domingo, 10 de novembro de 2024

Big Lies, Small Secrets

"Eles estão eliminando as pessoas que poderiam confrontá-los, silenciosamente acumulando poder. Esse é o segredo."
A cena de abertura de Big Lies, Small Secrets revela que a explosão causada pela fusão das pedras foi altamente destrutiva contra estruturas, mas todos personagens nas redondezas passaram ilesos. Diante da ameaça crescente, Lara pede para que Zip retorne para Inglaterra para auxiliá-la remotamente, e parte para França para aprender mais sobre a cabala A Luz, o objetivo final de Devereaux.

Lara percorre os telhados de Paris, de forma que causaria inveja a certos assassinos com robes brancos, até invadir o apartamento de Camilla Roth. Sim, é (mais) uma filha negligenciada de Conrad Roth. Ela era amiga de infância de Lara, mas o contato entre ambas foi interrompido ainda na época. Camilla cresceu com sua mãe em Paris e se tornou chefe da divisão de crime organizado da Interpol.
 
Numa longa conversa de reconciliação, Lara e Camilla compartilham achados sobre A Luz, dizendo que é uma ordem iniciada em Paris com uma suposta descendência dos Cavaleiros Templários — um argumento que talvez fosse usado para atrair recrutas —, mas além de líderes políticos e religiosos, pessoas comuns também simplesmente desapareceram e tudo remetia a esse grupo sombrio. Lara pede se havia registro do nome Deveraux entre as vítimas, e Camilla confirma que o pastor Charles Devereaux Sr. foi misteriosamente executado no altar da própria igreja.

 
Após a morte do pastor, a igreja foi adquirida e transformada em um museu templário. As garotas invadem o local e investigam a exibição, que dá um destaque para Jacques de Molay, o líder dos templários no século XIV, momentos antes de que o papa ordenasse a execução de todos membros da ordem quando eles passaram a venerar Baphomet ao invés, uma heresia tremenda.
 
Por se tratar de Paris, Lara deduz que a igreja certamente teria acesso a catacumbas subterrâneas. Dito e feito. Lá embaixo, murais retratam a pedra do perigo dourada, da traição, que os templários teriam encontrado durante as Cruzadas. A influência da pedra fez com que a ordem se virasse contra deus, e os templários remanescentes de fato se tornaram A Luz.
 
Lara logo é tomada por uma névoa sombria, mais uma vez assombrada pelo próprio passado. Desta vez, possivelmente pelo contato mais recente com Camilla, relembra a súbita separação quando eram crianças. Winston afirma que assim ocorreu pois Lara havia "roubado" o pai dela, e pouco a pouco o pesadelo passa a tomar forma do próprio funeral, para o qual apenas Zip, de seus poucos amigos, comparece.


É a própria Camilla quem consegue quebrar o transe, com um pedido pela confiança do que já foi uma sólida amizade. Ao contrário de Lara, Camilla havia identificado o gás alucinógeno e bloqueado os sistemas de ventilação a tempo; as aberrações com as quais Lara estava tendo que lidar nada mais eram que cultistas mascarados.

De volta ao mundo real, Lara compartilha tudo que descobriu ali, e logo elas encontram um novo mural fazendo referência ao rei Cyrus, da Babilônia, o provável local onde a pedra do perigo está desde então. Um mural de alvos eliminados pela ordem revela que o pai de Devereaux havia se recusado a vender a igreja, por isso foi morto, mas como o filho cresceu no local, certamente tinha conhecimento de todas essas câmaras subterrâneas. A tumba de Cyrus fica em Pasárgada, no Irã, e Lara deduz que Devereaux precisaria do poder das outras pedras antes para chegar até lá.

Na hora de se despedir, Lara questiona o abandono de Camilla. Conrad mentiu para as duas, cada qual com uma história diferente. Camilla fala que o pai seguiu esse tipo de vida aventureira pois era fraco e queria fugir de seus relacionamentos, afirmando que Lara não deve se culpar pela sua morte pois essa foi a vida que ele escolheu. Ela pede para que Lara não fuja de seus entes queridos, afinal são tesouros que não serão encontrados em uma tumba.


A introdução de Camilla como uma filha de Roth talvez não seja a melhor escolha aqui (poderia muito bem ser qualquer outra pessoa do passado de Lara, sem um vínculo familiar tão próximo), mas é uma personagem muito bacana de forma geral. Vale lembrar que Reyes também precisou criar a filha que teve com ele sozinha, o que efetivamente o torna um homem questionável qualquer.

Outras curiosidades menores:
  • Quando Lara fala de seus empregos anteriores, cita que além de segurança (no bar Nine Bells, como ela disse em TR2013) trabalhou como entregadora de móveis por um tempo.
  • No museu templário dentro da igreja, Lara e Camilla ouvem a uma gravação de uma das exibições, e Zip faz um comentário sarcástico pelo headset assim que a gravação acaba. Exatamente como o museu do rei Arthur em Legend; amo muito tudo isso!
  • A breve aparição de Winston, jovem, no flashback da infância de Lara é curiosa: as poucas linhas de diálogo foram gravadas por Jonathan Roumie, ator que interpreta ninguém menos que Jesus de Nazaré na popular série Os Escolhidos.