sábado, 31 de dezembro de 2022

Retrospectiva Raider Daze 2022

Encerramos mais um ano repleto de adversidades em nosso cotidiano e, infelizmente, sem grandes novidades no universo Tomb Raider para ajudar a mitigar essa situação. Pior ainda: vimos a Square Enix se desfazer de nossa franquia, algo que certamente afetou o andar da carruagem, mas quero acreditar que, quando as coisas voltarem aos devidos eixos, teremos uma overdose de Lara Croft.
 
Para os fãs sortudos que residem em Londres (ou podem viajar), a Live Experience abriu as portas no início do ano. A recepção por parte dos fãs é mista, e, honestamente, parece ter caído no esquecimento desde então. Até onde sabemos, os vídeos de Alicia Vikander nunca foram finalizados e agora, que a atriz não está diretamente envolvida com a franquia, acredito que jamais teremos a oportunidade de vê-los...
 
Embora a luz no fim do túnel não esteja visível ainda, tivemos alguns pedacinhos de informação aqui e ali desde que a Embracer Group comprou a franquia. O próximo jogo será desenvolvido com a Unreal Engine 5 e publicado pela Amazon Games. A Embracer citou, vez e outra, que vê potencial a ser explorado em diferentes formas de mídia para as suas novas aquisições (especialmente Legacy of Kain), ao passo que o estúdio Onoma teve operações encerradas numa reformulação estratégica dessa nova divisão denominada CDE Entertainment.
 
Colecionadores não tiveram muitas compras a planejar nesse ano: acredito que apenas as vindouras Mini Epics de Anniversary e o lançamento surpresa de uma nova edição da trilha orquestrada de Cradle of Life. Mesmo a coleção de estatuetas de luxo da série #TR20 ainda está incompleta...

→ Pendências #TR25
 
Era passada a hora de aposentar esse destaque da barra lateral do blog. Como ainda estamos no aguardo de algumas iniciativas citadas durante a celebração dos 25 anos da franquia, pensei que esse poderia ser o espaço ideal para esse registro.

· LCGOL e LCTOO para Nintendo Switch
· DLCs de Underworld para PC
· Trilhas sonoras em plataformas de streaming
· RPG de mesa Lara Croft's Tomb Raiders
· Série animada da Netflix

Não eram parte da celebração, mas não vamos esquecer de Reloaded ou do quarto filme...
 
O blog Raider Daze é uma espécie de autoterapia para mim, então estou sempre em busca de novos conteúdos para desenvolver por aqui, mesmo que não consiga despender o devido tempo para tantos projetos irrisórios paralelos. Vou destacar a tradução (parcial) do conto Down Among the Dead, uma transcrição dos cards da Precedence, e uma checklist completa dos cards da Mars16. Também "maratonei" os três jogos de cassino para que fiquem devidamente registrados aqui.
 
Esse ano consegui agregar itens notáveis à minha coleção; acho que há tempos não havia um ano tão prolífero nessa área. Vale lembrar que quando iniciei o blog, há mais de dez anos, um dos principais objetivos era catalogar a coleção, de uma forma ou outra. Talvez seja o maior orgulho de minha vida, embora represente apenas um mero percentual de outras coleções mundo afora.


Estou batalhando para encontrar motivação para finalizar a trilogia Gex para alimentar o marcador Softografia (outra iniciativa questionável, eu sei), mas joguei Free Running e Marvel's Guardians of the Galaxy, e também mantive Marvel's Avengers instalado em meu disco rígido para conferir os novos heróis acrescentados no decorrer do ano, assim mantendo a pseudoconquista de ter todos os cartões de desafios completos!

Por fim, vou deixar aqui o contador das minhas incursões diárias pelas infindáveis criações de fãs usando o Level Editor. Entre essas aventuras e os constantes mergulhos na ilha de Fortnite, Lara Croft está sempre presente em minha vida. Bem como deveria ser.
 
Treeble @trle.net (2022)
Níveis jogados:
2302 (+299↑)
Níveis disponíveis:
3444 (+73↑)
Progresso:
   66,8%

sábado, 24 de dezembro de 2022

Coleção: Trilhas sonoras, áudio-drama, jogos


Enquanto pessoas normais estão se preparando para ceias e festividades sociais de fim de ano, cá estou eu catalogando e montando uma postagem para as recentes aquisições de minha coleção. E, devo dizer, esta é (mais) uma postagem para lá de especial. De forma geral, foi um ano bom.

Após muitos, muitos, contratempos, finalmente recebi a segunda entrega da Tomb Raider Suite. O estojo metálico vem autografado pelo compositor Nathan McCree, e na hora que fiz minha contribuição à campanha deixei claro que queria a opção de arte "moderna". Em minha opinião, é um bom vínculo ao vigésimo aniversário da franquia, quando o projeto começou a tomar forma. Como um novo envio seria necessário, aproveitei e inclui no pedido uma cópia física das Synth Mixes.

Consegui uma boa negociação no vinil duplo dourado (uma tiragem limitada à apenas 2500 cópias!) de Lara Croft: Tomb Raider, lançado no ano passado quando o filme por si celebrou 20 anos. Reforço que o charme da mídia é inegável. E ainda sobre o filme, encontrei os dois discos do áudio-drama alemão a preço de banana: essencialmente, paguei apenas os custos de envio e importação. Vou digitalizar os encartes para compartilhar por aqui no início do próximo ano.
 
Aos poucos, continuo agregando diferentes versões dos jogos para minha coleção. Nesta remessa, entram Chronicles para Dreamcast e Legend para PlayStation 2. E, por fim, o livreto Old!Gamer traz uma extensiva retrospectiva do primeiro jogo, uma adição válida para qualquer coleção.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Próximo jogo será publicado pela Amazon

A Crystal Dynamics anunciou hoje uma nova parceria para publicação do próximo jogo da série Tomb Raider. Ao invés de usar uma das publishers que também fazem parte do conglomerado Embracer Group, a próxima aventura de Lara Croft será publicada pela Amazon Games.
 
Entre os microdetalhes inseridos no comunicado à imprensa, algumas palavras-chave se destacam. O próximo jogo, que ainda não tem um título oficial, será uma aventura para um jogador com foco em narrativa, e contará com uma heroína confiante e multidimensional em um ambiente que recompensa a exploração. O jogo ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, mas promete ser o maior e mais expansivo título da série.

Scot Amos, líder da Crystal Dynamics, salienta que eles "encontraram uma equipe que compartilha a visão criativa, ambições, e valores para um universo de Lara Croft no espectro de possibilidades." Complementando essa mentalidade, Lars Wingefors, diretor da Embracer, disse que "era uma ambição mútua encontrar um parceiro que compartilhasse a visão criativa e as ambições da Crystal Dynamics para Tomb Raider."

Agora, entrando em um território de especulação pura, e considerando que muito se falou em possibilidades transmidiáticas das franquias adquiridas pela Embracer, suspeito que a Amazon também tenha adquirido os direitos cinematográficos da franquia, embora nada saibamos sobre o assunto desde que perdemos Alicia Vikander...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Transcrição das relíquias de Lara Croft Go

Recentemente, o estúdio Onoma teve suas atividades encerradas. Essa notícia veio poucos dias após o estúdio receber sua nova identidade, agora que havia efetivamente sido incorporada ao conglomerado sueco Embracer Group. Mas, as notícias ruins não pararam por aí: a Onoma anunciou que diversos de seus jogos seriam removidos das lojas para dispositivos móveis Android e iOS.

Arena Battle Champions, Deus Ex Go, Hitman Sniper: The Shadows e Space Invaders: Hidden Heroes já foram removidos das supracitadas lojas, mas a parte curiosa é que a partir de 4 de janeiro sequer serão acessíveis, sem direito a reembolso para usuários que tenham comprado os jogos ou quaisquer microtransações contida neles.

Embora Lara Croft Go não estivesse nessa triste lista, eu aproveitei para iniciar uma nova partida no Android. Foi apenas quando coletei o Atlas do Além que percebi a existência do botão para "compartilhar" no canto inferior da tela. Ao clicar nele, por mera curiosidade, fiquei surpreso que o jogo exportava não apenas uma imagem da relíquia, mas também incluía uma citação sobre o artefato em questão, presumidamente da própria aventureira.

Como fiz para Relic Run e Anniversary em tempos recentes, tratei de usar tal recurso para todas as relíquias e catalogar essas breves citações por aqui. Afinal, conteúdo irrisório já é algo intrínseco ao blog Raider Daze, não é verdade? De qualquer forma, se aquele outro projeto que tenho planejado algum dia sair do papel, desta vez estou ciente de que tenho a opção de usar uma citação real para complementar um possível tesouro...

[ * * * ]

O Crânio Dourado
Os pensamentos fragmentados se tornaram claros, como se formassem uma única mente.
As Serpentes Gêmeas
Duas serpentes enroladas com tanta força que se tornaram uma.
A Aranha Congelada
Seu possuidor ficará eternamente preso em suas teias congelantes.
A Salamandra de Sangue
Implacáveis eram sua beleza e sua mordida.
O Colar dos Sonhos
O brilho chamará a atenção de milhões de olhos e corações.
O Atlas do Além
Rotas antigas são desenhadas na poeira do tempo.
O Besouro Sagrado
A sua carapaça reforçada resiste ao tempo.
Fragmento da Vida
Servos eternamente presos contra a vontade em suas garras imortais.
Olho do Abismo
O olho enxerga o fundo da alma.
Espelho dos Espíritos
Seu reflexo é o de um estranho.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Noclip documenta 30 anos de Crystal Dynamics

 
O canal Noclip, cujo foco é a produção de documentários sobre a indústria dos videogames, publicou hoje um extensivo vídeo sobre os 30 anos da Crystal Dynamics. Ao longo de suas quase duas horas de duração, diversos funcionários, tanto do presente como do passado, compartilham lembranças e anedotas sobre muitos dos jogos da desenvolvedora, com bastante foco nas três principais franquias do estúdio: Gex, Legacy of Kain e, claro, Tomb Raider.
 
Não espere por qualquer informação nova, mas este é um excelente lembrete de que pessoas bem reais estão por trás dos jogos que chegam até nós.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Phil Rogers fala sobre futuro com a Embracer

Antes de mais nada, permita-me dizer que a notícia é que não há notícias.
 
Hoje pela manhã, a Embracer hospedou uma extensa transmissão para apresentar aos seus acionistas os resultados financeiros do último trimestre. Phil Rogers, diretor do grupo operacional composto pela Crystal Dynamics e Eidos Montréal (CDE Entertainment), comentou durante um breve segmento a transição e planos gerais para o futuro. Não se trata de um evento direcionado para o consumidor final, então anúncios não deveriam ser esperados aqui, mas algumas informações pertinentes foram compartilhadas.

Nos últimos três meses, desde que a negociação foi finalizada, o foco foi mantido nas pessoas, no alinhamento estratégico, e em formas de expandir fontes de receita. Isso resultou no recente fechamento do estúdio Onoma e, a longo prazo, um número cada vez maior de cooperações deve acontecer com outros estúdios — ele cita que a Embracer agrupa muito talento e conhecimento que agora estão a disposição.

Phil diz que Perfect Dark, sendo desenvolvido em parceria com o estúdio The Initiative da Microsoft, está indo muito bem, e que Guardians of the Galaxy celebrou seu primeiro aniversário recentemente e a Eidos está ansiosa para revelar os novos projetos nos quais está trabalhando. Avengers continua recebendo conteúdo, como a inclusão de Winter Soldier nas próximas semanas, o que me leva a crer que o acordo com a Marvel foi renovado e veremos mais frutos dessa parceria.

Sobre Tomb Raider, Phil comentou que o estúdio optou por migrar da engine proprietária para a renomada Unreal Engine 5. Sem entrar em maiores detalhes, ele disse que "a equipe está empolgada para mostrar a direção que tomamos, assim que pudermos, no próximo ano". O próximo jogo deve ser anunciado formalmente em 2023, mas talvez os planos para a franquia não se limitem a isso.

De acordo com Phil, eles estão estudando oportunidades e possibilidades para remasterizações ou formas para trazer novas experiências de algumas das suas franquias clássicas. Existe todo um subtexto aqui, por favor note que nenhuma franquia em particular é citada. Entretanto, Legacy of Kain foi posteriormente mencionada pelo sucesso inesperado de uma pesquisa de mercado feita recentemente sobre o possível futuro dessa franquia. Pesquisas assim normalmente recebem cerca de 3000 respostas, mas a de LOK recebeu mais de 73000 formulários completamente preenchidos.

Sendo o carro-chefe da Crystal antes de receber as chaves de Tomb Raider, é bem possível que ao menos LOK receba um tratamento especial. E, em caráter completamente especulativo, vale lembrar que a Crystal celebrou 30 anos algumas semanas atrás e, ano passado, um registro de marca para Gex havia sido feito. Resta aguardar para ver se todos esses projetos verão a luz do dia (e quando).

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Estúdio Onoma tem operações encerradas

A Embracer Group anunciou hoje o encerramento de operações do estúdio Onoma — este é (bem, era) o novo nome sob o qual o estúdio Square Enix Montréal passaria a operar, registrado e revelado há menos de um mês. A saber, trata-se do estúdio que desenvolveu a excelente trilogia composta por Hitman Go, Lara Croft Go e Deus Ex Go, e que publicaria Reloaded num futuro próximo.

Phil Rogers, diretor do novo núcleo operativo ocidental da Embracer, diz que a ideia por trás dessa decisão é explorar as oportunidades de crescimento centradas nas principais franquias e jogos AAA, focando a capacidade de produção nos estúdios Crystal Dynamics e Eidos Montréal.

Essa decisão afeta cerca de 200 pessoas, algumas das quais serão realocadas para a Eidos Montréal no desenvolvimento de jogos para computador e consoles. Apesar disso, fontes sugerem que um jogo não anunciado da Eidos Montréal também foi cancelado nessa reestruturação de recursos.

Dito isso, embora não tenhamos maiores informações, Reloaded continua em desenvolvimento (possivelmente o último título para dispositivos móveis que veremos), mas agora o jogo tem seu lançamento mundial previsto apenas para o início de 2023...

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Epic Rap Battle: Lara Croft vs. Indiana Jones

 
Exatamente no dia em que Tomb Raider atingiu o marco de 26 anos, o canal Epic Rap Battles of History publicou seu mais novo episódio no qual nossa aventureira máxima é colocada numa batalha de rimas e acidez contra Indiana Jones.

Admito que de início não pretendia compartilhar o vídeo por aqui pois, honestamente, as frases de Jones soam muito como aquela velha ladainha que lemos todos os dias nos fóruns por aí. É curioso, pois, de acordo com o vídeo de bastidores, os criadores não tinham muita familiaridade com a personagem e precisaram fazer pesquisa extensiva sobre ela. E, verdade seja dita, a quantidade de referências e trocadilhos aqui inseridos é boa demais para deixar passar sem a devida apreciação. 

Croix Provence dá voz a Lara Croft, ao passo que Indiana Jones é interpretado por Peter Shukoff. Peter é um dos criadores do canal que está no ar desde 2006 e agrega quase 15 milhões de assinantes, um número impressionante – e com bom motivo.

E, como um adendo extra, nossas gerentes de comunidade entraram no ritmo e postaram na conta oficial do Twitter uma imagem criada em Fortnite bem adequada ao duelo em questão. Quem venceu? Eu diria que Lara Croft, mas não posso negar que há um certo viés nessa opinião...

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Artes clássicas de Stephen Daniele para o CCG

Eis aqui um verdadeiro tesouro que veio à tona algumas semanas atrás!
 
O artista Stephen Daniele publicou em seu perfil no portal ArtStation algumas das artes que fez para o TRCCG há mais de duas décadas. O currículo do artista inclui artes para livros de RPG, inúmeras ilustrações para Magic: The Gathering, e trabalhos como artes conceituais para games.

As ilustrações a seguir foram usadas nos cards promocionais do jogo: Lara Croft, Explorer, Lara Croft, Siren, e Lara Croft, Renegade, respectivamente. Cada set lançado na época ganhou uma variante promocional exclusiva, e essas belas artes certamente tornavam as cartas ainda mais especiais.
 
Para celebrar o 26º aniversário de Tomb Raider, como diz o ditado, "recordar é viver".

domingo, 23 de outubro de 2022

Coleção: Estatueta de AOD(!), mais jogos

 
Nos últimos meses, consegui pôr as mãos nessa maravilhosa estatueta de Angel of Darkness, outro sonho de consumo de décadas atrás. Costumava ser uma peça fácil de se encontrar no eBay alemão a custos "acessíveis", digamos assim, mas era uma aquisição inviável devido aos custos de frete e, por consequência, os abusivos encargos tributários que seriam aplicados quando chegasse aqui. Encontrei essa peça no Mercado Livre, sequer parece um item com quase vinte anos nas costas.

Também tenho sondado o Mercado Livre em busca das versões dos jogos que ainda não tenho: adicionei à coleção o jogo original para Saturn, AOD para PlayStation 2, e Legend para Xbox e Nintendo DS. Me faltam umas cinco ou seis versões (e tenho esperanças de que uma adquirida no exterior ainda dará as caras...), mas diria que fiz um ótimo avanço nesse segmento esse ano.

Ainda tenho esperanças para um LEGO Tomb Raider oficial (danem-se os haters). Comprei duas unidades dessa minifig "alternativa" na Shopee, e, embora a qualidade não seja a mesma de uma peça original, supre essa falta — incrementei uma delas com partes avulsas da loja TechBricks. De forma similar, o totem da Lara Croft de Brave Exvius também é oriundo de uma loja da Shopee que faz peças no estilo sob encomenda, e obviamente eu adorei.

Eu havia esquecido a foto dos artefatos que acompanham a estatueta de Chronicles da série Atlas na última atualização da coleção, então aqui está, juntamente a outro item exclusivamente francês: o livreto da Pix 'n Love que traz uma entrevista completa com Paul Douglas, programador-chefe dos dois primeiros jogos da série. Não domino o idioma, infelizmente, para comentar o teor do artigo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

The Myth of El Hawa


O mais novo projeto do portal Tomb of Ash acaba de ser compartilhado com os fãs. Desta vez, temos um curta animado escrito por Murti Schofield, roteirista de Angel of Darkness, e narrado por Jonell Elliott, dubladora oficial de Lara Croft de The Last Revelation até o supracitado AOD.

The Myth of El Hawa explora o "capítulo perdido" da saga clássica, tomando como ponto de partida o fatídico final de TR4, mostrando o resgate e reabilitação da aventureira por uma tribo de beduínos, e seu retorno à civilização, quando ela é contatada pelo seu antigo mentor...

Certamente vale a pena conferir, o estilo é bem reminiscente ao que costumávamos ver nos jogos da subfranquia Lara Croft, e complementado com maravilhosas artes e trilhas sonoras. Um belo tributo à nossa franquia favorita.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Trilha de Cradle of Life recebe nova edição

Sem qualquer tipo de anúncio prévio, a Varèse Sarabande lançou hoje uma nova edição da trilha sonora orquestrada de The Cradle of Life. As excelentes composições de Alan Silvestri agora estão compiladas na Deluxe Edition, composta por dois discos, totalizando 94 minutos de material — mais de 30 minutos extras em comparação ao lançamento original que ocorreu em 2003.

A tiragem física será limitada à apenas 2000 cópias e já pode ser encomendada no site da produtora. Entretanto, serviços de streaming, como Spotify e YouTube Music, já contam com as novas faixas na íntegra. É um lançamento igualmente curioso e inesperado, mas certamente muito bem-vindo!