quinta-feira, 7 de março de 2013

Final Hours of Tomb Raider disponível

Hoje foi disponibilizado para compra o aplicativo The Final Hours of Tomb Raider, em sua versão PC. Não sei se será distribuído de outras formas, mas por enquanto ele pode ser adquirido pela Steam pelo valor simbólico de R$ 4,99.
O aplicativo pode ser descrito como um livro virtual, e embora seja curto ele cumpre bem seu papel de descrever o processo criativo da reconstrução do personagem e da franquia que todos amamos. Existem alguns segmentos interativos, mas não vi nada particularmente especial neles.

O que realmente chama a atenção são os vídeos exclusivos do aplicativo. Além de descrever os possíveis rumos que a franquia teria tomado, existem alguns vídeos dos protótipos construídos baseados nessas versões. Desde aquela versão que teria se inspirado em Shadow of the Colossus até uma outra versão em que Lara usa um lança-chamas para incinerar as criaturas que vimos nas primeiras artes conceituais do jogo, tantos anos atrás.

Eu nunca tinha ouvido falar sobre a possibilidade do jogo ter o subtítulo Ascension, e o autor até mesmo utiliza uma imagem do fanfilm que carrega esse nome quando fala do reboot, mas alguns desses vídeos são apresentados com esse subtítulo. O fanfilm foi filmado e exibido antes do reboot ser necessário, então é algo, no mínimo, trivial.

Para finalizar, existe um comparativo da evolução de Lara através de artes conceituais. Eles pararam no segundo estágio, que foi o que se tornou símbolo deste reboot por assim dizer, mas é interessante que eles consideraram um nível um pouco mais extremo onde as calças estão completamente rasgadas e Lara cortou seu rabo de cavalo, deixando evidente o quanto foi transformada pela experiência na ilha.