domingo, 1 de fevereiro de 2026

Um pouco sobre o Tomb Raider da Virtuos

Eu nunca trouxe ao blog nada sobre este projeto em particular pois, francamente, nada se sabia sobre ele. Ainda hoje é uma incógnita em muitos quesitos e sua própria existência pode (e deve) ser questionada, mas, com o recente anúncio de Legacy of Atlantis, acho válido manter um registro das poucas informações dispersas na internet — e me parece um bom argumento para um artigo especial para o trigésimo aniversário da franquia.
 
Comecemos pelos fatos. 
 
Em setembro de 2021, ocorreu um vazamento por parte da nVidia sobre uma variedade de jogos que seriam disponibilizados através do serviço de streaming GeForce Now, mas que, até aquele momento, não haviam sido anunciados formalmente. A saber, muitos dos títulos listados naquela relação foram posteriormente confirmados e deixaram de ser meros rumores. Não foi o caso do título que despertava a curiosidade de nossa bolha em particular: Tomb Raider: 25th Anniversary.
 
Um registro com esse mesmo nome existiu, brevemente, no site de imprensa da Square Enix, mas não indicava qualquer plataforma e logo depois foi editado para servir como um agregador de anúncios e respectivos arquivos de mídia para a campanha de aniversário #TR25.
 
Pois bem, agora entramos no território de rumores e de especulação.
 
De acordo com informações obtidas pelo fansite chinês gmly.info (compartilhadas pelo fansite World of Tomb Raider), após o lançamento de Shadow, a Crystal Dynamics sabia que o próximo jogo da série (que hoje conhecemos como Catalyst) precisaria mais tempo para sair do papel — eles estavam ativamente desenvolvendo Marvel's Avengers na época —, então, em 2019, pensaram em oferecer aos fãs um projeto de escopo menor para tornar essa longa espera mais tolerável.
 
Entra em cena a Virtuos Shanghai, um dos estúdios externos parceiros da Crystal Dynamics, com a ideia de "modernizar" o remake Anniversary, de 2007, para ser lançado em 2021 como parte das celebrações de 25 anos da franquia. Começou como uma simples remasterização, fazendo com que o jogo rodasse nativamente no Xbox One, mas logo perceberam que seria necessário ir além.

Supostamente, a ideia seria fazer uma fusão da engine de TRA com a de Rise para criar uma "remasterização aprimorada", incorporando, assim, elementos de gameplay da trilogia Survivor. Por bem ou por mal, eles descobriram que as engines não eram compativeis entre si e o projeto foi abandonado, sendo efetivamente cancelado pela Square Enix pouco depois. Vale relembrar que a Square sempre tinha metas de venda surreais para esses jogos, então me parece plausível que eles não tenham visto um potencial retorno de investimento em remasterizar o jogo que, de acordo com os dados antigos que sempre eram citados, teve o menor número registrado de vendas até 2008.
 
Com a potencial existência deste remaster em mente, é fácil especular que, talvez, as artes celebratórias de Atlantean Scion e de TRA eram, na verdade, explorações conceituais para essa nova versão do clássico de 1996. Da mesma forma, o final original de Shadow poderia muito bem estar ligado a esse projeto, e, portanto, julgaram necessário remover a referência por precaução.

Em abril passado, tivemos o desdobramento mais recente dessa suposta empreitada da Virtuos: um vazamento de imagens, retratando modelos de um protótipo inicial do jogo, compartilhadas no portal archive.org e que foram removidas dias mais tarde. Mas a internet não esquece... 
 
Mal imaginávamos na época que a Square pretendia se desfazer de toda sua divisão ocidental, mas essa talvez tenha sido uma benção disfarçada: não apenas recebemos os excelentes I-III Remastered e IV-VI Remastered desde então, mas LOA está a caminho e, mesmo com o pouco de informações que temos até o momento, é fácil determinar que é a melhor das alternativas.
 
O que parecia um turbulento e incerto fim para nós, hoje, se prova justamente o contrário. Dedos cruzados para que LOA e Catalyst atinjam as projeções da Embracer e da Amazon Game Studios para que ainda tenhamos muitas outras aventuras ao lado de Lara Croft! (E, claro, continuarei torcendo pelo igualmente necessário L-A-U Remastered...)