Mais um ano chega ao fim e novamente nos encontramos refletindo sobre tudo o
que aconteceu, enquanto tentamos nos preparar para um futuro que parece cada
vez mais incerto. 2023 foi um ano repleto de pequenas doses de
Tomb Raider, na forma de um jogo para smartphones e diversos crossovers, mas novas
aventuras ainda parecem estar distantes no horizonte.
Reloaded foi lançado no início do ano
e, honestamente, está em uma situação complicada — isso pode mudar em breve,
com uma nova equipe de desenvolvimento assumindo o projeto. Eu tento jogar com
frequência, dentro do que o caos do cotidiano permite, e minha leva de
conteúdo está devidamente registrada aqui no blog, dentre os quais destaco
um breve guia de equipamentos e melhorias. Quero acreditar que o jogo ainda tem futuro, apesar de todos os
pesares.
Lara Croft
fez sua estreia oficial no Nintendo Switch
com The Lara Croft Collection,
que eu consumi como se não houvesse amanhã
(resumidamente: eram jogos excelentes quando foram lançados, e continuam sendo
nos dia atuais). Além disso, ela
fez um retorno inesperado para cassinos virtuais, com
Tomb of the Sun, e aquela curiosa adaptação do reboot para arcades pode ser
conferida por aí.
Saindo momentaneamente por uma tangente,
Marvel's Avengers encontrou seu triste fim
no início do ano, e eu me esforcei para encerrar a
trilogia Gex
e, também, uma segunda partida de
Project Eden, décadas após a primeira. E, numa oportunidade digna de alinhamentos
planetários,
conferi o modo de realidade virtual de Rise
e obviamente publiquei tudo aqui no blog.
No decorrer do ano tivemos uma série de crossovers. Enquanto alguns alegam que
isso "desvaloriza a marca", a realidade é outra: isso prova que Lara Croft
mantém sua relevância e detém carisma suficiente para viabilizar tais
colaborações. E a variedade é grande:
limpamos a Mansão Croft em Powerwash Simulator;
recrutamos a aventureira em The Walking Dead: Survivors;
fomos além da cúpula do tombão de Fall Guys;
dominamos o campo de batalha em Call of Duty; e, mais recentemente,
retornamos ao universo de card games com
Magic: The Gathering
— esse último é um par quase que perfeito para o
lançamento do RPG gratuito Lara Croft's Tomb Raiders.
Ao longo desses quase trinta anos da franquia, bastante coisa se perdeu para o
tempo, mas, graças a esforços contínuos da comunidade, conseguimos resgatar
algumas preciosidades. Entre as quais,
novos clipes de gameplay de Apocalypse;
o conjunto de e-cards de Elevation, lançados em 2001 para promover a trilha sonora do primeiro filme;
o conto Down Among the Dead, publicado na Inglaterra em colaboração com o jornal britânico The Times (e que agora pode ser lido em português, cortesia desse humilde blogueiro que vos redige a palavra); e alguns
níveis promocionais japoneses, feitos com o Level Editor, pouquíssimo difundidos.
A comunidade de conquistas para emuladores permanece na ativa, embora cada vez
menos interessante, e esse ano
Adventures of Lara Croft,
The Last Revelation, e
Legend (PS2)
receberam seus conjuntos próprios. E além de todos os crossovers oficiais,
admito que fiquei surpreso
ao ver nossa garota no fangame Super Crazy Jam, e igualmente feliz em
tomar conhecimento de um belo avatar de Angelina Jolie para
Street Fighter 6.
O quê o futuro nos reserva? Pois bem, acima de qualquer coisa,
I-III Remastered chega em pouco mais que um mês, e ainda em 2024 a
série animada The Legend of Lara Croft fará sua estreia no
Netflix. Vimos algumas
storyboards de como o quarto filme poderia ter sido, antes da pandemia comprometer o mundo inteiro, e agora sabemos que a
Amazon está encarregada de uma nova série de TV
(sob tutela da excelente Phoebe Waller-Bridge) e, talvez,
um novo filme. Um novo jogo na série principal continua em desenvolvimento, mas esse ainda
permanece envolto em mistério...
E para encerrar, reafirmando o cunho pessoal do blog, este foi um ano com boas
aquisições para a
minha coleção, e eu consegui, dentro do possível, honrar meu compromisso diário com o
TRLE. Não apenas em número de níveis jogados, mas também nas contribuições com
detonados para o portal trle.net: esse ano, escrevi 25 deles (e fiz questão de
traduzir e adaptar um deles para o blog!).
Overdose de Lara Croft? Todos os dias, sim, por favor.