quarta-feira, 8 de abril de 2020

Remasters e remakes

8. Nos últimos anos, temos visto diversos remakes e remasterizações de jogos nostálgicos. Qual jogo da série que você mais gostaria de ver receber um remake? Como você o faria, se estivesse sob sua responsabilidade?

Honestamente, não sinto a necessidade de mais remakes (nota: eu amo Anniversary).

O que eu optaria ao invés seriam ports básicos, com suporte a troféus e conquistas, claro, dos cinco primeiros jogos da série para o PS4 e Xbox One, da mesma forma que a Square Enix fez com Final Fantasy VII alguns anos atrás (antes do remake que, aparentemente, tem agradado a todos). Nesse momento, sinto que é mais importante preservar a acessibilidade aos clássicos acima de qualquer coisa.

Um relançamento assim certamente iria incomodar muita gente, mas nem de perto o tanto que quaisquer mudanças feitas nos jogos causariam (vide o próprio TRA). Não creio que seja possível fazer um remake dos clássicos mantendo a jogabilidade inalterada, e isso influencia diretamente a forma como os ambientes são construídos, o quê, por tabela, significa que ou os jogos são relançados como são — talvez com meros retoques, como aconteceu com as versões para smartphones —, ou são completamente reimaginados, de forma similar ao TRA ou ao remake demo de Nicobass.

Eu ainda jogo os clássicos com frequência no computador, então mesmo isso eu dispensaria nos dias de hoje, mas esses jogos não são à prova do futuro, então novamente dependeremos da comunidade para desenvolver soluções compatíveis com os novos sistemas operacionais, cedo ou tarde.