domingo, 9 de março de 2014

Conheça as Tomb Trials de TRL: Master System

Entre os extras exclusivos da versão para PSP de Legend estava o modo Tomb Trials. Alguns poucos vídeos de baixa resolução circulavam pela internet na época e era difícil acompanhar o que estava acontecendo. Agora, após ter conferido o modo pessoalmente, devo confessar que me sinto levemente decepcionado.

O modo acrescenta muito pouco ao jogo. Só pude conferir os modos para um jogador, então, talvez, competindo contra outro jogador as coisas fiquem mais interessantes. Existem três modos: Master System, Treasure Hunt e Raid and Seek (este último, para dois jogadores). Nessa postagem, falarei sobre o primeiro.

Ao todo, são 11 minúsculas áreas com um desafio. O jogo dá um tempo inicial bastante baixo para você chegar ao fim, normalmente algo entre 1 e 2 minutos, mas vale ressaltar que a área inicial é sempre a mesma (ok, existem duas versões) que, sozinha, toma cerca de 30 segundos. Na prática, isso significa que você levará menos de 1 minuto para completar cada uma das provas.

Apesar de extremamente simples, são interessantes. Na verdade, eu lembrei dos DLCs de Guardian of Light, que seguiam a mesma premissa de reunir puzzles e armadilhas não aproveitados no jogo final. Não acredito que poderiam ter sido implementadas em TRL da forma que são apresentadas aqui, então pelo quesito novidade podem valer a pena.

Esse modo destrava "fundos" exclusivos para o menu principal do jogo. Postarei imagens dentro dos próximos dias. Por ora, confira abaixo algumas capturas de tela feitas durante minhas sessões no modo. Não estão separadas por desafios, mas, à saber, o objetivo é chegar até a sala com o raio de luz. O raio vermelho indica fracasso; o azul, sucesso.

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Master System
Race to the God Ray at the end of the level, before the time limit is reached, using only your pistols and magnetic grapple.
  • Zipline Dive
    Find the shortest path past the zipline.
  • Column Climbing
    Take hold of the rotating cage. Just be wary of the side that you grab.
  • Chainspotting
    Grabbing a chain will open the Giant Stone Gate. Standing under it will squish you. The choice is yours.
  • Phantom Tiles
    A mysterious path unveils itself in the darkness... it's just never the same path twice.
  • Target Practice
    Shooting targets is really neat. They make gates slide open and bridges retreat.
  • Rockshock
    Beware of electrified poles, falling boulders, spikes... well, just about everything.
  • Splice 'n' Dice
    A dash of red-hot lasers and a pinch of deadly blades is the recipe for fun... or death... one of those.
  • Cascade Cavern
    Even the most sure-footed adventurer slips up sometimes. What makes you think you're different?
  • Fiery Maze
    High-grade explosives and massive stone blocks... What's missing? Oh yeah, gunplay!
  • Watergate
    There are two paths to take, depending on how much you like the water.
  • Surge
    Have patience, young Tomb Raider, and watch the lights from a safe point, or you might be washed away.