quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Edição exclusiva de I-III Remastered para NYC

Numa manobra surpresa (e francamente, para lá de desonesta), a Limited Run Games revelou que venderá uma série limitada de variantes da edição física de I-III Remastered durante um evento na cidade de Nova Iorque nos dias 8 e 9 de novembro.

São três variantes com caixas trapezoidais, que remetem diretamente às versões americanas para PC dos primeiros jogos da Core Design. O conteúdo dessa edição não foi divulgado, mas deve ser o mesmo da edição básica que já está em circulação, e contará com versões para Xbox, Switch e PlayStation 5.

No Twitter, a empresa sinalizou que sobras de estoque serão posteriormente vendidas através do site. É uma prática lamentável e altamente predatória, considerando que muitos colecionadores obviamente possuem interesse nesses itens. Ademais, a edição de colecionador da The Lara Croft Collection virá numa caixa trapezoidal, então estas variantes devem representar um conceito descartado que foi reciclado para levantar uma grana adicional com esse mesmo lançamento.
 
[Postagem escrita em 01/11/2024.]

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Confira trailer de evento em State of Survival

 
A FunPlus, em parceria com a Crystal Dynamics, divulgou um trailer promocional em CG para o iminente evento crossover entre State of Survival e Tomb Raider!
 
Na breve animação, vemos Lara Croft, com a variante de cores clássicas de seu traje de Shadow, enfrentando Himiko e o general Oni. É o tipo de trailer que em nada condiz com o jogo em si, mas é uma animação muito bacana, portanto, não deixe de conferir.
 
Lara será disponibilizada como uma personagem que pode ser recrutada para sua equipe de sobreviventes durante o período do evento, e o evento ainda contará com diversos extras cosméticos tematizados para as construções de seu acampamento. 
 
O comunicado à imprensa também cita uma "coleção de cards"; e eu, obviamente, fiquei intrigado. Espero poder trazê-las ao blog, junto ao meu conteúdo referente a esse crossover, nas próximas semanas.

[Postagem escrita em 01/11/2024.]

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Próximo crossover será com State of Survival

Mais uma vez, um crossover envolvendo Tomb Raider é iminente e sequer tínhamos ideia — exatamente o mesmo que aconteceu com The Walking Dead: Survivors no ano passado. E, curiosamente, State of Survival me parece um jogo bastante similar em sua abordagem.

No decorrer da última semana, as redes sociais do jogo divulgaram alguns teasers contendo silhuetas de alguns dos vilões de TR2013, mas a postagem mais recente, contendo a imagem acima, sinaliza que Lara Croft e outras figuras lendárias da franquia chegarão ao jogo. Não tenho certeza de que tipo de conteúdo estará em minha alçada, mas, como de costume, espero documentar essa colaboração de uma forma ou outra aqui no blog Raider Daze.

O início do evento está agendado para 30 de outubro.

A Single Step

"Sim. Todos deveríamos desejar ser tão ousados."
Se The Legend of Lara Croft pretendia fazer uma ponte entre as diferentes continuidades, entrelaçando a trilogia Survivor a outras aventuras da franquia, ela infelizmente começa com o pé errado. A Single Step abre com um flashback ocorrido no Chile, onde Lara (presumidamente com uma idade flutuante entre 18 e 20 anos) e Roth estão em busca de um artefato seguindo mais uma das inúmeras pistas instintivas de Richard Croft.
 
Acontece que já nessa cena, Lara é fluente em espanhol e extremamente capaz: ela consegue lutar poucos momentos após um crocodilo morder sua panturrilha. Por qualquer motivo, ela também está sem o colar de jade, seu primeiro achado arqueológico feito quando ainda era uma mera criança. O traje tem um estilo similar ao que vimos em Legend, com uma camisa abaixo do decote.

Ao ler entalhes na parede da Casa do Jaguar, Lara fica cética e preocupada com as consequências que tomar o artefato poderiam causar. Roth fala que ela não deveria levar as gravuras a sério, afinal é "apenas um tesouro". Na saída, os supostos protetores do local profetizam que a remoção do artefato vai trazer morte e destruição (a mesma premissa de Shadow, sim), mas aparentemente era apenas um blefe pois nada disso acontece nos anos seguintes. 

Essa abertura talvez tinha o intuito de explicar para audiências da Netflix, que não tenham jogado TR2013, a importância de Roth para Lara, mas isso seria desnecessário uma vez que algumas das cenas mais importantes do dito jogo foram recriadas na animação. Curiosamente, alguns personagens (Grim, Alex, e Whitman) sequer aparecem no retrato que Lara tem dessa expedição...


Três anos após essa aventura no Chile, os acontecimentos de Yamatai ainda são recentes nessa linha temporal, pois Lara não consegue superar a morte de Roth. Não se conforma em casa, então fica passeando ao redor do mundo para fugir do próprio passado. Em Chumbivilcas, no Peru, Lara encontra-se numa luta em um costume local de fim de ano, canalizando sua dor e raiva, quando recebe um telefonema de Jonah pedindo para que volte para casa.

Jonah, com ajuda de sua noiva Abigaile (após Shadow, portanto) e de Zip, está instalando decorações natalinas em seu novo restaurante, chamado Pickled Shortbread, e ele insiste que Lara precisa parar de se martirizar pelo que aconteceu em Yamatai; que precisa se reunir com os amigos para que possam recomeçar a vida sem Roth. Ao mesmo tempo, Lara testemunha uma viúva fazendo um ritual à Pachamama, queimando todas as posses do falecido marido, tentando descobrir quem ela realmente é.
 
Lara, então, decide voltar para casa. A Mansão Croft não está em ruínas, mas permanece abandonada (algum momento entre Rise e Shadow, portanto? O final de Shadow sugeria que Lara havia se mudado para a mansão...). Quando questiona Jonah sobre Sam, ele desconversa, dizendo que "ela estava ocupada", dando a entender que Sam ainda estava brava por conta dos acontecimentos pós Yamatai.


Falemos um pouco sobre Samantha Nishimura. As histórias em quadrinhos, completamente desconsideradas aqui, diziam que parte do espírito de Himiko ficou retido no corpo da jovem (mesmo contexto do livro, também irrelevante, The Ten Thousand Immortals), que passou a lidar com traumas pesados e até mesmo foi presa em um asilo após assassinar um guarda. Esse foi o argumento oficial para Sam não ter voltado nas continuações de TR2013, mas eu imagino que a forma como a comunidade reagiu a sua mera existência teve um peso maior nessa decisão.
 
Enfim, Lara decide reunir todos artefatos adquiridos por suas figuras paternas para se livrar deles. Em parceria com o Museu Britânico, a Mansão Croft hospeda um baile de gala para leiloar alguns desses achados. Um misterioso homem aborda Lara, dizendo saber que ela está simplesmente tentando se livrar de seu passado, de suas memórias. 
 
Momentos mais tarde, ainda durante o baile, ele invade a casa e rouba o artefato de jade que Lara havia encontrado no Chile. Com o apoio de Zip, Lara consegue perseguir o intruso mas não o alcança a tempo. Existiam centenas de artefatos no local, a escolha por justamente aquele artefato intriga Lara. Ela então recorre ao escritório secreto de seu pai, que já se tornou o maior centro de pesquisas do mundo, e lê em seu diário que existia um outro artefato similar na China.

Lara prepara as malas para ir para China, para desgosto de Jonah que relembra que irá se casar com Abigaile em duas semanas. Contrariando seu próprio desejo, de se livrar de seu passado, Lara briga com Jonah, afirmando que o artefato roubado era importante pois simbolizava a última aventura que fez com Roth antes de Yamatai. Enquanto isso, o homem misterioso abre o artefato e é tomado por um poder maior, que permite-lhe exercer controle mental sobre outros humanos. 
 
Uma súbita tempestade se forma; o início da era do caos, como ele mesmo prescreve.


Outras observações aleatórias sobre esse primeiro episódio:
  • Uma excêntrica senhora loira é destacada, sozinha, no baile de gala. Hmm...
  • Com exceção de Jonah, os personagens do arco de Yamatai recebem novas vozes: Sam é interpretada por Karen Fukuhara, atriz que interpreta Kimiko na série The Boys (assista!); Reyes ficou sob responsabilidade de Mara Junot; e Roth é dublado por Nolan North, conhecido por interpretar o questionável protagonista da franquia rival...
  • O folheto do evento de gala diz que o grande Richard Croft descobriu uma máscara africana na Colômbia. Ou seja, a segunda temporada possivelmente terá o mesmo ponto de partida, pela enésima vez...
Peço desculpas pelo tom sarcástico em alguns trechos. LOLC, de forma geral, faz muita coisa bacana, mas também cai nas mesmas armadilhas previsíveis — e, pior de tudo, não se encaixa de forma adequada no cânone. Como eu disse quando o filme de Alicia Vikander estreou, cabe a você decidir qual dos aspectos tem mais valor e em qual lado dessa divisa prefere estar. Apenas peço que tome essa decisão conscientemente, ao invés de meramente repetir opiniões de outras pessoas.

domingo, 27 de outubro de 2024

Coleção: Fitas cassete, Evercade, broches

 
A frequência com que tenho movimentado esse marcador aqui no blog é deprimente: os itens acima representam aquisições feitas nos últimos seis meses. Graças ao eterno pesadelo da nossa conversão monetária, custos de frete cada vez mais altos, e impostos insanos, está muito difícil alimentar uma coleção que depende quase que integralmente de importações.

De maior destaque nesta leva talvez sejam a primeira cópia física de I-III Remastered e seu equivalente retrô para Evercade. Também consegui pôr as mãos em Adventures in India, a curiosa versão de demonstração que finaliza (acredito) minha busca pelos itens da linha Smart Saver. Já digitalizei os encartes, mas ainda não consegui tempo para me aprofundar no conteúdo dos discos.

Fiz minha primeira compra pela nova loja oficial em julho. Arrisquei com itens "pequenos", pegando o broche de Atlantean Scion e o da chamada Society of Raiders. Por conta das novas regras de tributação, tanto essa compra como as curiosas fitas cassete contendo as trilhas sonoras dos filmes protagonizados por Angelina Jolie (vindas da Indonésia) foram tributadas.

E, por fim, consegui uma nova capa variante das histórias em quadrinhos para minha coleção. Existem diversas outras variantes especiais e limitadas que eu nunca considerei viáveis justamente pelos preços que costumavam circular, mas mesmo as poucas que eu diria que me faltam hoje (vide álbum) parecem estar nesse mesmo patamar inalcançável. Triste.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Segunda temporada de LOLC é confirmada!

Algumas novidades foram reveladas hoje em honra ao 28º aniversário da franquia Tomb Raider. De maior relevância (ao menos para nós, fãs brasileiros), é a confirmação da segunda temporada da série animada The Legend of Lara Croft! Embora ainda não tenhamos uma data, eis a sinopse oficial:
Quando a aventureira Lara Croft descobre um rastro de máscaras africanas de Orixás roubadas, ela une forças com sua melhor amiga Sam para recuperar os artefatos preciosos. A empolgante aventura a leva ao redor do globo conforme ela se aprofunda nos segredos ocultos da história de Orixá, escapa das maquinações de uma perigosa e enigmática bilionária que quer as máscaras para si, enquanto descobre que essas relíquias possuem segredos sombrios e um poder que desafia a lógica. Poder que pode, de fato, ser divino.
Tudo ocorrendo dentro do esperado, na semana que vem espero desenvolver minhas postagens, episódio a episódio, sobre a primeira temporada.
 
Além disso, a Crystal Dynamics publicou uma prévia de uma nova estatueta de luxo da Weta, desta vez inspirada por Underworld, mas com algumas alterações no visual da protagonista (como a trança e o colar de jade que os fãs amam odiar). Considerando o preço pelo qual a primeira foi vendida, ficaremos apenas na vontade, mais uma vez.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Livro 1001 Videogames inclui Tomb Raider

Em minha recente viagem de descoberta do mundo (leia-se: Florianópolis), tive a oportunidade para folhear o livro 1001 Videogames para Jogar Antes de Morrer, de autoria do jornalista Tony Mott, e que foi lançado no Brasil em agosto de 2013 através da editora Sextante.

O volume, maciço com quase 1000 páginas, faz um compilado por décadas dos jogos memoráveis da indústria, e inclui três títulos da saga Tomb Raider em sua seleção. Dentre os estúdios Core Design e Crystal Dynamics, existe apenas um quarto título que não seja de nossa garota: o questionável Free Running, o que pode colocar em cheque muitos dos jogos nessa listagem.
 
Transcrevi os parágrafos relevantes para compartilhar aqui no blog Raider Daze:

[ * * * ]
 
Tomb Raider | 1996 | Core Design | Ação
 
É fácil demais apontar que o sucesso inicial de Tomb Raider se deve ao improvável corpo da heroína, a exploradora Lara Croft; mas, na verdade, o sexo já tinha sido usado para vender games – com resultados duvidosos – algum tempo antes do lançamento desse jogo, em meados dos anos 1990. Tomb Raider foi bem-sucedido porque é simplesmente um maravilhoso jogo de plataforma com uma sensação real de aventura. É um clássico que define uma era e que fez muito para introduzir os saltos e corridas ao mundo tridimensional, usando um tipo de complexidade que muitos jogos bidimensionais não conseguiram incorporar.

A riquinha Croft é um Indiana Jones moderno, uma aventureira experiente que gosta de motos, roupas justas e atirar em espécies em extinção. Apesar de sair para suas aventuras com uma arma presa às coxas, na verdade Tomb Raider sempre teve mais a ver com a exploração do que com aniquilar os inimigos. Isso é bom, porque o sistema de tiro é bastante primitivo. Em vez disso, as missões de Croft para localizar misteriosos artefatos se passam em grandes espaços subterrâneos, onde equipamentos antigos precisam voltar à vida e os segredos estão em todos os cantos.

A primeira versão é supostamente a melhor – uma viagem rápida com florestas, esfinges egípcias e as assustadoras pirâmides de Atlantis. Distinto o suficiente com seus ambientes exuberantes para garantir que nada fosse igual em seu tempo, esta série tem sido incansavelmente copiada desde o lançamento – mas nunca foi superada. Apesar de Croft ter contribuído um pouco para a fama do jogo – fazendo-o figurar na capa da revista Fame – na verdade, o criador Toby Gard e sua equipe são os verdadeiros heróis dessas histórias lendárias. [por Christian Donlan]
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Tomb Raider I-III Remastered

Sim, está postagem está extremamente deslocada. Por padrão, aqui no blog Raider Daze, eu inicio minhas séries de screenshots próximo ao lançamento dos jogos; no caso de I-III Remastered, isso foi há mais de seis meses, mas o jogo recebia grandes alterações a cada nova atualização e eu estava jogando no PlayStation 5 e/ou Switch, onde as capturas não podem ser automatizadas, então deixei para mais tarde... (Em tempo, não troquei de computador, portanto ainda não vou criar as galerias).

Como hoje ocorre o lançamento oficial em mídia física, me pareceu um bom pretexto para publicar ao menos essa postagem por aqui. O primeiro passo é sempre o mais difícil, dizem.

I-III Remastered é a resposta a incontáveis pedidos da comunidade, em uma época onde apenas os tolos não capitalizam na nostalgia, trazendo clássicos de outrora para plataformas modernas e com uma bela recauchutagem visual. Os jogos são os mesmos que conhecemos e amamos, e, para os mais puristas, dispõem de uma opção para jogar com os gráficos originais da geração 32 bits.

Além de texturas de alta definição, personagens e objetos completamente remodelados, essa incrível coletânea conta com os pacotes de expansão, até então nunca disponibilizados para consoles, e algumas novidades, como animações faciais e até um surpreendente modo New Game +. Conteúdo e carinho para fã nenhum botar defeito.


I

•  Lara's Home
•  Caves
•  City of Vilcabamba
•  Lost Valley
•  Tomb of Qualopec
•  St. Francis' Folly
•  Colosseum
•  Palace Midas
•  The Cistern
•  Tomb of Tihocan
•  City of Khamoon
•  Obelisk of Khamoon
•  Sanctuary of the Scion
•  Natla's Mines
•  Atlantis
•  The Great Pyramid

•  Atlantean Stronghold
•  The Hive
•  Return to Egypt
•  Temple of the Cat
II

•  Lara's Home
•  The Great Wall
•  Venice
•  Bartoli's Hideout
•  Opera House
•  Offshore Rig
•  Diving Area
•  40 Fathoms
•  Wreck of the Maria Doria
•  Living Quarters
•  The Deck
•  Tibetan Foothills
•  Barkhang Monastery
•  Catacombs of the Talion
•  Ice Palace
•  Temple of Xian
•  Floating Islands
•  The Dragon's Lair
•  Home Sweet Home

•  The Cold War
•  Fool's Gold
•  Furnace of the Gods
•  Kingdom
•  Nightmare in Vegas
III

•  Lara's Home
•  Jungle
•  Temple Ruins
•  The River Ganges
•  Caves of Kaliya
•  Nevada Desert
•  High Security Compound
•  Area 51
•  Coastal Village
•  Crash Site
•  Madubu Gorge
•  Temple of Puna
•  Thames Wharf
•  Aldwych
•  Lud's Gate
•  City
•  Antarctica
•  RX-Tech Mines
•  Lost City of Tinnos
•  Meteorite Cavern
•  All Hallows

•  Highland Fling
•  Willard's Lair
•  Shakespeare Cliff
•  Sleeping with the Fishes
•  It's a Madhouse!
•  Reunion

Eu já escrevi extensivamente o que penso sobre essas remasterizações, tanto aqui no blog como no portal PSX Brasil, então não preciso voltar a me repetir. Por conta do atraso na criação deste índice das galerias, a postagem com os trajes já está no ar, bem como meus guias de troféus (uma jornada e tanto, diga-se de passagem!).
 
Tomb Raider I-III Remastered teve seu lançamento inicial em 14 de fevereiro de 2024, para plataformas PC, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series, e Nintendo Switch. Meses mais tarde, novamente como uma resposta aos pedidos dos fãs, edições em mídia física foram reveladas e que começam a chegar ao mercado hoje, em 18 de outubro.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Assista aos primeiros 15 minutos de LOLC


A Netflix publicou hoje, primariamente através do perfil Netflix Geeked no Twitter, uma prévia estendida de Legend of Lara Croft. Tratam-se dos primeiros 15 minutos do primeiro episódio da série que estreou na semana passada no serviço.

Caso ainda não tenha conferido, por qualquer motivo, eis aqui um incentivo extra. O episódio inicia com um flashback de Lara e Roth em uma aventura no Chile. Três anos mais tarde, Lara encontra-se no Peru onde vê nos costumes locais uma forma de desapegar do próprio passado que parece nunca estar longe o suficiente...

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Recompensas da maratona Conqueror, pt.2

Desafio: Rise of the Tomb Raider | Etapa: 2/3 | Distância: 246,2km
Data de início: 28 de agosto | Data de término: 15 de outubro | Total: 49 dias
 
Em passos de formiga e sem vontade, tal qual a humanidade, completei hoje a segunda das maratonas Conqueror Challenges. Curiosamente, o aplicativo permitiu iniciá-la quando a primeira ainda estava em 90%, então "perdi" os primeiros três dias pois não quis duplicar as distâncias daqueles dias para ambos os desafios de uma única vez. 
 
Este é o mais extenso dos três desafios, e admito que estou cansado. De tudo. Caminhar uma hora por dia pode parecer pouco, mas gerenciar isso com o estresse constante e inevitável de um sofrível emprego de turno integral somado a uma saúde mental cada vez mais debilitada tem se provado o verdadeiro desafio aqui. Ao contrário de pessoas normais, caminhar não me ajuda a espairecer — a mera existência de outras pessoas no trajeto torna tudo pior, na verdade.

Para contornar essa situação, cessei minhas caminhadas no intervalo de almoço (caminhar irritado me deixava cansado e mais irritado) e aumentei o período de atividade durante os finais de semana no parque local, bem cedo na manhã, antes das pessoas normais saírem para passear com seus cônjuges, filhos, e/ou animais de estimação. Não consegui manter a média que percorria anteriormente, mas fiz o possível dentro de minhas limitações.

No decorrer dessa segunda maratona, recebi a primeira medalha. Quando estiver com as três em mãos, escreverei uma postagem de encerramento para essa série. Demorou 32 dias, entre postagem e entrega, e tive que pagar uma taxa alfandegária de BRL 42 para liberá-la. Está cada dia mais difícil justificar minha existência...

De qualquer forma, abaixo, algumas das recompensas digitais do desafio de Rise.
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Impressões sobre Beef Raider XR

 
No fim de semana que passou, tive a oportunidade para conferir os primeiros níveis de Atlantean Scion sob a ótica de realidade virtual, graças ao recente lançamento de Beef Raider XR — conversão feita por fãs, distribuída gratuitamente, com base na engine OpenLara. E, devo dizer, é muito melhor e mais imersivo do que eu jamais teria imaginado.

Apesar de ser um jogo que todos conhecemos de trás para frente, existe uma nova curva de aprendizado por conta da câmera em primeira pessoa e da mira manual. Suspeito que níveis mais avançados dentro da campanha do jogo podem se tornar especialmente difíceis — em um exemplo prático, como pode ser visto no vídeo de quase uma hora que gravei de minha sessão, eu acabei morrendo afogado em City of Vilcabamba por não conseguir o alinhamento certo com a alavanca.

Em contrapartida, usar a mira manual é, sem dúvidas, o aspecto mais divertido dessa conversão. Acertar alvos como morcegos se torna um desafio pois são pequenos e em constante movimento, e em alguns casos (tudo em vídeo) os inimigos pareciam ficar contidos dentro das salas onde surgiam, mas usar as pistolas realmente transmite aquela sensação "croft", pela falta de um termo melhor.


Por se tratar de um projeto feito por fãs, algumas das limitações são bem óbvias, mas que certamente poderiam ser refinadas num projeto comercial ou mesmo em possíveis futuras atualizações. Não tenho ampla experiência com jogos em realidade virtual, mas sei que ações como sacar as armas ou puxar alavancas poderiam ser adaptadas para movimentos dos controles, por exemplo.

Como o jogo original não foi projetado para o ponto de vista em primeira pessoa, alguns outros problemas surgem, como acidentalmente olhar por dentro das paredes quando o jogador se aproxima demais. Isso acaba acontecendo com frequência pois existem muitas superfícies altas para escalar, mas, novamente, ressalto que a qualidade do projeto por si é incrível e vai muito além de qualquer crítica que eu possa ter.
 

Os controles modernos mudam a forma como Lara se comporta durante seus saltos, podendo girar ou desviar a rota conforme você movimenta o direcional. Isso fica mais nítido quando observado em terceira pessoa (é possível trocar o ponto de vista com um simples toque no análogico direito, algo que fiz repetidas vezes acidentalmente). Tal qual em I-III Remastered, esse dinamismo de girar Lara rapidamente resulta na remoção das suas clássicas piruetas, mas com a perspectiva em primeira pessoa elas realmente não fazem falta alguma.

Antes de encerrarmos a sessão de jogatina, pedi para rapidamente conferir o chamado "Toy Mode", que coloca o jogo em uma perspectiva de diorama, com câmera isométrica, e devo dizer que foi amor à primeira vista — mas não joguei mais do que demonstrado no vídeo abaixo. Não sei porque eu me surpreendi com isso, afinal amo demais Prophecy, Guardian of Light, Temple of Osiris, e Go, então ver meu amado TR1 de um ângulo similar não poderia surtir outro efeito.
 

Se você tiver acesso ao equipamento necessário, recomendo fortemente que confira pessoalmente. O vídeo que encabeça esta postagem mostra um mero cidadão aleatório fazendo ações aleatórias, mas o que ele sentiu naquele momento estava incrivelmente longe de ser aleatório.

sábado, 12 de outubro de 2024

Guia de episódios de Legend of Lara Croft S1

Quando trouxe os episódios da série animada Re\Visioned para o blog, alguns anos atrás, encerrei minha série de postagens escrevendo sinopses para montar um guia de episódios, assim apresentando uma relação prontamente acessível de cada um deles.
 
Para The Legend of Lara Croft, como não quero entrar em spoilers tão cedo, decidi começar pelo guia de episódios contendo as sinopses disponibilizadas pela própria Netflix. No futuro, quando tiver escrito as postagens dedicadas a cada um dos episódios (ainda ponderando sobre conteúdo e formato), atualizarei esse índice com os respectivos links.
 
E, claro, vou manter dedos cruzados para que a série receba temporadas adicionais.

No. Título Roteiro Estreia

01 A Single Step
Tasha Huo
10/10/2024
Quando um ladrão bem equipado rouba um misterioso artefato de jade da Mansão Croft, a destemida aventureira arqueológica Lara Croft mergulha na ação para recuperá-lo.

02 A Set of Lies Agreed Upon
Tasha Huo
10/10/2024
Seguindo o ladrão até um vilarejo na China, Lara e Jonah procuram por um grupo de crianças desaparecidas e fazem uma notável descoberta em uma tumba subterrânea.

03 Living Midnight
Tasha Huo
10/10/2024
O mercenário vingativo Devereaux revela a verdade por trás de sua caçada pelas Pedras do Perigo. Lara invade o complexo de uma notória rainha do crime em Istanbul.

04 Big Lies, Small Secrets Tasha Huo & Troy Dangerfield
10/10/2024
Nas profundezas das catacumbas de Paris, Lara e a agente da Interpol Camilla Roth descobrem uma conexão mítica entre as Pedras do Perigo e os Cavaleiros Templários.

05 Whanaungatanga Shakira Pressley
10/10/2024
Depois de mergulhar dos céus para dentro do Irã, Lara se infiltra num trem em movimento e enfrenta os passageiros possuídos para resgatar um velho amigo do sinistro controle de Devereaux.

06 The Spirit Way
Shakira Pressley
10/10/2024
Uma pista astrológica coloca Lara na corrida até o local de uma antiga batalha, onde a lenda diz que a última Pedra do Perigo reside abaixo de uma árvore dourada.

07 Yinyang Tasha Huo
10/10/2024
O tempo está acabando, e Lara e Camilla lideram uma missão desesperada para separar as Pedras do Perigo de Devereaux — cujo corpo passa por uma monstruosa mutação.

08 A Journey of a Thousand Miles Tasha Huo
10/10/2024
No topo da mística Montanha Kunlun, Lara encara o desafio de uma deusa — e uma nova ameaça colossal — em sua busca para restaurar ordem ao mundo.
 
[Atualizado em 24/11/2024.]

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Confira as conquistas de IV-VI Remastered

Ainda faltam quatro meses até que a coletânea IV-VI Remastered seja lançada, mas, de alguma forma, o portal Exophase já captou a lista de conquistas nos servidores da Microsoft. Ao todo, são 168 conquistas, que você pode conferir aqui.

De forma geral, as conquistas seguem a mesma estrutura que vimos em I-III Remastered, então já me vejo montando tabelas de referência para acompanhar os meus guias de troféus, e, além dos desafios individuais e pontuais (alguns dos quais parecem ser bem crípticos), novamente teremos o modo New Game +.

Mais importante que qualquer outra coisa, porém, é a confirmação de que The Times Exclusive está incluso no pacote.

Franquia Tomb Raider atinge marca de 100mi

Às vésperas  de celebrar o 28º aniversário da franquia (oficialmente ocorre em 25 de outubro, data em que Atlantean Scion foi lançado para Saturn no ano de 1996), a Crystal Dynamics anunciou que Tomb Raider finalmente atingiu o marco histórico de 100 milhões de cópias vendidas!

As celebrações não se limitam a isso: além de Legend of Lara Croft, que estreou ontem na Netflix, o estúdio anunciou IV-VI Remastered; uma página especial na Amazon americana que conta com camisetas da série animada; dois novos Tubbz, um inspirado por TR2013 e um mini do de TR1; e recebemos o teaser de uma terceira estatueta da Dark Horse, intitulada Survivor Era. Haja dinheiro.

E, falando nisso, a loja oficial continua recebendo novos produtos, e ao longo deste mês o cupom LEGEND cede até 40% de desconto (não aplicável a todos itens, mantenha isso em mente).

Tomb Raider IV-VI Remastered é anunciado


Pegando todo mundo de surpresa, mais uma vez, a Crystal Dynamics revelou agora há pouco que Tomb Raider IV-VI Remastered será lançado em 14 de fevereiro de 2025! O projeto está novamente sob responsabilidade da Aspyr Media e encontra-se em pré-venda em formato digital em todas plataformas. Um lançamento em mídia física não foi confirmado neste momento.

O pacote inclui a remasterização dos jogos The Last Revelation, Chronicles, e o tenebroso Angel of Darkness. Confesso que sinto uma certa curiosidade para ver o que será feito quanto ao último, considerando sua infâmia, e como será a recepção da crítica de forma geral.

O anúncio veio como parte das celebrações para o 28º aniversário da franquia e o lançamento acontecerá exatamente um ano após I-III Remastered. Dedos cruzados para que esse ritmo seja mantido e a trilogia Legend seja a próxima a receber esse tratamento, com direito a todos os extras exclusivos que os jogos tinham.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Legend of Lara Croft S1 está disponível

A primeira temporada de The Legend of Lara Croft está disponível para streaming exclusivamente através da Netflix. Todos os oito episódios estão disponíveis para você assistir em seu próprio ritmo ou maratonar como se não houvesse amanhã — pessoalmente, recomendo a segunda opção.

Eu ainda não tenho certeza de que tipo de conteúdo posso desenvolver para o blog, mas vou esperar mais algumas semanas para evitar estragar surpresas (e aproveitar esse tempo para assistir a série mais um bocado de vezes). Por favor, não se deixe ludibriar pelo negativismo alheio dos tais "influenciadores".

O que já posso adiantar, entretanto, é o nome da dubladora de Lara Croft na versão nacional, algo que até então não havia sido divulgado: Natália Alves. Fansites maiores devem estar correndo atrás de uma entrevista com a moça neste exato momento.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Trilha sonora digital de LOLC será lançada

De acordo com o portal Film Music Reporter, paralelamente à estreia da animação The Legend of Lara Croft amanhã também teremos o lançamento da trilha sonora da série, mas infelizmente apenas em formato digital num primeiro momento.

As composições originais são de autoria de Pinar Toprak & Gerrit Wunder, e o álbum inclui a faixa Matemateāone de Stan Walker como uma faixa bônus. Fique de olho na sua plataforma de streaming preferida, mas, por ora, confira a lista das faixas constantes no álbum:
  1. The Legend of Lara Croft
  2. The Road Ahead
  3. Intruder
  4. Mystery Man
  5. Friendship
  6. The Train
  7. Leap of Faith
  8. Memories
  9. The End of the Search
  10. The Cliffs
  11. Free Falling
  12. The Eye of the Storm
  13. All Is Secure
  14. Farewell
  15. Deliverance
  16. Old Ruins
  17. After It!
  18. The Genuine Article
  19. Definitely Not Normal
  20. Going Up
  21. A Gift
  22. Trio
  23. Stepping Forward
  24. The Adventure Continues
  25. Matemateāone

Novo clipe e imagens promocionais de LOLC

 
Em menos de 24 horas, The Legend of Lara Croft estará disponível exclusivamente na Netflix. Como lembrete desse evento, que estamos esperando há anos, o serviço de streaming disponibilizou em seu canal do YouTube um breve clipe de uma cena que já tinhamos visto parcialmente nos trailers da animação. Confira acima!

Além disso, o portal That Hashtag Show publicou algumas novas imagens. Uma em particular talvez poderia ser considerada spoiler, pois a personagem (assumindo que, de fato, seja quem imaginamos ser) não havia sido citada até o momento.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Conquistas de Curse of the Sword

Um novo jogo da franquia Tomb Raider recebeu conquistas programadas por fãs através da plataforma RetroAchievements! Curse of the Sword, segunda aparição de nossa Lara Croft no Gameboy Color, também marca o décimo título da franquia a contar com esse suporte.

É um conjunto de conquistas bastante linear na verdade: a maior parte delas virá simplesmente jogando, o que tornaria um guia com esse foco completo redundante — e, para esse fim, os mapas que a Stella fez para esse jogo tantos anos atrás ainda são extremamente úteis.
 
Abaixo, listo as poucas conquistas que precisam de uma atenção maior:
  • Too Good for Healing: Acumule 25 kits médicos grandes e 40 pequenos. Esse quantitativo oferece uma margem de erro bastante generosa, mas mesmo assim seja cauteloso, explore os ambientes, e evite sofrer danos desnecessários.
  • Shocking!: Em Museum, após ativar o gerador, retorne ao saguão sem ser eletrocutado.
  • Made It with Time to Spare: Em Rooftops, finalize com mais de 1:00 no marcador.
  • Is That the Best You've Got?: Em Rooftops, derrote o chefe sem sofrer dano. É o desafio mais difícil pois o save fica no início do nível. No chefe, basta ficar alternando de um lado para o outro, atento às granadas que ele arremessa.
  • Outta Time: Em Runaway Train, finalize com mais de 1:00 no marcador.
  • Where Did You Get Your Operator's License?: Em Docks, mate o operador da segunda grua sem sofrer dano. Esquive com cambalhotas sempre que a caixa estiver prestes a descer.
  • Pro Sub Pilot: Em Docks, complete o segmento do submarino sem atingir nenhuma mina. Tenha paciência para contornar as minas e aguarde, de longe, até que as magnéticas explodam sozinhas. São duas telas no comando do submarino.
  • Tis but an Inconvenience: Em Caves, derrote o chefe usando apenas as pistolas.
  • I'm Free of the Curse!: Em Caves, derrote o chefe sem usar kits médicos. Espere até que ele surja e imediatamente role para esquivar de seu ataque, então dispare uma ou duas vezes. Repita o processo até que ele tombe.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Novo clipe mostra cena inédita de LOLC

 
Falta muito pouco para a estreia oficial da animação The Legend of Lara Croft! Suspeito que veremos mais alguns clipes promocionais como este acima, divulgado hoje com exclusividade pelo portal IGN, até o dia 10 de outubro.