sábado, 31 de dezembro de 2022

Retrospectiva Raider Daze 2022

Encerramos mais um ano repleto de adversidades em nosso cotidiano e, infelizmente, sem grandes novidades no universo Tomb Raider para ajudar a mitigar essa situação. Pior ainda: vimos a Square Enix se desfazer de nossa franquia, algo que certamente afetou o andar da carruagem, mas quero acreditar que, quando as coisas voltarem aos devidos eixos, teremos uma overdose de Lara Croft.
 
Para os fãs sortudos que residem em Londres (ou podem viajar), a Live Experience abriu as portas no início do ano. A recepção por parte dos fãs é mista, e, honestamente, parece ter caído no esquecimento desde então. Até onde sabemos, os vídeos de Alicia Vikander nunca foram finalizados e agora, que a atriz não está diretamente envolvida com a franquia, acredito que jamais teremos a oportunidade de vê-los...
 
Embora a luz no fim do túnel não esteja visível ainda, tivemos alguns pedacinhos de informação aqui e ali desde que a Embracer Group comprou a franquia. O próximo jogo será desenvolvido com a Unreal Engine 5 e publicado pela Amazon Games. A Embracer citou, vez e outra, que vê potencial a ser explorado em diferentes formas de mídia para as suas novas aquisições (especialmente Legacy of Kain), ao passo que o estúdio Onoma teve operações encerradas numa reformulação estratégica dessa nova divisão denominada CDE Entertainment.
 
Colecionadores não tiveram muitas compras a planejar nesse ano: acredito que apenas as vindouras Mini Epics de Anniversary e o lançamento surpresa de uma nova edição da trilha orquestrada de Cradle of Life. Mesmo a coleção de estatuetas de luxo da série #TR20 ainda está incompleta...

→ Pendências #TR25
 
Era passada a hora de aposentar esse destaque da barra lateral do blog. Como ainda estamos no aguardo de algumas iniciativas citadas durante a celebração dos 25 anos da franquia, pensei que esse poderia ser o espaço ideal para esse registro.

· LCGOL e LCTOO para Nintendo Switch
· DLCs de Underworld para PC
· Trilhas sonoras em plataformas de streaming
· RPG de mesa Lara Croft's Tomb Raiders
· Série animada da Netflix

Não eram parte da celebração, mas não vamos esquecer de Reloaded ou do quarto filme...
 
O blog Raider Daze é uma espécie de autoterapia para mim, então estou sempre em busca de novos conteúdos para desenvolver por aqui, mesmo que não consiga despender o devido tempo para tantos projetos irrisórios paralelos. Vou destacar a tradução (parcial) do conto Down Among the Dead, uma transcrição dos cards da Precedence, e uma checklist completa dos cards da Mars16. Também "maratonei" os três jogos de cassino para que fiquem devidamente registrados aqui.
 
Esse ano consegui agregar itens notáveis à minha coleção; acho que há tempos não havia um ano tão prolífero nessa área. Vale lembrar que quando iniciei o blog, há mais de dez anos, um dos principais objetivos era catalogar a coleção, de uma forma ou outra. Talvez seja o maior orgulho de minha vida, embora represente apenas um mero percentual de outras coleções mundo afora.


Estou batalhando para encontrar motivação para finalizar a trilogia Gex para alimentar o marcador Softografia (outra iniciativa questionável, eu sei), mas joguei Free Running e Marvel's Guardians of the Galaxy, e também mantive Marvel's Avengers instalado em meu disco rígido para conferir os novos heróis acrescentados no decorrer do ano, assim mantendo a pseudoconquista de ter todos os cartões de desafios completos!

Por fim, vou deixar aqui o contador das minhas incursões diárias pelas infindáveis criações de fãs usando o Level Editor. Entre essas aventuras e os constantes mergulhos na ilha de Fortnite, Lara Croft está sempre presente em minha vida. Bem como deveria ser.
 
Treeble @trle.net (2022)
Níveis jogados:
2302 (+299↑)
Níveis disponíveis:
3444 (+73↑)
Progresso:
   66,8%

sábado, 24 de dezembro de 2022

Coleção: Trilhas sonoras, áudio-drama, jogos


Enquanto pessoas normais estão se preparando para ceias e festividades sociais de fim de ano, cá estou eu catalogando e montando uma postagem para as recentes aquisições de minha coleção. E, devo dizer, esta é (mais) uma postagem para lá de especial. De forma geral, foi um ano bom.

Após muitos, muitos, contratempos, finalmente recebi a segunda entrega da Tomb Raider Suite. O estojo metálico vem autografado pelo compositor Nathan McCree, e na hora que fiz minha contribuição à campanha deixei claro que queria a opção de arte "moderna". Em minha opinião, é um bom vínculo ao vigésimo aniversário da franquia, quando o projeto começou a tomar forma. Como um novo envio seria necessário, aproveitei e inclui no pedido uma cópia física das Synth Mixes.

Consegui uma boa negociação no vinil duplo dourado (uma tiragem limitada à apenas 2500 cópias!) de Lara Croft: Tomb Raider, lançado no ano passado quando o filme por si celebrou 20 anos. Reforço que o charme da mídia é inegável. E ainda sobre o filme, encontrei os dois discos do áudio-drama alemão a preço de banana: essencialmente, paguei apenas os custos de envio e importação. Vou digitalizar os encartes para compartilhar por aqui no início do próximo ano.
 
Aos poucos, continuo agregando diferentes versões dos jogos para minha coleção. Nesta remessa, entram Chronicles para Dreamcast e Legend para PlayStation 2. E, por fim, o livreto Old!Gamer traz uma extensiva retrospectiva do primeiro jogo, uma adição válida para qualquer coleção.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Próximo jogo será publicado pela Amazon

A Crystal Dynamics anunciou hoje uma nova parceria para publicação do próximo jogo da série Tomb Raider. Ao invés de usar uma das publishers que também fazem parte do conglomerado Embracer Group, a próxima aventura de Lara Croft será publicada pela Amazon Games.
 
Entre os microdetalhes inseridos no comunicado à imprensa, algumas palavras-chave se destacam. O próximo jogo, que ainda não tem um título oficial, será uma aventura para um jogador com foco em narrativa, e contará com uma heroína confiante e multidimensional em um ambiente que recompensa a exploração. O jogo ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, mas promete ser o maior e mais expansivo título da série.

Scot Amos, líder da Crystal Dynamics, salienta que eles "encontraram uma equipe que compartilha a visão criativa, ambições, e valores para um universo de Lara Croft no espectro de possibilidades." Complementando essa mentalidade, Lars Wingefors, diretor da Embracer, disse que "era uma ambição mútua encontrar um parceiro que compartilhasse a visão criativa e as ambições da Crystal Dynamics para Tomb Raider."

Agora, entrando em um território de especulação pura, e considerando que muito se falou em possibilidades transmidiáticas das franquias adquiridas pela Embracer, suspeito que a Amazon também tenha adquirido os direitos cinematográficos da franquia, embora nada saibamos sobre o assunto desde que perdemos Alicia Vikander...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Transcrição das relíquias de Lara Croft Go

Recentemente, o estúdio Onoma teve suas atividades encerradas. Essa notícia veio poucos dias após o estúdio receber sua nova identidade, agora que havia efetivamente sido incorporada ao conglomerado sueco Embracer Group. Mas, as notícias ruins não pararam por aí: a Onoma anunciou que diversos de seus jogos seriam removidos das lojas para dispositivos móveis Android e iOS.

Arena Battle Champions, Deus Ex Go, Hitman Sniper: The Shadows e Space Invaders: Hidden Heroes já foram removidos das supracitadas lojas, mas a parte curiosa é que a partir de 4 de janeiro sequer serão acessíveis, sem direito a reembolso para usuários que tenham comprado os jogos ou quaisquer microtransações contida neles.

Embora Lara Croft Go não estivesse nessa triste lista, eu aproveitei para iniciar uma nova partida no Android. Foi apenas quando coletei o Atlas do Além que percebi a existência do botão para "compartilhar" no canto inferior da tela. Ao clicar nele, por mera curiosidade, fiquei surpreso que o jogo exportava não apenas uma imagem da relíquia, mas também incluía uma citação sobre o artefato em questão, presumidamente da própria aventureira.

Como fiz para Relic Run e Anniversary em tempos recentes, tratei de usar tal recurso para todas as relíquias e catalogar essas breves citações por aqui. Afinal, conteúdo irrisório já é algo intrínseco ao blog Raider Daze, não é verdade? De qualquer forma, se aquele outro projeto que tenho planejado algum dia sair do papel, desta vez estou ciente de que tenho a opção de usar uma citação real para complementar um possível tesouro...

[ * * * ]

O Crânio Dourado
Os pensamentos fragmentados se tornaram claros, como se formassem uma única mente.
As Serpentes Gêmeas
Duas serpentes enroladas com tanta força que se tornaram uma.
A Aranha Congelada
Seu possuidor ficará eternamente preso em suas teias congelantes.
A Salamandra de Sangue
Implacáveis eram sua beleza e sua mordida.
O Colar dos Sonhos
O brilho chamará a atenção de milhões de olhos e corações.
O Atlas do Além
Rotas antigas são desenhadas na poeira do tempo.
O Besouro Sagrado
A sua carapaça reforçada resiste ao tempo.
Fragmento da Vida
Servos eternamente presos contra a vontade em suas garras imortais.
Olho do Abismo
O olho enxerga o fundo da alma.
Espelho dos Espíritos
Seu reflexo é o de um estranho.