sábado, 6 de abril de 2013

Coleção: Collectible Card Game

Esta postagem chega com um atraso gigantesco, mas finalmente está aqui. Antes de entrar em detalhes, quero mencionar que esta é uma de três diferentes séries de cards, então, tudo que mencionar aqui diz respeito somente à série publicada pela Precedence entre os anos 1999 e 2000. Demais séries ficam reservadas para um futuro, não muito distante espero.

Já devo ter mencionado aqui no blog, mas, a título de curiosidade, a minha primeira compra online e o primeiro item "incomum" de minha coleção foi justamente o Starter Set, através da loja virtual Sete Dragões, ainda na época em que eu cursava o ensino médio e prestava estágio remunerado. Praticamente 12 anos se passaram, e só recentemente encontrei o último card que me faltava para completar essa coleção.

Starter Set e Quest Decks Booster Box (Premiere)
Coleção completa: 592/592 Ultrararos: 27/27 Flyers

Eu até cheguei a jogar algumas partidas logo que recebi o Starter Set, mas não tenho lembranças muito detalhadas. Recordo de ter jogado partidas com meu irmão mais novo e também partidas solo, uma vez que a estrutura e regras do jogo permitem isso.

Isso não quer dizer que não fui além, é claro. Na verdade, um dos muitos websites que eu já tive era completamente dedicado ao TRCCG. Deste, eu ainda tenho o arquivo integral devidamente armazenado, embora em termos de conteúdo ele fosse bastante superficial. De qualquer forma, é um resquício de outrora.


Deixando um pouco os devaneios de lado, a coleção é composta por três sets ao todo. Além do inaugural, duas expansões foram produzidas: Slippery When Wet, que introduzia elementos aquáticos ao jogo, e Big Guns, com um foco bastante grande em equipamentos. As duas primeiras séries possuiam dois decks cada, enquanto Big Guns foi exclusivamente comercializada através de boosters.

Por ser um canto escuro bastante peculiar da franquia, não existem muitos conhecedores ou colecionadores, então quando encontrei Mark L, descobri que eu não era o único que queria mais. Ao longo dos dois ou três anos subsequentes, desenvolvemos uma variedade de cards novos e, através de bastante pesquisa, eu também localizei referências à uma terceira expansão que a Precedence estaria desenvolvendo antes de fechar as portas. Ela se chamaria Uncovered e traria ao jogo "algo que você esperaria da série Arquivo X". Considerando a época e a sequência dos demais cards, imaginamos que seria inspirada pelas bases militares de TR3.

Eu tenho muita coisa para falar sobre o TRCCG, e espero conseguir divulgá-lo cada vez mais através do blog. Ele está, sim, essencialmente morto, mas tanto para seus colecionadores e aficionados, é sempre bom encontrar algo novo.