domingo, 21 de abril de 2013

Sobre o projeto Tomb Raider Xtra

Enquanto fazia minhas postagens rotineiras dos jogos clássicos, volta e meia sempre mencionava o projeto Tomb Raider Xtra, mas nunca encontrei uma forma de apresentar e fazer jus a ele aqui no blog. Como hoje resolvi dar o pontapé inicial nas postagens do closet infinito de Lara Croft, aproveitei que o disco estava no drive e resolvi dar uma nova conferida no Xtra.

Por definição, é um projeto de um grupo de artistas que visava recriar as texturas de TR1 em alta resolução, dando assim uma roupagem nova ao jogo graças à uma facilidade da ferramenta Glidos. Ao todo, quatro artistas compartilharam seus trabalhos. Cada artista trabalhava de forma independente, portanto as texturas novas diferem bastante entre si.

Nenhum dos pacotes está completamente finalizado. Muito do trabalho foi feito, inclusive menus e itens de inventário, mas mesmo o mais completo dos trabalhos ainda contém algumas das texturas originais. A parte mais entristecedora é que, aparentemente, o projeto foi abandonado, uma vez que a última atualização do site foi em 2010.

Eu havia pensado em fazer uma série de screenshots, fase a fase, da mesma forma que havia feito com o jogo original, mas não encontrava ânimo para uma nova partida. Então, considerei gravar material com as áreas mais interessantes e montar uma espécie de GMV, porém minhas habilidades com edição de vídeo são nulas. Por fim, resolvi simplesmente verificar as texturas em algumas áreas e compartilhar screenshots variadas aqui, como se fosse um projeto do TRLE

A quem tiver interesse, o site do projeto traz outras imagens, além, é claro, dos pacotes para download. Reforço, porém, que é necessário possuir o Glidos para utilizá-los.

[ * * * ]