lara permite que ela faça isso com cada vez mais eficiência. Notáveis destaques para o machado de escalada e o uso de cordas.

Dentre as novidades, também devo mencionar a infeliz e desnecessária inclusão de um modo multiplayer. Apenas com o intuito de cobrir todas as bases, vou postar algumas imagens dos mapas aqui no blog, mas não posso garantir que farei o mesmo para os inevitáveis pacotes de conteúdo adicional. No momento desta postagem, por exemplo, já existe o anúncio de um com três mapas novos.

Depois de muita especulação e alguns atrasos, TR chegou ao mercado em março de 2013, com versões para Xbox 360 e PS3, bem como PC, cuja versão física só pode ser adquirida em territórios europeus. Em janeiro de 2014, chegou ao Xbox One e PS4 como a Definitive Edition.