quarta-feira, 13 de novembro de 2024

The Spirit Way

"Você não está cansado de estar sempre cansado?"
Seguindo coordenadas que Zip providenciou para a tumba do imperador chinês, Lara e Jonah se surpreenderem ao se deparar com um parque temático na abertura de The Spirit Way — tanto conceito quanto reação remetem diretamente ao nível King Arthur's Tomb? de Legend (e eu aprovo).

Zip garante que as coordenadas da batalha correspondem ao local, então Lara e Jonah passam a procurar qualquer pista que pudesse estar ligada à história que leram na mansão. Lara se comporta exatamente como esperado no parque, causando reações variadas nos demais visitantes, e ouve um guia falando sobre o caminho espiritual que conduziria até a tumba do imperador amarelo, localizada diretamente abaixo de uma árvore ancestral dourada. Lara oferece aos turistas uma exibição única para furar filas e chegar até a árvore, mas se decepciona ao descobrir que é uma mera réplica.

Após ser removida à força do precinto, Jonah convida Lara para assistirem a um vídeo didático sobre a história do imperador. O imperador amarelo percebeu que um de seus dois irmãos, que possuía uma coroa ornamentada com uma jóia negra, estava deliberadamente causando caos nos demais reinos, então ele pediu à deusa dos nove céus que o equilíbrio fosse reestabelecido. A deusa concedeu-lhe um dragão dourado, que devorou o irmão e unificou a nação. Um século mais tarde, o imperador e o dragão foram embora, mas, incapazes de ascender aos céus, uma bela árvore dourada floresceu no local onde eles caíram, e os espíritos de ambos se tornaram a constelação que hoje conhecemos como Gamma Leonis, logo acima da árvore.


Debatendo as possibilidades entre mito e metáfora, Lara deduz que o sítio da batalha histórica talvez pudesse ser um ponto onde três montanhas se encontram ao invés. Enquanto ela pilota um avião(!) até o topo da cordilheira, Jonah tenta reconfortá-la quanto a seus constantes sentimentos de perda e de dor — o tipo de amigo que todos deveríamos ter, honestamente.

No topo das montanhas, a suspeita de Lara se prova correta, com um santuário com estátuas dos doze animais do horóscopo chinês. Jonah rapidamente desembolsa um livreto que pegou no parque, que descreve a "corrida ao portão celestial". Zip corrobora, dizendo que o imperador se tornou uma constelação então faz sentido que seja necessário esse conhecimento astronômico. Zip, então, sussura a solução do enigma através do headset, permitindo que Lara e Jonah testemunhem a abertura do tal portão.
 
Seguindo o caminho ladrilhado de pedras de ouro, Lara e Jonah são instantaneamente teleportados para Mongólia, mas, novamente, estão um passo atrás de Devereaux. Uma série de tempestades de areia e ciclones torna o local de difícil navegação, e diversas pessoas sob influência das pedras do vilão estão plantadas como vigias. Lara surfa pelas areias usando uma pipa e consegue nocautear essas pessoas (algo que falhou em fazer com o violinista, episódios atrás), sofrendo alguns machucados no processo.
 
Entrando no figurativo olho do furacão, Lara chega a um lugar resguardado e protegido do caos onde encontra uma bela árvore dourada com uma forma similar à de um dragão. A árvore representa o ponto de entrada para um santuário ainda mais belo. Na pagoda central, Devereaux já desenterrou a pedra negra e, novamente, ignora o que Lara tem a dizer. Ao fundir a pedra às demais, a explosão resultante é ainda maior que a anterior.

Antes de partir, Devereaux zomba de Lara ao jogá-la abismo abaixo, e enquanto Lara luta para manter a consciência, ouve Jonah sendo atacado pelo homem no headset. Repassando os conselhos recebidos por seus amigos, Lara encontra força e resiliência para escalar e se arrastar até a superfície, onde finalmente desmaia. Ela e Jonah são resgatados por bons samaritanos locais.


Certos elementos desse episódio talvez sejam simples coincidências, mas não posso deixar de citá-los: quando Lara chega à árvore dourada no parque temático, ela exala um "aha!". O enigma com as estátuas que devem ser acionadas em uma ordem específica para abrir um portal é muito TRL — e, para alegria dos haters xaropes, Zip revela a solução do enigma em uma fração de segundos!