domingo, 6 de setembro de 2020

Fãs criam aplicativo randomizador para TR2


Algumas semanas atrás, o fã e speedrunner Eycore compartilhou um aplicativo randomizador para Dagger of Xian que desenvolveu em conjunto com outros membros da comunidade. O conceito por trás desse tipo de ferramenta é bastante simples, ela pega certos parâmetros do jogo e muda de lugar de forma completamente aleatória.

Imagino que o principal interesse para esse tipo de recurso seja para aqueles jogadores que fazem transmissões online, permitindo uma experiência diferente a cada nova partida. No caso de TR2, a ferramenta pode trocar inimigos, objetos e até mesmo texturas. Com base em meus testes, os segredos podem surgir em locais inacessíveis. Futuras atualizações permitirão que itens como chaves também sejam randomizados, e isso me deixa curioso para ver até onde os programadores conseguirão chegar.
 
Nos jogos oficiais, dois DLCs de Rise se aproveitavam desse mesmo conceito. Tanto em Cold Darkness Awakened como em Lara's Nightmare o mapa permanecia inalterado, mas a localização de elementos-chave e as soluções dos puzzles eram sorteadas aleatoriamente ao início de cada nova sessão.

Um tutorial em vídeo pode ser conferido aqui. Basicamente, copie os arquivos *.tr2 do diretório DATA\ para um diretório separado, rode a ferramente, abra o diretório para onde copiou os arquivos e insira quaisquer valores nos campos Seed, selecionando as opções que deseja randomizar. Depois, mova os arquivos de volta para o diretório DATA\ e inicie o jogo. Lembre-se de manter backups dos arquivos originais.