quinta-feira, 9 de abril de 2020

Modo de imersão

9. Shadow of the Tomb Raider tentou implementar um chamado "modo imersivo", no qual os NPCs falavam em seus idiomas nativos. Você experimentou este modo? Gostaria de ver ele de volta em jogos futuros?

Eu testei algumas vezes, mas nunca me comprometi. Ou seja, ativava em uma ou outra sessão, mas desativava pouco tempo depois. Eu acho o conceito muito bom, e adoro a ideia de uma Lara poliglota, mas ouvir conversas se desdobrando em dois idiomas distintos não funcionou para mim.

Tenho certeza que comentei aqui no blog que quero, sim, que essa ideia retorne em jogos futuros como parte da experiência e não como opção, mas de forma mais convincente. Ou seja, elimine a dublagem em inglês em certos casos e faça com que Lara se arrisque a falar naquele idioma. Isso ainda abriria brechas para brincadeiras com o sotaque da garota, que certamente ajudariam a humanizá-la ainda mais. E, por tabela, daria mais substância ao já existente sistema de idiomas, que hoje serve apenas para "decifrar" monólitos.

Falhando isso, o uso de frases esporádicas, como vimos em Legend, seria melhor.