terça-feira, 6 de maio de 2025

Confira edições físicas de IV-VI Remastered

A Limited Run Games, em parceria com a Crystal Dynamics, revelou hoje as vindouras edições físicas de IV-VI Remastered, incluindo uma nova edição de colecionador. Como prática costumeira da loja, o período para fazer as encomendas será restrito entre 13 de maio e 15 de junho, com envio previsto para outubro (ou janeiro, para a edição de colecionador).

A edição padrão será listada por USD 30 e conta com versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, e Xbox (One e Series). Já a edição de colecionador custará USD 80, com a opção exclusiva de versão para PC além das já listadas acima, e contemplará os seguintes itens: caixa em formato trapezoidal, litografias das cinco Pinturas Obscura, chaveiro metálico das pistolas, pequenos broches dos artefatos Amuleto de Hórus e Íris, e uma trilha sonora "selecionada" em CD.
 
A edição está mais próxima da edição de colecionador da Lara Croft Collection do que da de I-III Remastered, honestamente falando, e o único real apelo para mim estaria na trilha sonora (e talvez no chaveiro). Não vou arriscar importar, considerando o que aconteceu na última vez que tentei comprar diretamente pela LRG, mas vou ficar de olho em possíveis oportunidades...

Neste momento, porém, fica a dúvida: teremos uma edição especial mais acessível, tal qual a Deluxe? E igualmente importante, a mídia física comum estará em circulação posteriormente, ou será restrita a essa loja? Lembrando que a versão básica de I-III para Xbox existia apenas pela LRG e circula por preços obscenos em comparação às demais versões. Seria cômico se não fosse trágico.

sábado, 3 de maio de 2025

Escudinhos para futebol de botão do "Croft FC"

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Como já determinamos repetidas vezes, sou uma pessoa com muitas questões. Muitas, mesmo.
 
Essa ideia lúdicra surgiu enquanto eu aguardava a impressão de outro projeto no prestador de serviço local e, de relance, vi um pai e seu filho observando uma cartela de pequenos adesivos redondos que muito me parecia um conjunto de escudinhos para futebol de botão. Instantaneamente, pensei "como posso fazer uma versão Tomb Raider disso?", na mesma hora em que essa imagem promocional de Angel of Darkness brotou em minha cabeça.
 
Futebol de botão é algo tão peculiar e acredito que, cada vez mais, seja uma relíquia do passado. Nas lojas locais, a disponibilidade de times é minúscula, mas, mesmo pensando que estava lidando com uma ideia que só eu teria, em minha busca pelos componentes necessários tomei conhecimento da existência de um equivalente licenciado do Homem-Aranha. Ou seja, ainda devem existir tantas outras coisas que deveríamos "tombraiderizar"... 
 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Shark Robot revela camisetas de Tomb Raider

A loja americana Shark Robot abriu hoje uma subseção de seu site dedicada à franquia Tomb Raider. Para outras franquias, existem outros tipos de produtos, como chaveiros e canecas, mas neste momento temos apenas cinco belos designs distintos de camisetas em pré-venda. 

O preço é meio salgado (graças à nossa conversão monetária eternamente desfavorável), ao custo de USD 25 cada, excluindo-se despesas de frete e de importação. Tentei fazer uma simulação para ver a estimativa de frete e, aparentemente, a loja sequer envia para o Brasil, surpreendendo zero pessoas.
 
Pois bem, namorar vitrines, mesmo que virtuais, ainda não custa nada. Boa noite.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Série da Amazon pode não estar em apuros

Em entrevista ao portal Polygon, Dmitri Johnson e Mike Goldberg, da Story Kitchen (antigamente conhecida como dj2 Entertainment), comentaram um pouco sobre seus projetos de Tomb Raider. O foco da empresa é viabilizar o licenciamento de diversas franquias de videogames para adaptações para filmes ou séries de TV, tanto em live-action como em animação.
 
A ideia dos fundadores é ver nas telas as produções que eles, como fãs das respectivas propriedades intelectuais, gostariam. E, para isso, precisam encontrar pessoas que compartilhem essa visão: a escolha de Phoebe Waller-Bridge não é aleatória, eles comentam que ela era fã dos jogos a ponto que seus pais tomaram seu console a força após duas semanas de jogatina direta.

Para garantir a autenticidade das adaptações, Dmitri cita que a primeira coisa que fizeram foi visitar a Crystal Dynamics repetidamente, horas e horas preenchendo diversos quadros brancos elencando pontos-chave: "Lara Croft é assim. Lara Croft não é assim. Tocaremos nesses assuntos. Não tocaremos nesses assuntos." Dessa forma, enquanto o estúdio está ocupado desenvolvendo o próximo jogo, eles sabem que a visão da franquia e possíveis preocupações estão devidamente registradas.

Quando questionados sobre os rumores recentes, os produtores afirmam que a série não foi cancelada e está avançando, da mesma forma que a segunda temporada de Legend of Lara Croft, embora ainda não tenhamos datas ou notícias concretas. Observe que nada foi comentado sobre o elenco da série live-action.

Finalizando, a Geek Vibes Nation compartilhou novos rumores: de acordo com eles, a série apresentará Lara Croft como uma aventureira já bem estabelecida, com uma vibe que mescla John Wick e Indiana Jones, em uma história inspirada pelos jogos mas ainda vaga o suficiente em termos de continuidade. Hm.

terça-feira, 22 de abril de 2025

Larson e Pierre recebem playlist tematizada

Sabe quando você pega uma ideia bacana e a desgasta de toda forma possível?

Uma nova playlist tematizada foi compartilhada pela Crystal Dynamics — a coletânea Larson & Pierre's Curated Beats for Milkshake Breaks traz um novo mix eclético para você escutar em suas caminhadas, seja contabilizando quilometragem para as maratonas Conqueror Challenges ou não. 

Quem será o próximo? Winston? Amanda? Sam? Logo saberemos...

[Postagem escrita em 25/04/2025.]
 

sábado, 19 de abril de 2025

Telas de loading de IV-VI Remastered, pt.2

A primeira atualização de versão para IV-VI Remastered, disponibilizada ontem, inseriu belas artes de loading para The Last Revelation. Até então, o jogo apenas buscava coordenadas específicas do nível para as quais apontar a câmera enquanto o próximo nível era carregado, exatamente como fazia em sua versão original de 1999. 

Meu TOC está violentamente sussurrando que eu deveria adicionar essas novas artes à postagem dedicada às telas de loading destas remasterizações, mas tratam-se de artes bonitas demais para não receberem a exposição temporária da página inicial do blog. Meu número de acessos é cada vez menor, então é tudo trivial e irrelevante, tornando esse um conflito meramente interno.

De qualquer forma, vale destacar que duas das artes fazem referência à artes oficiais de Legend — seria essa uma homenagem simbólica dos fãs-desenvolvedores, ou talvez um imaginário indício de uma futura coletânea? Hmm.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

IV-VI Remastered recebe patch de correções

Após dois meses desde seu lançamento oficial, IV-VI Remastered finalmente recebeu seu primeiro patch de correções e atualizações.
 
As notas de atualização detalham melhor as mudanças, mas de maior relevância eu diria que são os seguintes pontos: todos os trajes de I-III Remastered podem ser equipados em The Last Revelation e Chronicles; muitos retoques foram realizados em texturas e iluminação; TR4 agora conta com artes inéditas em suas telas de loading; e Angel of Darkness recebeu modelos remasterizados para personagens e objetos que não haviam sido tocados anteriormente, além de um tutorial para combate corporal em St. Aicard's Church.

Muitos jogadores relatavam problemas ao jogar a versão de PS4 no PS5, que incluíam desde travamentos até a perda total de jogos salvos. Aparentemente, esse problema foi corrigido, portanto num futuro próximo pretendo revisitar essa tragédia, mais uma vez, em busca dos troféus da versão de PS4.

E, assim que a saúde mental permitir, atualizarei as galerias de trajes e de telas de loading com o conteúdo adicional.

Reloaded oferece nova arma e traje em evento

Desde dezembro de 2023, quando houve a mudança na equipe de desenvolvimento, Reloaded tem recebido algumas atualizações aqui e ali mas, até então, nunca recebemos conteúdos novos. Com um injustificado otimismo, espero que isso esteja prestes a mudar.
 
O evento Primavera Recarregada está ativo e oferece não apenas uma, mas duas recompensas interessantes. A primeira trata-se da nova arma Army Double SMGs, que funciona como as SMGs normais (ou seja, Lara atira em ambas as direções) mas que recebe um bônus de 25% aos danos críticos de projéteis que ricochetearem — habilidade que deve ser obtida durante o jogo —, e a segunda recompensa vem sob a forma de peças suficientes do traje Evening Dress (de Legend) para destravá-lo sem esbanjar milhares de gemas.

Note que é um evento duplo, possuindo uma trilha de desafios diários e uma referente a troca de adesivos. Pela duração, o capítulo 5 é a melhor escolha para obter adesivos. Assim que possível, atualizarei a listagem de armas que mantenho no blog; o traje já estava indexado desde que havia sido disponibilizado para venda, ainda em 2023.

Mantenha em mente que o evento ficará ativo por apenas duas semanas.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Youtooz faz teaser para figura de Lara Croft

Ainda mais itens colecionáveis de Tomb Raider estão a caminho...
 
Desta vez, receberemos uma figura da linha Youtooz inspirada por The Last Revelation, o melhor dos três jogos inclusos no recente lançamento de IV-VI Remastered. Por ora, tudo que temos é a silhueta acima, sequer sabemos se será apenas uma figura ou uma série como a fabricante costuma fazer. 
 
Uma pesquisa rápida sugere que o preço ficará entre 20 e 35 USD, a ser multiplicado por 10 para chegar ao preço em BRL que normalmente são comercializados em nosso território. Complicado. 
 
[Atualizado em 18/04/2025:] O boneco mede cerca de 10cm e custa USD 30. As vendas iniciam em 22 de abril e a figura deve permanecer listada até outubro. Mais imagens estão disponíveis no site do fabricante.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Mods: Trajes exclusivos de X360 para TRU

Eu estava com essa postagem parada nos meus rascunhos desde o final do ano passado. Pretendia esperar até o momento em que todos os trajes exclusivos para a versão Xbox 360 de Underworld estivessem disponíveis, mas parece que isso ainda pode demorar até se tornar realidade.

Graças ao avanço nas ferramentas de modificação, é possível importar modelos além de apenas texturas como fazíamos antigamente com o uso do TexMod, e, embora a comunidade de modders para TRU seja relativamente pequena, diversos dos trajes outrora excluvisos foram extraídos e devidamente importados para a versão PC do jogo.

Abaixo, apresento uma relação de links para os mods que já estão disponíveis, bem como identifico os três que permanecem na "lista de desejos" para uma futura postagem similar a essa, caso alguém se disponibilize a realizar a conversão necessária.

Portado por HenrysArts: Casual Explorer.
Portado por Raq: Doppelganger.
Faltam: Grey Jungle Shorts, Legend, Fashion Winner. 
 
Meus agradecimentos a todos os envolvidos pelo excelente trabalho prestado à comunidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Série de TV da Amazon pode estar em apuros

Até um anúncio ou confirmação oficial, trate esta postagem como um RUMOR.

Eu estava deliberadamente ignorando as "notícias" que têm feito as rondas sobre o possível cancelamento da série live-action de Tomb Raider. O fato continua sendo que não existe uma fonte confiável sobre o assunto. Por favor, sempre mantenha em mente que nos dias atuais o ódio gera lucro, vide a quantidade de canais e tabloides celebrando o suposto cancelamento (e, por favor, seja mais crítico e seletivo com seus cliques).

De qualquer forma, vou começar lá atrás, quando eu também não quis comentar aqui no blog pela falta de um anúncio oficial. Supostamente, de acordo com o portal Deadline, a atriz Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na série Game of Thrones, estava em negociações avançadas para protagonizar a série. Essa história ressurge com frequência mas nunca foi confirmada, nem pelos estúdios e nem pela atriz.
 
Avance seis meses e um novo desdobramento acontece. Uma das diretoras da divisão multimídia da Amazon MGM, Jennifer Salke, se desligou. Ela estava na empresa desde 2018, e supostamente teria sido uma peça-chave no acordo multimilionário feito com Phoebe, que envolvia outros projetos além da adaptação de Tomb Raider. Phoebe chegou a comentar no passado que estava empolgada com o prospecto de escrever para a franquia, mas supostamente até o momento nenhum roteiro teria sido apresentado.

Com essa informação minuciosa oriunda de uma fonte anônima, a notícia que está circulando é de que a série foi cancelada. Deveríamos nos preocupar? Talvez. É, sim, preocupante que nada ouvimos até o momento, mas a Amazon está envolvida (indiretamente) com o próximo jogo sobre o qual também não sabemos absolutamente nada. Devemos catastrofizar? Deixe isso para aqueles fãs que odeiam incondicionalmente tudo que não foi feito pela Core Design...
 
Ademais, apesar de que o acordo com a Phoebe tenha sido originalmente encabeçado pela antiga diretora do estúdio, a Amazon renovou o contrato com a moça, e, se sequer havia um roteiro, como essa fonte misteriosa diz, por que estariam em "estágios avançados" na negociação com a atriz? Planos mudam, é claro, mas a Amazon esperava construir um universo transmidiático da franquia.

Por outro lado, vou relembrar que perdemos não apenas um, mas dois prospectos de um novo filme (por conta da pandemia, mas enfim, não tentaram retomar o projeto posteriormente). Palpitar que essa série da Amazon tenha sido cancelada é basicamente 50/50, e, como sempre digo, resta saber de qual lado dessa divisa você quer ficar.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Conquistas de Anniversary (PS2)

Como comentei meros dias atrás, o conjunto de conquistas para Anniversary (PS2) estava em testes finais e, neste momento, já está disponível para jogadores interessados através da plataforma RetroAchievements

As 53 conquistas apresentam um desafio divertido e sem grandes complicações. Ao contrário do equivalente para versão PSP, por exemplo, não será necessário completar níveis sob requisitos como "NLNM" (e que continue assim, obrigado). Finalizar o jogo no Hard, com todos artefatos e completando todas as Time Trials, rende uma boa parcela das conquistas disponíveis.
 
Eis as que fogem um pouco do padrão:
  • Seeing Things Differently: Completar um nível usando a trapaça Textureless Mode.
  • Cheating Isn't My Style, But...: Ativar todas as trapaças simultaneamente
  • Completionist's Nightmare: Completar uma região inteira coletando todos os itens e matando todos inimigos. Talvez a conquista mais difícil já que existe um limite máximo de munição, mas não deve apresentar dificuldades para quem gosta do jogo.
  • Back to My Roots: Completar um nível usando o traje Classic.
  • Just Hold Your Breath... And Pray: Deixar a barra de oxigênio esvaziar mas sair d'água antes de perder vida.
  • 24K Magic in the Air...: Subir na mão de Midas.
Também existem conquistas vinculadas aos chefes, que devem ser derrotados no Hard sem o uso de itens de cura. Eu adoraria embarcar nessa jornada imediatamente, mas por questões de hardware estou impossibilitado — com sorte, as condições para fazer os upgrades necessários logo se apresentarão, mas, como a vida prova dia após dia, manter esperança é sempre em vão.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Kit de imprensa de Chronicles traduzido

É com bastante alegria que trago hoje esse conteúdo (exclusivo) para o blog Raider Daze.

Dias atrás, o portal Tomb Raider Arabia publicou, através de suas redes sociais, uma reconstrução do kit de imprensa de Chronicles. O trabalho faz jus ao item original, replicando seu teor perfeitamente. Eu queria divulgar esse trabalho por aqui, mas arrisquei ir além — e, com autorização e apoio do administrador do portal, estou oferecendo uma versão traduzida para o português brasileiro. Como de costume, adaptei alguns trechos de forma a torná-los mais naturais em nosso idioma, sem jamais comprometer o contexto original.
 
O kit original é um item de tremendo valor para os poucos colecionadores que o possuem, uma vez que seu propósito era difundir entre a imprensa o jogo na ocasião do lançamento, ainda no ano de 2000. Kits de imprensa dificilmente chegam até os fãs e acredito que sejam produzidos em quantidades bem baixas. Nesse caso específico, volta e meia as mesmas fotos ressurgem nas redes sociais, que você pode conferir na Tomb Raider Wiki caso tenha interesse.

Por fim, a carta de abertura fala sobre um artefato que Lara Croft gostaria que ficasse nas mãos certas. As fotos no link acima mostram um cartão-resposta com algumas perguntas sobre os textos contidos no documento que é descrito como "diário secreto" da aventureira. Não existem registros sobre um possível ganhador ou mesmo uma fotografia de tal item, até onde sabemos.

Você pode fazer download do arquivo traduzido através deste link. Espero que gostem. Deixo aqui registrados meus agradecimentos mais do que especiais para o amigo Ahmad.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Conquistas de The Nightmare Stone (GBC)

Mais um jogo da nossa franquia favorita recebeu suporte às conquistas programadas por entusiastas para a plataforma RetroAchievements — desta vez, trata-se de The Nightmare Stone para GameBoy Color (que, na verdade chama-se apenas de "Tomb Raider").
 
A aventura de estreia da aventureira nos portáteis é divertida, e a busca por essas conquistas, felizmente, não deve apresentar muito trabalho. Assim como em Curse of the Sword, recomendo fortemente usar os mapas da Stella.
 
Muitas das conquistas estão atreladas ao simples progresso no jogo, mas fique especialmente atento às que especificam certos itens ou ações já que é possível manter apenas um arquivo de save que é sobrescrito sempre que você usar os cristais dispersos pelos cenários.
 
Geralmente, são dois tipos de desafios — ou coletar um item que fica em uma plataforma de difícil acesso, sobre uma rampa por exemplo; ou realizar determinadas ações debaixo d'água sem subir até a superfície, nesse caso você ficará sem oxigênio e deverá consumir seus kits médicos para manter-se vivo até obter a conquista.

O chefe final, que fica no nível Volcanic Temple B, tem desafios próprios, mas que você não precisa combinar em uma única sessão, portanto não substitua seu save na área anterior até obter todas essas conquistas. 
 
Primeiro, foque-se em derrotá-lo sem sofrer dano, quando chegar no chefe, a conquista só começa a valer a partir de seu primeiro ataque, então aproveite (sem disparar contra a serpente) para praticar a janela de esquiva. Assim que ela cuspir veneno, role e, quase que imediatamente, role de volta, então atire uma vez com munição pesada, aguarde o próximo ataque e repita. Faça isso dez vezes.

Depois, morra propositalmente e recarregue o save anterior, dessa vez derrote a serpente usando a munição comum, curando-se conforme necessário. A partir deste momento, você deve completar toda a Volcanic Temple C sem morrer — mantenha a calma, cure-se com frequência, e jamais substitua seu jogo salvo. Caso morra no processo, recarregue o último save para derrotar a serpente e tentar novamente. 

O próximo conjunto de conquistas será para Anniversary (PS2), que aparentemente está sob revisão final. Noticiarei por aqui quando estiver disponível mas ainda não poderei conferir em primeira mão por conta dos requisitos de hardware.

sábado, 5 de abril de 2025

Tomb Raider: Batalha pelo Tesouro PNP

Este é um projeto sem fins comerciais e sua monetização é estritamente proibida.
 
Fico feliz em, finalmente, poder compartilhar este de meus questionáveis projetos aqui no blog Raider Daze.  No passado, eu havia mencionado que pretendia produzir conteúdo sobre os jogos de tabuleiro oficiais de Tomb Raider, mas isso provou-se inconcebível considerando fatores como tempo e, principalmente, sociais. Entretanto, eu fiquei quase três anos trabalhando, conforme conseguia, nesse projeto feito sob o modelo "imprima e jogue" ("print and play", ou apenas PNP).
 
Se você acessar o portal Board Game Geek, referência no em jogos de tabuleiro, e pesquisar por "tomb raider", encontrará um registro chamado Tomb Raider Treasure Battle: The Print and Play Game (2011). O portal não conta com muitas informações, mas eu fiz um pouco de pesquisa para agregar um teor mais histórico às origens do jogo que estou oferecendo para download.
 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

BAFTA inclui TR1 em lista de jogos influentes

A BAFTA, organização britânica que premia obras do cinema e televisão, publicou um artigo listando os 21 jogos mais influentes de todos os tempos. Antes de fazer comentários, vou destacar que Atlantean Scion, a aventura de estreia de nossa Lara Croft, garantiu seu lugar na lista na 12ª posição.
 
O artigo realça que a influência dos jogos eletrônicos nunca esteve tão prevalente. A lista se formou a partir de uma pesquisa com o público, mas não é uma resposta fácil: você escolheria um dos pioneiros que ajudaram a moldar a mídia de entretenimento, um dos jogos inovadores que estavam além de seu tempo, ou um daqueles que mexeram com sua criatividade e emoções?
 
Você pode conferir a lista completa e comentada através do link acima (em tempo, os três jogos que encabeçam a lista são Super Mario Bros., Doom, e Shenmue), mas abaixo trago o parágrafo relevante à nossa aventura:
"Apenas alguns personagens transcenderam os jogos eletrônicos: Sonic, Mario, e Pikachu são reconhecidos quase que universalmente, e Lara Croft faz parte dessa seleta lista. A arqueóloga intrépida nasceu de uma necessidade — o designer Toby Gard queria fazer um jogo no estilo de Indiana Jones, mas seria muito caro criar dois personagens jogáveis. Gard ficou com sua escolha de preferência, e o resultado foi um novo ícone dos games. Como a atriz Jane Perry disse, Lara abriu a porta para personagens femininas fortes nos jogos. Ela é um exemplo positivo para todos e uma verdadeira heroína."
Isso parece indicar que a presença de Lara Croft na lista se dá apenas pela protagonista (que, aliás, ano passado foi premiada pela BAFTA em uma enquete similar como a personagem mais icônica de todos os tempos, para o desgosto geral de usuários das mídias sociais...), mas não podemos relevar que o jogo por si foi um dos primeiros a oferecer ambientes tridimensionais completamente exploráveis e com altos níveis de interação na perspectiva de terceira pessoa.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Crypt of Chronos inicia campanha em maio

A Crystal Dynamics revelou hoje que a campanha de financiamento coletivo para Tomb Raider: The Crypt of Chronos inicia-se em 27 de maio. O anúncio vem acompanhado de algumas informações e belíssimas fotos do jogo de tabuleiro.
 
O tabuleiro será composto por segmentos individuais que permitem incontáveis combinações diferentes (não muito diferente do clássico TRCCG), e cada peça conta com objetivos e desafios próprios. Além de exploração, haverá coleta de recursos para criar itens como armas e trajes, combate e armadilhas.
 
Fazendo oposição à aventureira está um grupo de mercenários sob comando da Natla Tech, invadindo a ilha progressivamente. Além disso, chefes especiais podem surgir, cada qual possuindo mecânicas únicas. No exemplo usado, enquanto o urso estiver em jogo nenhum outro inimigo surgirá e, ao invés, o urso recuperará vida.

De início, teremos o "livro de aventuras", com experiências estruturadas em torno de narrativa, com missões que duram de 20 a 60 minutos, mas também é possível jogar a "campanha na ilha", onde o mapa é aberto e repleto de missões e locais aleatórios, diferentes a cada nova sessão, e que deve te manter ocupado por cerca de 3 horas.

Ainda não tenho ideia do preço e nem como vão funcionar os níveis de recompensas da campanha Kickstarter, mas farei meu melhor para garantir uma cópia para minha coleção. Está bonito demais. Chego a ter até vergonha do meu projetinho particular, amador e caseiro, que pretendo compartilhar nos próximos dias.

Curiosidade: Concerto PopMart do U2, de 1997


Enquanto tento limpar e organizar itens de minha coleção, separei para ler mais uma vez, após anos sem sequer tocar nelas, as revistas oficiais dos dois primeiros filmes. Uma das primeiras informações constantes nas páginas da revista de Lara Croft: Tomb Raider é uma referência datada do concerto PopMart, da banda U2.

A breve nota sinaliza que em 25 de abril de 1997, no estádio Sam Boyd em Las Vegas (EUA), a banda surpreendeu mais de 40 mil pessoas ao colocar Lara Croft no telão durante o espetáculo. Essa informação é velha e conhecida, mas decidi trazer ao blog por motivos de probleminhas.

Os tempos eram outros em 1997, as tecnologias que tão prontamente carregamos no bolso nos dias de hoje eram até mesmo impensáveis. Oficialmente, a apresentação na Cidade do México foi gravada e comercializada pela banda, mas pelo que observei, as cenas de Lara Croft aparentemente não foram usadas nessa apresentação. 
 
No site da banda, existe um registro do show, contendo um vídeo de bastidores onde podemos ver parte do trecho relevante a partir dos 13:00. O clipe que encabeça essa postagem é oriundo de uma apresentação no Canadá. A animação em CG da aventureira foi posteriormente compartilhada pela Eidos e certamente está em seus arquivos pessoais (mas, caso contrário, você pode conferir aqui).
 
Quatro anos antes de Elevation se tornar a música-tema do filme, a banda ajudou a concretizar o status de ícone cultural de Lara Croft ao som de Hold Me, Kiss Me, Thrill Me, Kill Me. Não é mera coincidência que foi justamente essa a faixa da banda que a Crystal Dynamics selecionou quando montou a recente playlist tematizada para a aventureira.

Screenshots de Fortnite × Tomb Raider, pt.16

segunda-feira, 31 de março de 2025

Novo visual para site da Experience Seattle

Até o presente momento, fazendo pesquisas periódicas, não encontrei qualquer relato detalhado sobre como é a Live Experience de Seattle sob os olhos de um fã. Essa semana, porém, me atentei à duas coisas diferentes.
 
Em primeiro lugar, o site oficial da atração foi repaginado. A página inicial conta com um curto vídeo em loop demonstrando a cosplayer Phia navegando por diferentes salas, e o site traz uma bela galeria de fotografias da garota — uma delas, inclusive, destaca um Jeep customizado para a atração (não tenho certeza se é o mesmo modelo do recente crossover com Fortnite e Rocket League, mas suspeito que um novo contrato esteja em vigência...).

A outra novidade é uma entrevista feita, ao vivo, semana passada, pelo canal Fox 13 Seattle. Poucas semanas atrás eles mostraram o interior da experiência, e, desta vez, a âncora entrevista Hannah White, uma das atrizes que hospeda enquanto atua dentro da escape room tematizada. 

 
Hannah interpreta o papel de Alex, que atua como uma guia, oferecendo dicas para avançar além de informações sobre a história (da mesma forma que Parker fazia em Londres, imagino), e ela diz que a experiência é canônica e adjacente ao universo da franquia. Como já sabíamos, Lara Croft aparece aqui e ali, mas os jogadores conversam e interagem apenas com personagens originais na atração.

Ao término da entrevista, a âncora afirma que trata-se de uma atração permanente em Seattle. Hmm. Suspeito que no mesmo contexto de "que seja eterno enquanto dure"... (E, de qualquer forma, viagens internacionais estão completamente fora da minha realidade. Sempre estiveram, sempre estarão.)

domingo, 30 de março de 2025

Mod: Final Raider insere Lara Croft em Doom

 
O algoritmo do YouTube me recomendou, alguns dias atrás, um curioso vídeo chamado "Tomb Raider (Doom Mod)". Meu interesse foi capturado imediatamente ao ver as cenas de prévia, antes mesmo de abrir o vídeo. Não sou grande fã de jogos em primeira pessoa, mas quando se trata de Lara Croft, às vezes questiono minha própria sanidade.
 
Tratava-se do mod Final Raider Gold. Não perdi tempo e segui o link no vídeo para baixá-lo, bem como um aplicativo de inicialização e um gerenciador de mods, e é necessário possuir uma cópia de Doom e/ou Doom II, embora também seja totalmente compatível com FreeDoom (reconstruções da engine feitas a partir do código-fonte aberto do jogo original). Admitidamente, estou velho e tive certas dificuldades, mas, com paciência e orientação de desconhecidos na internet, no fim das contas consegui rodar em meu computador.

O mod por si transforma seu Doom Slayer em Lara Croft, e ela vem equipada com um belo conjunto de ferramentas arqueológicas: praticamente todas as armas de Atlantean Scion até Adventures of Lara Croft estão ali, inclusive as magnums, o rifle M16, e o lança-granadas. Todas armas possuem dois modos de disparo; em alguns casos, a mudança é no tipo da munição — no caso da shotgun, muda para a wideshot que, ao contrário de The Last Revelation, é útil aqui.

Os efeitos sonoros das armas são os mesmos dos jogos que tão bem conhecemos, e a personagem também pronuncia seu clássico "aha!" quando encontra segredos. Enquanto está abaixada, é possível dar cambalhotas, o que é bem condizente com a personagem mas pode induzir uma certa vertigem em nossa idade avançada. E até mesmo a interface replica as "nossas" barras de vida.
 

Seguindo o link para download do mod, uma das imagens chamou minha atenção — questionei no vídeo linkado a origem da captura e fui informado que era de An Evening Stroll in Venice. Existe uma grande comunidade por trás da cena de mods para Doom, oferecendo uma miríade de conteúdo gerado por fãs: conferi brevemente os mapas Venturous e Doom Raider para montar a mini-galeria acima. Apenas mantenha em mente que a compatibilidade entre mods diferentes nem sempre será plena.
 
IDDQD IDKFA IDCLIP

quinta-feira, 27 de março de 2025

Crystal monta playlist tematizada para Natla

E eis que, do nada, a Crystal retorna com uma playlist tematizada. Meses atrás, eles tinham compartilhado playlists contendo músicas que Lara Croft e Kurtis Trent teriam em seus dispositivos — algo feito em linha com a campanha de marketing de IV-VI Remastered, eu pensei na ocasião. 
 
Contrariando esse pensamento, hoje recebemos uma terceira playlist, desta vez em homenagem à nossa rainha atlante favorita: Jacqueline Natla. Com certeza quando ela foi concebida, para Atlantean Scion em 1996, teria o mero papel de vilã daquela aventura, mas com Anniversary e Underworld, sua relevância foi expandida e ela se tornou uma antagonista muito maior — as duas edições da Live Experience e o vindouro Crypt of Chronos tiram proveito desse legado.

De qualquer forma, as faixas escolhidas para Natla's Curated Beats to Make Your Wallet Rumble são, como o título sugere, para fazer "sua carteira tremer", e, de fato, algumas das escolhas parecem ser puramente comerciais, com um número chocante de artistas do momento. Pois bem, como eu disse na outra ocasião, o propósito das coletâneas dos anos 2000 era, justamente, esse.

Coleção: Quadrinhos e minifig Tomb Explorer

 
Aproveitando o ritmo, vou compartilhar as últimas aquisições de minha coleção para eliminar essa pendência por mais alguns meses — afinal, considere que os míseros três itens acima correspondem às adições feitas em um prolongado período, e tão somente porque as circunstâncias eram favoráveis...

No caso das histórias em quadrinhos, essa era a última edição da minissérie Survivor's Crusade que me faltava, e consegui adicionar a capa variante da Fathom #12 na mesma compra. O melhor de tudo? A loja americana de onde importei estava oferecendo um desconto de 70% (!), então, no fim, acabei pagando um preço inacreditavelmente bom pelas duas revistas.
 
Eu atualizei o meu álbum de HQs e, neste momento, existem apenas cinco capas variantes que eu gostaria de adquirir para considerar essa parte da coleção "completa". Criei uma seção chamada "lista de desejos", embora "sonhos de consumo" talvez seria o descritivo melhor já que são edições que não surgem com frequência. Quem sabe, algum dia, a msorte sorria para mim.
 
E, por fim, a extremamente legítima Tomb Explorer surgiu no Mercado Livre por preço módico. Não é uma peça oficial, mas, em minha opinião, é muito bem feita e o traje de Shadow complementa a minifigura com o visual clássico que adquiri no passado. Desesperadamente precisamos de um Lego Tomb Raider oficial — desde que seja acessível para nós, brasileiros; e que esse estilo também seja disponibilizado em Fortnite.

Coleção: Pôsteres, banners, e similares

Há tempos eu queria fazer uma postagem reunindo os pôsteres que tenho em minha coleção, mas, pelo eterno motivo da falta de tempo e/ou energia, procrastinei até recentemente. Para ajudar, estavam armazenados em lugares diferentes, muito pelo fato que alguns são dobrados e outros enrolados, e com o passar dos anos muito acaba simplesmente ficando aqui ou ali...

Enfim, os itens dessa coleção vêm de lugares diferentes, mas tentei sintetizar o máximo possível. A maior parte é sim, oriunda de revistas (ainda pretendo trazer ao blog essa parte de minha coleção). Mas muitos deles eram vendidos de forma comercial, em uma gestão anterior da loja oficial, por exemplo, e outros eram usados na campanha promocional dos jogos, normalmente distribuídos para exibição em locadoras ou lojas especializadas.

Alguns também tratam-se de bônus encartados nas edições físicas dos jogos, e poucos dos itens aqui constantes foram feitos sob encomenda numa casa de impressões local, mas isso não significa que tenham menor valor para mim — muito pelo contrário. Ademais, alguns dos pôsteres são autografados, nesses casos identifiquei quem logo abaixo da fotografia.

Vou aproveitar essa postagem para catalogar a capa de Legend, para PS2, autografada pela equipe de desenvolvimento da Crystal Dynamics. Ganhei ela na ocasião do lançamento do jogo, junto ao gigantesco adesivo de vidro e dois pôsteres, através de uma competição hospedada pelo fansite Funky Lydia que, infelizmente, há tempos deixou de existir. Saudades daquela época.


Além dos pôsteres abaixo, tenho mais uns dois ou três que não ousei remover das respectivas edições especiais de revistas ou dos guias de estratégia oficiais. 
 
Em tempo, as medidas estão em centímetros e são aproximadas.

40x27
Revista
52x41
Revista
63x44
Revista
63x45
Revista
56x27
Revista
56x43
Promocional
52x40
Revista
62x28
Bônus
91x62
Revista
185x77
Promocional
64x44
Revista
64x44
Revista