Entre os extras exclusivos da versão para PSP de Legend estava o modo Tomb Trials. Alguns poucos vídeos de baixa resolução circulavam pela internet na época e era difícil acompanhar o que estava acontecendo. Agora, após ter conferido o modo pessoalmente, devo confessar que me sinto levemente decepcionado.
O modo acrescenta muito pouco ao jogo. Só pude conferir os modos para um jogador, então, talvez, competindo contra outro jogador as coisas fiquem mais interessantes. Existem três modos: Master System, Treasure Hunt e Raid and Seek (este último, para dois jogadores). Nessa postagem, falarei sobre o primeiro.
Ao todo, são 11 minúsculas áreas com um desafio. O jogo dá um tempo inicial bastante baixo para você chegar ao fim, normalmente algo entre 1 e 2 minutos, mas vale ressaltar que a área inicial é sempre a mesma (ok, existem duas versões) que, sozinha, toma cerca de 30 segundos. Na prática, isso significa que você levará menos de 1 minuto para completar cada uma das provas.
Apesar de extremamente simples, são interessantes. Na verdade, eu lembrei dos DLCs de Guardian of Light, que seguiam a mesma premissa de reunir puzzles e armadilhas não aproveitados no jogo final. Não acredito que poderiam ter sido implementadas em TRL da forma que são apresentadas aqui, então pelo quesito novidade podem valer a pena.
Esse modo destrava "fundos" exclusivos para o menu principal do jogo. Postarei imagens dentro dos próximos dias. Por ora, confira abaixo algumas capturas de tela feitas durante minhas sessões no modo. Não estão separadas por desafios, mas, a saber, o objetivo é chegar até a sala com o raio de luz. O raio vermelho indica fracasso; o azul, sucesso.
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Master System
Race to the God Ray at the end of the level, before the time limit is reached, using only your pistols and magnetic grapple.
- Zipline Dive
Find the shortest path past the zipline. - Column Climbing
Take hold of the rotating cage. Just be wary of the side that you grab. - Chainspotting
Grabbing a chain will open the Giant Stone Gate. Standing under it will squish you. The choice is yours. - Phantom Tiles
A mysterious path unveils itself in the darkness... it's just never the same path twice. - Target Practice
Shooting targets is really neat. They make gates slide open and bridges retreat. - Rockshock
Beware of electrified poles, falling boulders, spikes... well, just about everything. - Splice 'n' Dice
A dash of red-hot lasers and a pinch of deadly blades is the recipe for fun... or death... one of those. - Cascade Cavern
Even the most sure-footed adventurer slips up sometimes. What makes you think you're different? - Fiery Maze
High-grade explosives and massive stone blocks... What's missing? Oh yeah, gunplay! - Watergate
There are two paths to take, depending on how much you like the water. - Surge
Have patience, young Tomb Raider, and watch the lights from a safe point, or you might be washed away.