quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Pensamentos pós Free Running

Free Running, o fatídico último título desenvolvido pela Core Design, foi publicado para PSP e Wii em 2007, dois anos após Smart Bomb. Quando chegou ao mercado, o estúdio já havia sido adquirido pelo grupo Rebellion Developments, que também já teve seus dias ruins. E, curiosamente, o jogo foi ressuscitado e publicado na Steam no final de 2019.
 
Como o próprio nome sugere, o título tenta simular manobras de parkour em uma série de desafios, como corrida contra tempo ou em busca de pontuações-chave com sequências variadas. O real desafio, porém, está nos controles. São insanamente rígidos (lembre-se, é um jogo de 2007, quando o uso de analógicos já estava bem estabelecido na indústria há tempos) e não respondem bem aos comandos. Por se tratar de um jogo baseado em fluidez e ritmo de movimentos, é uma situação um tanto quanto importuna.

Mais do que isso, as manobras não são realizadas de forma intuitiva: cada uma corresponde a uma sequência de botões, então você precisa decorar as combinações para progredir. Ao todo, existem dez áreas diferentes que você pode destravar obtendo medalhas de ouro nos desafios, mas mais do que interesse e boa vontade, isso exigirá muita paciência de sua parte... 
 
 
Com cerca de 5 horas investidas no jogo, eu desencanei. Senti que já tinha visto tudo que o jogo tinha para me oferecer. Infelizmente, a impressão que fica é que a Core Design realmente nunca foi capaz de acompanhar o mercado; se Tomb Raider não tivesse sido lançado daquela forma e naquela época, talvez sequer teríamos ouvido falar de Lara Croft.
 
A propósito, acho que convém citar que fãs desenvolveram um mod para inseri-la neste jogo. A essa altura, o estúdio já havia perdido os direitos da personagem, mas o pôster conceitual de quando o primeiro filme estava em negociação pode ser visto no reduto dos praticantes (numa das imagens acima, inclusive). E reza a lenda que foi Free Running que inspirou os poucos membros remanescentes do estúdio a iniciar a produção da Anniversary Edition...

 
Se você busca um jogo de parkour funcional, dê uma chance aos excelentes jogos de Mirror's Edge.