quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tomb Raider: Chronicles

Finalmente chegamos à Chronicles, o jogo que encerra a primeira geração da franquia. Consolidando o final do jogo anterior, os vídeos promocionais eram bastante objetivos, com apologias à inevitável morte de Lara Croft:


De qualquer forma, Chronicles é um bom jogo. Eu sempre gostei bastante dele, e embora seja o quinto jogo na franquia ele ainda conseguiu, mesmo que brevemente, trazer ares frescos. Não consigo me decidir se as minhas fases favoritas são as na base naval russa ou no arranha-céus novaiorquino de Von Croy, embora estas últimas sofram com terríveis problemas técnicos elas contam com as notáveis influências de Matrix, nada surpreendentemente um dos meus filmes favoritos. As outras duas crônicas narram um reencontro com velhos amigos em Roma, que transcende qualquer forma de linha temporal, e outra expedição da ainda jovem Lara em uma misteriosa ilha irlandesa.



O melhor aspecto do jogo, é, de longe, seu segundo disco, que nos apresentou ao Tomb Raider Level Editor. Melhor presente que a Core Design podia ter dado à seus fãs. Embora de início as possibilidades eram poucas e limitadas, não demorou até que os fãs (sempre eles) quebrassem as barreiras impostas e hoje o acervo já conta com mais de 2000 fases. É Tomb Raider suficiente para uma vida inteira, talvez até mesmo duas. Postagens sobre o TRLE devem ser mais frequentes a partir deste momento, começando pela inclusão das imagens do nível tutorial na listagem acima.

Embora o jogo também tenha sido lançado para PlayStation e DreamCast, naturalmente o TRLE é uma exclusividade da versão para computadores.