sábado, 31 de agosto de 2024

Pacotes de dublagem de Lara Croft em Naraka


Dentre os itens cosméticos disponíveis no crossover entre Tomb Raider e Naraka: Bladepoint, talvez estes dois pacotes de dublagem mereçam um destaque adicional, além de ainda contar com uma curiosidade um tanto quanto peculiar.
 
As atrizes que dublam Matari, personagem que recebe o traje de nossa aventureira, gravaram um novo conjunto de falas com uma entonação diferente. Sinto que poderiam ter aproveitado para inserir algumas referências aqui e ali, mas de oportunidades perdidas que a vida é feita...
 
Para fins de registro, gravei todas as falas nos dois idiomas disponíveis. A compilação destacada no topo desta postagem é da versão em inglês, interpretada pela atriz Xanthe Huynh
 
Já na versão em chinês (em tempo: Naraka é desenvolvido por um estúdio chinês), que você pode conferir abaixo, o papel é da atriz Yang Menglu. Numa curiosa coincidência, ou apenas em mais uma das misteriosas manobras do destino, Yang já havia dublado Lara Croft nas localizações chinesas de Rise e de Shadow!
 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Recompensas da maratona Conqueror, pt.1

Desafio: A Survivor is Born | Etapa: 1/3 | Distância: 235km
Data de início: 18 de julho | Data de término: 30 de agosto | Total: 43 dias
 
Finalmente, terminei o primeiro dos três desafios virtuais de Tomb Raider hospedados pela iniciativa The Conqueror Challenges. Como eu havia dito anteriormente, não sou grande fã de atividade física e, combinado com a eterna falta de tempo, foi um processo moroso.

Tentei manter uma média diária de 5km, iniciando caminhadas no intervalo de almoço da jornada de trabalho e passeios mais extensos no final de semana, cada passo sendo monitorado pelo Google Fit. O fator social (agorafobia) dificultou bastante as coisas, mas sinto-me orgulhoso de ter cumprido essa primeira meta tão somente por motivos de Croft. Emagreci 2kg no processo; embora tenha monitorado meu peso por curiosidade, não complementei essa maratona com dietas ou hábitos saudáveis.
 
São desafios de distância, e não de performance ou de tempo, mas diria que o termo "desafio" é mais do que correto. Suspeito que uma bicicleta teria agilizado esse processo de forma significativa, mas de qualquer forma parabenizo a todos os participantes que percorreram a distância sozinhos e de forma legítima. Entendo que essa seja a ideia por trás da iniciativa, afinal.

Para fins de arquivo, abaixo compartilho parte das recompensas que são destravadas à medida que você avança. Todo o conteúdo do aplicativo está disponível apenas em inglês, mas apenas os mitos locais me pareceram justificar uma tradução. Nessa primeira etapa, o material é oriundo de TR2013.
 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Traje de Lara Croft está disponível em Naraka

O evento crossover entre Tomb Raider e Naraka: Bladepoint teve início nesta madrugada.
 
Como já era esperado, o traje exclusivo para a personagem Matari é uma microtransação, e uma um tanto quanto salgada: o combo básico, composto pelo traje, trança, skin para arco e pacote de dublagem (em chinês, apenas), está sendo vendido por 3000 moedas de ouro — separadamente, esses itens custam até 4700 moedas. Em tempo: um pacote de 3240 moedas de ouro custa BRL 134.

Existem outros itens para além do pacote inicial, alguns vinculados à microtransações adicionais, e outros que podem ser obtidas através do evento limitado "Truth and Myth" — você recebe até 100 marcadores de Percepção a cada partida (com um limite diário de 300), que são convertidos em pontos de Conhecimento para destravar um baú especial. Por fim, um emote exclusivo está vinculado à Twitch, sendo necessário assistir a 8 horas de transmissões para destravá-lo.

É um evento simples, mas bacana, e que ficará disponível até 23 de setembro. No decorrer da primeira semana de setembro espero deslanchar algumas postagens sobre este crossover, mas algumas das coisas que eu penso em fazer já estão circulando por aí. As vantagens de não precisar trabalhar num emprego de turno integral fora de casa, suponho...

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Sim, um novo jogo de Tomb Raider existirá

Permita-me iniciar com a versão resumida: a notícia é que (ainda) não há notícias.
 
A última vez que a Crystal Dynamics se pronunciou sobre o próximo jogo de Tomb Raider foi em 2022, quando anunciaram a parceria para publicar o jogo através da Amazon Games, poucos meses após anunciarem que estavam migrando para a Unreal Engine 5. Antes disso, durante as celebrações dos 25 anos da franquia, Will Kerslake comentou que trabalhavam em uma forma de combinar as diferentes continuidades mas que não deveríamos esperar um jogo no então futuro imediato.
 
De lá para cá, a Square Enix se desfez de sua divisão ocidental e muito ouvimos Lars Wingefors, CEO da Embracer, falando sobre o enorme potencial de suas recentes aquisições. Hoje, é o chefe da Amazon Games, Christoph Hartmann, quem fala brevemente sobre o próximo jogo e isso está sendo propagado por muitos sites — justamente pela falta de notícias concretas.

Hartmann diz que a Crystal aparentemente está protegida de tudo que tem acontecido à Embracer, pois "nunca impactou nos recursos, nunca levou a mudanças no gerenciamento, então eles estão bem. [Estão] fazendo um novo Tomb Raider, o padrão está tão alto. Quanto mais tempo se passa, maiores são as expectativas, então é uma tarefa gigantesca, mas as coisas estão avançando. Existem algumas ideias ótimas. Obviamente não posso compartilhar nada mesmo que quisesse, mas as coisas estão indo bem."

Ou seja, continuamos sem saber nada.

[Postagem escrita em 23/08/2024.]

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Novos detalhes do crossover com Naraka

 
O trailer divulgado para o crossover entre Tomb Raider e Naraka: Bladepoint durante a Gamescom aparentemente era um breve aperitivo: agora, com a versão estendida, temos um contexto maior (a icônica frase de Cradle of Life dá lugar para uma cena que parece ter saído diretamente de Rise) e um "momento Advent Children" para nossa aventureira, que é erguida e arremessada aos céus por Matari.

Além disso, também temos uma ideia dos itens que nos aguardam a partir de 28 de agosto: o traje impecável virá acompanhado de cosméticos extras, como uma nova opção de cabelo e de skins para o arco e para as espadas duplas, além de emotes e um avatar. Alguns estão atrelados a um evento, enquanto que os demais devem ser disponibilizados através de microtransações. Tudo por tempo limitado, a julgar pelo histórico de crossovers que Naraka já hospedou.
 
De qualquer forma, farei uma listagem de todos os itens como de costume assim que possível, mas admito que o que mais me intriga neste momento é o pacote de dublagem com linhas de diálogos retrabalhadas para a personagem — algo que espero trazer ao blog muito em breve, também.

[Postagem escrita em 23/08/2024.]

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Trailer para traje de Lara Croft em Naraka

 
Hoje ocorreu a apresentação de abertura da Gamescom, e embora ainda não tenhamos quaisquer tipo de notícias sobre o próximo jogo da franquia Tomb Raider, nossa aventureira fez uma breve aparição através do trailer dedicado ao crossover com Naraka: Bladepoint.

O trailer faz bom uso de uma das frases mais icônicas de Cradle of Life. O traje, exclusivo para personagem Matari, será disponibilizado a partir do dia 28 deste mês, mas não temos maiores informações neste momento.
 
Eu estou bem investido no jogo, com quase 100 horas contabilizadas desde que o crossover foi revelado há cerca de um mês, então já tenho algumas ideias de conteúdo para desenvolver para a ocasião.

Dark Horse abre pré-vendas de segunda figura

A Dark Horse Direct parece que vai, de fato, acatar a meu desejo, mas aparentemente numa rapidez muito além do que nossas carteiras serão capazes de lidar. Após o anúncio da figura baseada na era clássica (com lançamento esperado para o primeiro trimestre de 2025), agora temos a revelação da segunda estatueta de PVC cujo visual remete à Lara que temos visto nos crossovers e, também, na findada Live Experience.
 
Curiosamente, essa figura não conta com um subtítulo, e por conta da pose mais digna de uma aventureira, esse monumento mede cerca de 24cm. Como já sabíamos através da exibição na recente SDCC, a figura não conta com articulações mas possui um braço extra intercambiável portando uma picareta.

Essa peça também está listada pelo preço inicial de USD 90 e tem lançamento previsto para ano que vem, entre os meses de fevereiro e abril. Devidamente adicionada à lista de desejos.
 
[Postagem escrita em 23/08/2024.]

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Novo teaser trailer de Legend of Lara Croft

 
A Netflix divulgou um novo teaser trailer para The Legend of Lara Croft, série animada de Tomb Raider exclusiva do serviço que tem estreia marcada para 10 de outubro. O teaser, repleto de cenas de ação e novos personagens ainda não nomeados, apresenta um constante questionamento: "quem é você?"
 
Ainda não temos ideia de como a chamada "unificação" funcionará na prática, mas, desde que a série foi anunciada, sempre ouvimos falar que aqui veríamos os primeiros passos para combinar as diferentes linhas temporais da série, tomando a trilogia Survivor como ponto de partida.

Pois bem, em pouco mais que um mês, saberemos.
 
[Postagem escrita em 20/08/2024.]

domingo, 18 de agosto de 2024

Itens de Tomb Raider em Dead by Daylight

O crossover de Tomb Raider e Dead by Daylight traz uma quantidade notável de itens cosméticos, e, pelo que entendo, existe a possibilidade de que novos itens tematizados ainda sejam adicionados no futuro.
 
Como citei no mês passado, não é um estilo de jogo que me apetece mas pude recorrer à ajuda de meu sobrinho para conferir o conteúdo, mas infelizmente foi uma sessão tão superficial que não me sinto a vontade para tentar entrar em detalhes sobre o crossover ou sobre o jogo em si.
 
Transcrevendo informações das capturas de tela que fizemos no dia, e verificando elas com dados e imagens obtidos através de outros sites da internet (nominalmente, a Official Dead by Daylight Wiki), acredito que a listagem que montei abaixo compreende todos os itens atualmente disponíveis.

Quero acreditar que seremos informados através das redes sociais caso novas adições sejam feitas, mas farei o possível para manter essa lista atualizada e completa. No caso de Resident Evil, sei que os personagens posteriormente receberam um suéter natalino cafona — e admito que quero muito, muito ver um para Lara Croft.

Lara Croft
Costume (Head)
DLC Tomb Raider
Dark Tank Top
Costume (Torso)
DLC Tomb Raider
Hiking Boots
Costume (Legs)
DLC Tomb Raider

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

#LaraCroftForSmashBros até que se torne real

Sim, cá estou novamente com aquele assunto que os fãs parecem não se importar (mas deveriam). 
 
Essa postagem serve como uma espécie de arquivo. O extremismo que pouco a pouco se apossou do Twitter está pesado demais para minha sanidade, então decidi que era hora de recolher o pouco conteúdo que eu tinha criado e compartilhado através de minha conta em nome da fracassada campanha #LaraCroftForSmashBros para poder sumir daquele lugar.

Além do meu conteúdo próprio (as montagens que ilustram esta postagem, bem como alguns poucos argumentos), também vou listar alguns outros materiais suplementados por outros usuários da plataforma e trechos relevantes extraídos de sites especializados.
 
A principal mudança entre 2018, quando Super Smash Bros. Ultimate foi lançado, e a data presente é a formidável quantidade de crossovers nos quais vimos nossa Tomb Raider desde então. Não sabemos quando um novo Smash Bros. será lançado, mas piamente espero que ela não seja esnobada novamente pelas partes envolvidas.

Outro fator que poderia ter uma relevância favorável é que recentemente tivemos The Lara Croft Collection e Tomb Raider I-III Remastered para o Switch, o que eleva ainda mais o seu número de aparições em plataformas Nintendo. E vou novamente citar que, em 2006 e 2007, artes e ensaios fotográficos com a modelo Karima Adebibe foram feitos exclusivamente para promover as versões Nintendo de Legend e Anniversary. Até mesmo um trailer em live action (secretamente protagonizado por Alison Carroll) foi veiculado no auge do reinado do Wii.

Lara Croft e Nintendo: a definição de uma parceria unilateral.

Como cada personagem possui oito variações de cor disponíveis no jogo, isso permitiria inserir referências a muitos dos diferentes jogos da franquia — se coubesse a mim, as cores 1 a 6 seriam do traje neoclássico, enquanto que cores 7 e 8 incorporariam o traje de TR2013. Dessa forma, teríamos não apenas um mas possivelmente dois belíssimos amiibo de nossa aventureira.

Eu até hoje não entendo como não tivemos um evento de Spirit Battles, como inúmeras outras franquias receberam ao longo da vida útil de SSBU. Muitas das batalhas ali presentes são bastante criativas, usando personagens e itens já existentes no jogo para fazer referência ou homenagem ao "espírito" em questão. Um usuário do Twitter compartilhou um modelo para criação de Spirit Battles imaginárias e, naturalmente, ninguém lembrou de Lara Croft. Eu decidi fazer uma por mim mesmo:

Existem mais de 1500 espíritos no jogo, e nenhum deles é de Lara Croft.

Minha ideia original era fazer quatro batalhas diferentes representando as diferentes eras da aventureira, mas infelizmente minha criatividade não deu conta do recado. O conceito por trás da única que fiz é bastante simples: Wii Fit Trainer, usando seu traje verde, portando uma Ray Gun, acopmanhada de três versões mini de Wolf, num iceberg — foi o cenário mais perto que encontrei para representar as montanhas cobertas por neve na abertura de Atlantean Scion
 
Aqui, uma breve relação de conteúdos criados e compartilhados por outros fãs que compartilhavam com o sonho de ver Lara Croft no elenco de personagens jogáveis de SSBU:
 
A seguir, compartilho traduções de trechos específicos de uma série de artigos publicados por diferentes sites que citavam Lara Croft como uma alternativa mais do que válida para juntar-se ao elenco de lutadores do jogo. Ela nem sempre era o foco dos artigos, mas busco conforto em saber que plataformas com uma audiência maior ao menos tentaram dar o devido destaque a ela.

Em 2015, pouco após o lançamento de Super Smash Bros. for Wii U, o portal Source Gaming já enunciava que "se Smash Bros. deseja tornar-se uma lista compreensiva de personagens icônicos, então Lara é quase que uma necessidade. Ela está entre os personagens mais reconhecíveis da quinta geração dos consoles e, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, sua série continua no topo de vendas e de crítica. Lara também é importante pois é uma das maiores, se não a maior, protagonistas femininas."

Anos mais tarde, SSBU recebeu 11 personagens adicionais através de DLC no decorrer de dois anos, e, como falei no passado, cada novo anúncio era uma verdadeira montanha-russa de expectativas. O portal Dexerto citou que Lara tinha "história o suficiente para ser digna de um espaço no elenco," e, posteriormente, destacou que "a Nintendo não adicionou nenhuma personagem feminina como DLC, e, com o envolvimento da Square Enix, faria sentido ver uma das mulheres mais icônicas dos games aparecer em Smash."

"Em se tratando de personagens femininas e icônicas, poucas são tão memoráveis como Lara Croft. Considerando que a Square Enix já tem Cloud Strife no jogo, é evidente que a Nintendo está mais do que disposta a trabalhar em conjunto com os desenvolvedores de Final Fantasy." Obviamente, na época sequer tínhamos ideia dos reais planos que a Square Enix tinha para sua divisão ocidental, mas eles acertaram nessa previsão já que posteriormente tivemos Hero, Sephiroth, e Sora...
 
Usando elementos de Reflections, criei essa fantasiosa imagem imitando o layout do site oficial.

O portal Inverse também usou a gigante japonesa como referência, alegando que "como um personagem da Square Enix ainda é uma possibilidade, isso pode significar que Lara Croft poderia chegar até o jogo. Fãs de Smash Bros. têm pedido por sua inclusão há bastante tempo."

O site Event Hubs, especializado em jogos de luta, realçou a falta de personagens femininas entre as adições via DLC, listando que as "possibilidades incluem Lara Croft, KOS-MOS, Shantae, e Dixie Kong." Nenhuma dessas sugestões entrou no páreo, mas, apesar de nosso óbvio e descarado viés, um desses nomes parece ter um destaque muito maior que os demais...
 
De acordo com o portal AIPT, "a representação feminina é forte em Smash, mas uma omissão gritante permanece: Lara Croft. Quando levamos em consideração os personagens mais icônicos dos games, Lara Croft merece ser lembrada. Suas proezas saíram dos jogos e se tornaram parte da cultura popular. Tudo que falta a ela agora é juntar-se aos seus equivalentes em Smash Bros."

Eu imagino que justamente a questão da cultura popular tenha pesado contra nossa garota. Como o portal The Gamer relembrou, a forma que a Eidos conduziu as campanhas de marketing nos anos 1990 era derrogatória, mas Lara "ainda é uma das personagens femininas mais reconhecíveis e icônicas da indústria. Dê-lhe armas, técnicas de artes marciais, agilidade, acrobacias, e até mesmo um gancho. O seu estilo de luta se forma praticamente sozinho. Honestamente, por que a srta. Croft ainda não está em Smash?"
 
Uma montagem simples colocando a carta que Lara deveria ter recebido no final de Shadow...
 
Uma maior representatividade feminina também foi solicitada pela Prima Games, dizendo que SSBU "há tempos deveria receber mais mulheres como DLC, e não há escolha melhor para isso do que Lara Croft. Mesmo que ela seja predominantemente associada ao PlayStation, Cloud também o é. Lara é uma personagem importante na história da mídia." 

Quando o portal Nintendo Life montou sua própria listagem, combinada a uma enquete para seus leitores (pelo voto popular, a escolha para o último DLC teria sido Waluigi), eles se basearam em relações de prós e contras. No nosso caso, "prós: personagem icônica com raízes no PlayStation; eficiente com uma variedade de armas; aumentaria o número de personagens femininas. Contras: qual Lara realmente gostaríamos de ver?" Chega a ser cômico pensar que esse tenha sido o principal ponto negativo que eles encontraram.

Pesquisas realizadas na internet sempre são controversas e amplamente questionadas pela comunidade gamer quando o resultado difere de suas próprias opiniões, mas uma pesquisa focada na geração dos millennials colocou Lara Croft entre os dez personagens mais reconhecíveis dos games. A desgostosa realidade aqui é que ela é literalmente a única que, misteriosamente, não é jogável em SSBU...

Lara Croft, você sempre será famosa.
 
Seguindo essa linha de raciocínio, o Shack News validou sua inclusão, "observando SSBU como uma cápsula do tempo, um elenco de personagens mais reconhecíveis na história dos games está incompleto sem Lara Croft. Seu espaço nos jogos é inegável. Ela transcendeu os games e se transformou em um enorme fenômeno da cultura popular. É um nome famoso e tem sido há muito mais tempo do que alguém como Master Chief."

Enquanto o próximo Smash Bros. não é anunciado, podemos apenas imaginar a direção que o jogo tomará e se continuaremos a ver essa constante adição de novos universos ao jogo. A IGN reafirma que nossa garota "fez muito pela representação de mulheres nos games. Não apenas isso, mas a série foi uma das franquias pioneiras na introdução da era dos jogos 3D. Armada com pistolas gêmeas e proezas acrobáticas, Lara Croft poderia ser uma lutadora formidável," e disso nunca tivemos dúvida. Como bem sabemos, são quase trinta anos de história para construir uma personagem com estilo de luta único e que honre tamanho legado. Só falta eles aceitarem isso.
 
#LaraCroftForSmashBros

domingo, 11 de agosto de 2024

Screenshots de Beyond the Basics: Egypt

 
Como de costume, eis aqui minha galeria de capturas dedicadas a dar um pouco de destaque aos fantásticos níveis de Beyond the Basics: Egypt. Os 16 níveis são gigantescos, engenhosos, e repletos de surpresas — isso sem falar no aspecto visual, que é um verdadeiro e constante deleite. Apesar de todos os níveis estarem limitados aos mesmos conjuntos de recursos, eles são amplamente diferentes entre si e cada um oferece uma experiência global única.

Minha única crítica fica por conta da duração de alguns dos níveis, que exageram no fator épico. O mais longo de todos me tomou quase 5 horas de jogo para ser concluído; ou seja, o pouco tempo livre que a vida adulta nos permite foi praticamente sugado por inteiro, por isso acabei demorando um pouco mais do que eu esperava para concluir essa jornada. Ao todo, precisei de cerca de 32 horas de jogo para concluir todos os níveis, dispersas em jogatinas diárias ao longo de pouco mais que um mês.

Isso sem contar com outro fator não contabilizado nesse montante: escrevi seis dos guias em inglês disponíveis no portal trle.net, ou seja, repeti estes uma segunda vez para registrar em texto todos os passos. E, além das capturas abaixo, ainda recorri a um pouco de edição de scripts para gravar a tela-título limpa acima (tal qual a que eu havia feito para Back to Basics: Tibet), mas os engasgos são indícios óbvios de que meu computador está com seus dias contados... 
 
Sem mais delongas, contemple. (Atenção: são quase 200 imagens!)

[ * * * ]

Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time
Goddess of Time