sexta-feira, 29 de abril de 2022

Dicas para troféus multiplayer de Tomb Raider

O multiplayer incluído no reboot de Tomb Raider está entre as experiências mais questionáveis que a franquia já ofereceu, em minha opinião, e felizmente foi abandonado e substituído pelo modo Endurance em Rise (que, posteriormente, também foi deixado de lado em prol de poucos minutos de incursões cooperativas nas tumbas DLC de Shadow, mas vamos relevar isso). Dito isso, nem eu sou capaz de justificar as centenas de horas que já investi nesse modo, em diferentes plataformas, com o intuito de ajudar — e ser ajudado — a obter todas suas conquistas.

No decorrer da última semana, ajudei dois amigos na versão remasterizada para PlayStation 4 a completar essa árdua jornada. Experimentamos um método que até então eu não conhecia, para três jogadores, e já atualizei o guia que postei alguns anos atrás para incluir ele. Com essa nova revisita, pensei que seria interessante elaborar um breve guia dedicado aos demais troféus para eventual referência.

Antes das dicas propriamente ditas, eis um roteiro básico do que será necessário fazer no decorrer do boost. Vale notar que um dos troféus exige a presença de quatro jogadores, mas a maior parte pode ser feita em salas particulares com apenas dois jogadores, e existem dois que podem ser obtidos até mesmo sozinho.
 
  • Sobreviver à 10 explosões (Escapist)
  • Escapar três vezes da morte com o escalador de cordas (Monkey Around)
  • Matar 20 oponentes com a torreta (Artilleryman)
  • Matar um inimigo que está pendurado numa corda (Down Boy!)
  • Capturar um inimigo em uma armadilha (Entrapment)
  • Matar 10 oponentes com ataques corporais (Lights Out) 
  • Ser o único membro da equipe vivo em determinado momento (Sole Survivor)
  • Reviver um parceiro (Good Samaritan)
  • Matar 2 oponentes com uma única explosão (Master Blaster)
  • Completar uma partida em cada modo de jogo (Adventurer)
  • Vencer uma partida ranqueada em cada modo de jogo (I'm All That)
  • Chegar ao Lv.10 (On My Way Up) e ao Lv.60 (True Commitment)
  • Comprar um personagem (Narcissistic) e comprar todos personagens e melhorias (Shopaholic) 

[ * * * ]

Você pode fazer Escapist e Monkey Around sozinho, em uma sala particular. Como um sobrevivente, tenha o lança-granadas equipado e dispare a granada alguns passos à sua frente. Seu personagem deve ser derrubado pela explosão para contar. Faça isso dez vezes (caixas de salvage concedem granadas extras, caso contrário simplesmente morra para ressurgir com uma granada no inventário), e o troféu será seu.


Para Monkey Around, você deve usar a facção dos Solarii ou estar em uma partida do modo Free For All. No mapa Underground, deixe seu personagem queimar na fogueira indicada no vídeo abaixo até que ele coloque a mão na barriga, sinalizando que está prestes a morrer. Rapidamente saia do fogo e pule da rampa para alcançar a corda e segure o botão para acionar o escalador de cordas até o fim. Espere sua vida regenerar completamente e repita o processo outras duas vezes.


[ * * * ]

Com dois jogadores, em uma sala particular, inicie uma Free For All no mapa Underground, com os requisitos de tempo e de kills aumentados ao limite (desative o modo Executioner, também). Uma torreta está presente no centro do mapa; mate seu parceiro 20 vezes para conquistar Artilleryman, depois invertam os papeis.

Aproveitem a matança para fazer os 10 kills usando ataques corporais e obter Lights Out. Para agilizar o processo, aproxime-se de seu oponente pelas costas e aperte o botão quando o prompt surgir sobre sua cabeça para uma execução instantânea.

Em diversos pontos do mapa existem cordas no chão, interaja com qualquer uma delas e faça seu parceiro pisar sobre a armadilha armada para garantir Entrapment
 
Para Down Boy, primeiro ataque o oponente até que ele ponha a mão na barriga, nesse momento ele deve se pendurar numa corda (não é necessário estar deslizando!) e você pode, então, finalizá-lo com um headshot. Isso é necessário pois, caso esteja com a vida cheia, o personagem irá se desprender automaticamente da corda.

[ * * * ]

Em uma sessão com no mínimo três participantes, inicie uma partida no modo Rescue, pois é o único onde os sobreviventes ficam caídos no chão para serem reanimados pelos parceiros. Dois jogadores devem ficar na facção dos sobreviventes, e o terceiro jogador será o único Solarii. Encontrem-se no centro do mapa e, assim que o primeiro sobrevivente for nocauteado, o outro sobrevivente receberá Sole Survivor. Basta reviver o parceiro caído para faturar Good Samaritan e então inverter o processo.

Antes de encerrar a sessão, os dois sobreviventes podem se aproximar de qualquer barril vermelho disperso pelo mapa e permitir que o jogador controlando o Solarii dispare no barril. Dessa forma, ele obtem Master Blaster. Iniciem novas sessões, revezando os papeis, até que todos os participantes obtenham os troféus desejados.

[ * * * ]

Por fim, a necessidade para quatro jogadores se dá pelas partidas ranqueadas. I'm All That exige que você vença uma partida ranqueada em cada um dos quatro modos, mas nenhuma se iniciará com menos que quatro participantes. Pode parecer um processo demorado, mas na verdade é mais simples do que parece.

Quando estiverem todos prontos, inicie uma busca por uma partida ranqueada de qualquer modo. Como os servidores estão desertos (lembre-se que o jogo saiu quase dez anos atrás), ao falhar em encontrar uma partida, o jogo irá criar uma sala ranqueada. Nesse momento, envie convites para todos os participantes e definam as duplas e a ordem em que cada uma irá vencer.

Assim que a partida iniciar, basta que os membros da equipe que irá perder pausem o jogo e saiam para o menu. Os jogadores irão receber a vitória por WO. Repitam o processo até que todas as duplas vençam os três modos em equipe, e, por fim, no modo Free For All que deverá ser feito para cada um dos quatro participantes.

É possível monitorar o progresso de cada um dos troféus através das opções no menu multiplayer, e nesse caso cada vitória irá ficar registrada com um tique ao lado do nome do modo. Por tabela, ao completar esse processo os jogadores também receberão o troféu Adventurer
 

[ * * * ]
 
E, claro, caberá a cada jogador decidir o melhor método para a angustiante jornada ao rank máximo. Existem diferentes métodos com diferentes resultados, e além de muitos pontos de experiência você também precisará abrir muitas caixas de madeira para obter salvage suficiente para destravar todos os personagens e as diversas melhorias para todas as armas... 
 
[Atualizado em 02/05/2022:] Montei uma relação de todos itens que devem ser obtidos com salvage. Nessa sessão de boost, verificamos que um glitch ainda funciona (ao menos na versão para PlayStation 4) e ao invés de 227000 salvage, o troféu foi obtido destravando apenas os personagens, que representam um montante simbólico de 36000 salvage. Siga o link acima para conferir.