sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Living Midnight

"Eu tenho uma ideia."
"E ela é boa?"
Living Midnight começa exatamente onde o episódio anterior terminou, com a pequena embarcação onde Lara e Jonah estavam sendo destruída por um súbito tsunami. Após voltar à superfície, Lara inicia uma busca desesperada por Jonah mas tudo que encontra é o seu colar, soterrado na areia, e enquanto cogita a ideia de que ele possa ter morrido (sim, vimos isso em Rise e nas HQs...) ela é emboscada pelo rival. A verdade é que a única pessoa que poderia ser responsabilizada pela morte de Jonah é ela mesma. Ela consegue escapar usando a caixa de rubi, vazia, como isca.

Lara telefona para Zip e informa o ocorrido, mas, ao invés de voltar para casa e processar a perda do amigo, ela insiste que precisa terminar o que começou. Assim, ela pede para que ele envie para Pequim um artefato da mansão. Enquanto aguarda pelo item, ela deixa uma mensagem encabulada para Sam, e é surpreendida por Zip que surge pessoalmente com a entrega, lamentando profundamente a perda de alguém tão empático e altruísta como Jonah.
 
No museu de Pequim, Lara se apresenta como uma "amiga de Alexandria" — logo explica que trata-se de uma guilda internacional que restaura e repara artefatos, retornando-os a seus países de origem em casos de roubo. Na base local, Lara oferece a Espada da Divindade para uma curadora chamada Eva, que expressa seu absoluto desdém para os ladrões da família Croft.
 
 
Em troca, ela pede informações sobre as Pedras do Perigo. Eva afirma que é apenas um mito. A humanidade rapidamente tornou-se perversa após a criação, e, para restaurar o equilíbrio, a deusa Nu'wa capturou os maiores males do homem em quatro jóias retiradas dos céus: poder, ira, ganância, e traição. Para evitar que fossem liberados novamente, a deusa espalhou as pedras ao redor do mundo. Eva está certa que as pedras não são reais, mas o mito alerta que reunir as pedras poderia significar o caótico fim de todas as coisas.

Tentando descobrir a origem da adaga turca, Zip encontra um sobrenome recorrente em muitos crimes registrados desde o século XI. Acreditava-se que era uma família amaldiçoada, e, no caso mais recente, um homem matou seus três filhos homens e declarou que o fez sob ordem de sua esposa, uma bruxa que possuía uma jóia mágica. A filha sobrevivente, Elvan Kaya, cresceu e tornou-se uma infâme senhora do crime.
 

Numa missão de reconhecimento, Lara se disfarça de turista em Istambul. Enquanto espera que Zip desenhe uma planta da mansão, usando o drone que ela deixou no local, ela faz uma pausa para um café. O misterioso rival senta-se à mesma mesa, finalmente apresentando-se como Charles Devereaux, e afirma que é exatamente como ela. Lara refuta imediatamente, e então ele justifca traçando o paralelo que tornou ambos em quem são hoje: uma entidade grande demais os deixou impotentes quando viram seus pais serem assassinados, quando ainda eram crianças. Ele quer reunir as pedras para impedir que a mesma cabala continue a crescer, mas Lara entende que esse tipo de poder não cabe ao ser humano e parte com a caixa de rubi vazia.

Com a ajuda remota de Zip (ah, Legend), Lara invade a mansão de Kaya e arromba o cofre em busca da pedra. Parecia óbvio demais, e era: Kaya entra no aposento para trocar de calçados e então Lara percebe que a jóia está engastada em uma espada na bainha da chefona. Usando os mal-tratados tigres de estimação como uma baita distração, Lara usa o gancho magnético para tomar a espada e é instantaneamente dominada pelo poder desta Pedra do Perigo: ira.

Abusando de violência contra os guardas em seu caminho, ela percebe que está sob uma influência maligna e joga a espada para longe. Quando percebe Kaya se aproximando, ela guarda a pedra dentro da caixa de rubi, contendo o poder e liberando a mulher da ira que sentia. Surpreendentemente, Kaya pede para que Lara simplesmente pegue o artefato e suma, alertando que tratava-se de um tormento constante e que amaldiçoaria a vida da intrusa.

Lara volta para o hotel e vê que seu aposento foi arrombado. Devereaux havia usado a pedra sob sua posse para controlar um cidadão qualquer, que perseguiu Lara quando ela saiu da lanchonete após o encontro que tiveram antes. Não apenas ele, mas Jonah também está sob seu domínio e derruba Lara. Tomando a pedra de rubi, Devereaux faz um encantamento para fundir as duas pedras, resultando numa explosão no hotel...
 

Outro episódio para o qual não tenho comentários. A base chinesa de Alexandria poderia contar com diversos artefatos no fundo, mas talvez eu que não tenha prestado atenção suficiente nos cenários. Mas quero destacar a referência mais óbvia do episódio: quando Lara corre pela parede com o gancho, numa acrobacia bastante similar a de Anniversary, ela tropeça, e momentos mais tarde comenta que precisa praticar ioga caso queira repetir essa manobra. Seria essa uma referência ao futuro passado, ou ao vindouro futuro?
 
[Atualizado em 09/11/2024:] Pensando bem, tenho um comentário a fazer, sim. A Espada da Divindade, que Lara entrega à Biblioteca de Alexandria, é um artefato da coleção de seu pai. Não foi no primeiro episódio dessa série que Lara havia decidido que tudo que o insuperável Richard Croft colecionou seria doado ou leiloado? Pois é.